Bienal de Design em Curitiba destaca a sustentabilidade

 

O tema da sustentabilidade, que vem tomando conta do planeta nos últimos anos, é um dos principais enfoques da Bienal Brasileira de Design 2010, inaugurada ontem em Curitiba. "Essa é a grande questão dos nossos dias e queremos que a Bienal seja caixa de ressonância para apontar algum caminho", disse a curadora-geral Adélia Borges.

Além da mostra, seminários, fóruns e ações educativas serão desenvolvidos até 31 de outubro. E não faltarão produtos para serem vistos pelas 250 mil pessoas esperadas. A inovação começa pela realização de nove exposições espalhadas por locais diferentes da cidade. "A ideia é que nós cheguemos às pessoas e não elas a nós", justifica Adélia. "Procuramos espaços em que as pessoas circulam normalmente." Cartazes que tentam responder à pergunta "Sustentabilidade: e eu com isso?" são vistos no Parque Barigui e no Jardim Botânico.

O Museu Oscar Niemeyer abriga produtos ligados às artes; a Universidade Positivo abre as portas para discussões; e o arquiteto Jaime Lerner apresenta a trajetória como urbanista, em exposição no Memorial de Curitiba.

Mas a principal mostra, que leva o nome do tema da bienal, Design, Inovação e Sustentabilidade, fica no pavilhão de exposições do Centro Integrado dos Empresários e dos Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep). São 250 produtos, escolhidos entre cerca de 800 que se inscreveram. "Não se trata apenas de material reciclável, mas há um olhar transversal que une o objeto a algumas ideias", destacou a curadora. "O material usado, o processo pelo qual é feito e a atitude que gera foram analisados no processo de seleção."

O visitante passeará por 12 núcleos temáticos que, às vezes, se interligam. São produtos nem sempre inéditos, mas que tentam despertar nos criadores e no visitante o respeito pelo meio ambiente. Menos é o título do primeiro. Ali estão objetos que utilizam normalmente apenas uma matéria-prima, com processo industrial simples e geram menos sobras. Há outros que podem ser dobrados e compactados quando não estão em uso, ocupando espaço reduzido.

Dize-me de Onde Vens é a proposta do segundo núcleo, onde estão objetos que carregam selos com certificados de origem. Na continuidade, o visitante é convidado a entrar no espaço Para uma Vida Melhor, projetado para produtos que contribuam na melhoria do convívio social, da saúde e segurança. Originalidade é o quarto núcleo. Podem ser vistos, por exemplo, cestos feitos de bagaço de cana ou de amido de batata, além de sofás com espumas de fibra de soja. Sacos plásticos transformados em poltronas, resíduos de porcelanas ou embalagens, como enfeites, ganharam o espaço A Que Será Que se Destina.

No Prata de Casa estão produtos que valorizam a biodiversidade brasileira por serem fabricados com algodão orgânico, fibras vegetais, capins coloridos e muito bambu. Vitrine apresenta objetos que apelam diretamente ao espírito preservacionista com frases, formatos ou desenhos. Ao lado, Novas/Velhas Atitudes tenta mostrar que "o povo brasileiro é ecológico antes de a palavra ir para o dicionário". Pisos que não impermeabilizam o solo estão expostos nesse núcleo. Gota a Gota expõe produtos que permitem economia no uso de água, enquanto Liga-Desliga faz o mesmo em relação à energia elétrica. Por fim, Pertencimento procura valorizar as raízes do povo brasileiro. Releituras de sandálias de sertanejos, colchas de retalhos renascendo como enfeites, azulejos lembrando ícones da cinquentenária Brasília fazem parte da mostra. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Bienal Brasileira de Design 2010 - Curitiba. De 14 de setembro a 31 de outubro. De terça a domingo, das 13 horas às 20h30, exceto às quartas-feiras das 9 horas às 20h30. Cietep - Rua Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico. Entrada gratuita.

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.