Período eleitoral conta com reforço no combate a notícias falsas

Iniciativas de jornalistas, empresas de comunicação, organizações sem fins lucrativos e poder público auxiliam a população a averiguar notícias das eleições

pilha de jornais
Organizações se dedicam a combater as notícias falas - "Fake News" (Foto: Divulgação)

Com o início da propaganda eleitoral das eleições de 2018, na última quinta-feira (16/8), aumenta também o volume de informações, fatos e boatos circulando na web e redes sociais. Preocupados com a força das notícias falsas, as chamadas fake news, diversas organizações dedicam-se ao combate dessa prática neste ano.

Um exemplo é o recém-lançado projeto ComProva, que reúne jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação do país para checar informações durante o período eleitoral e recebe questões por Whatsapp. O poder público também se mobilizou – a Polícia Federal e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, por exemplo, montaram equipes exclusivas para investigar e combater notícias falsas.

O fenômeno das notícias falsas não é novo, mas foi potencializado com a popularização da internet. É o que explica o professor Guilherme Carvalho, coordenador do curso de Jornalismo do Centro Universitário Internacional Uninter. “A notícia falsa existe desde que o jornalismo foi criado. Porém, o processo de comunicação de massa não é mais um monopólio dos grandes meios de comunicação, já que o cidadão comum também consegue transmitir conteúdos”, ilustra.

Durante a corrida eleitoral que elegeu Donald Trump nos Estados Unidos, em 2016, por exemplo, houve um “boom” de notícias falsas. Uma pesquisa conduzida pelo Pew Research Center no período pré-eleitoral norte-americano apontou que 64% dos adultos dos Estados Unidos acreditavam que as notícias falsas estavam deixando a população confusa a respeito de fatos básicos.

Sem boatos

No combate às notícias falsas, Carvalho afirma que a responsabilidade maior é dos jornalistas, que devem prezar pela qualidade do próprio trabalho, mas outras entidades são responsáveis – empresas midiáticas, poder público e organizações da sociedade civil. “Tem que ser feito um trabalho conjunto”, defende.

Para diferenciar uma notícia falsa da verdadeira, o professor sugere que os leitores busquem qual é a fonte da informação, comparem a mesma notícia em vários sites ou veículos jornalísticos e se questionem: quem está disseminando essa informação e com qual interesse? “O brasileiro, infelizmente, não é educado para pensar a mídia. É um processo de aprendizagem”, pontua.

A população também pode acessar sites confiáveis de checagem de fatos, como o ComProva, sugere Carvalho. Conheça outras iniciativas abaixo:

Aos Fatos

Site de checagem de fatos existente desde 2015, atua fortemente em questões de interesse público. Destaca-se pelo lançamento da Fátima, “bot” (robô) que vasculha a rede social Twitter em busca de notícias falsas e alerta os usuários que as compartilharam.

Agência Lupa

É a primeira agência dedicada exclusivamente à checagem de fatos no Brasil, derivada da Revista Piauí. Acompanha o noticiário diário de diversas áreas e publica os resultados de checagem em seu site, além de vendê-los para outros veículos de comunicação.

Projeto Truco

Pertencente à Agência Pública, iniciou o trabalho em 2014, checando as falas dos candidatos à presidência no 1º e 2º turno. Desde então, o projeto ampliou para a ampla checagem de fatos de interesse público.

Boatos.org

Criado em junho de 2013, o site reúne jornalistas que investigam a veracidade de diversos tipos de histórias, boatos, rumores e informações compartilhadas na internet. É liderado pelo jornalista Edgard Matsuki.

Fato ou Fake

Serviço recém-lançado pelo portal de notícias G1, conta com o time de jornalistas da Rede Globo para a checagem de fatos.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).  Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 200 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de 700 polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém quatro campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.

Última atualização em Seg, 20 de Agosto de 2018 15:26
 

Mariana Junqueira investe em bolos e doces para o mundo corporativo

WhatsApp Image 2018 08 14 at 11.03.25Designer desenvolve produtos exclusivos para atender aos paladares
mais exigentes (Foto: Divulgaçaõ)

 

 

 

Referência na confeitaria entre celebridades, a Cake Designer Mariana Junqueira amplia os horizontes e desenvolve doces exclusivos para eventos corporativos.

 

A advogada, que descobriu na confeitaria a realização pessoal e profissional investe constantemente em pesquisas e especializações para apresentar aos clientes sugestões inovadoras que atendam os paladares mais exigentes. Em 2018, os sinetes fazem sucesso e são tendência.

 

“Oferecer doces gourmet com a logomarca em eventos do universo corporativo é uma maneira de reforçar a lembrança da empresa entre os presentes e também cativar o público que recebe como mimo uma caixa de bombons exclusivos, por exemplo”, explica Mariana.

 

O Ateliê, localizado na Vila Olímpia, em São Paulo, conta com aproximadamente dez funcionários que diariamente produzem bolos e doces artesanais decorados em mais de 30 opções de sabores e combinações personalizados.

 

O trabalho desenvolvido por Mariana Junqueira atende a um público bastante seleto e exigente de empresários, personalidades, formadores de opinião, entre outros, diferenciado pela qualidade, sabor e criatividade sempre surpreendentes.

 

Sobre Mariana Junqueira

Mariana Junqueira nasceu na cidade de Barretos, Estado de SP, estudou direito e, apesar de ter sido aprovada na OAB/SP, nunca pretendeu exercer a advocacia. Depois de uma temporada em Londres, onde descobriu e aprimorou o seu verdadeiro talento – a confeitaria. A partir de eventos entre amigos, em que Mariana elaborava doces e bolos temáticos, a Cake Designer investiu na montagem de uma cozinha industrial e um escritório para receber os clientes – com isso surgiu o “Ateliê Mariana Junqueira”, localizado na Vila Olímpia, em São Paulo. O Ateliê atende apenas pedidos sob encomenda para a criação de doces gourmet e bolos decorados em pasta americana para festas, casamentos e eventos corporativos.

 

Ateliê Mariana Junqueira

R. Alvorada, 318 - Vila Olímpia, São Paulo

Tel: (11) 3044-6274

Facebook: @marianafjunqueira

Instagram: @marianafrancojunqueira

Última atualização em Sex, 17 de Agosto de 2018 20:00
 

"FERRUGEM" no Festival de San Sebastian

tK80xZ8Y
"Ferrugem" estreia em 30 de agosto nos cinemas (Foto: Divulgação)

 

 

 
"Ferrugem" será exibido no San Sebastian International Film Festival que acontece em Setembro na Espanha. O longa de Aly Muritiba está na programação da mostra competitiva Horizontes Latinos ao lado de outras grandes produções. 
No Brasil o longa será exibido pela primeira dia 21 de agosto, dentro da programação do Festival de Gramado e estreia comercialmente dia 30 de agosto pela Olhar Distribuição. 
"Ferrugem" fez sua premire mundial durante o Festival de Sundance em janeiro de 2018 e já foi exibido em diversos festivais ao redor do mundo como o 20th Taipei Film Festival (Taiwan), o 20th SEOUL International Women's Film Festival (Coreia do Sul), o 48th Edition of the Giffoni Film Festival (Itália), "Ferrugem" será exibido pela primeira vez no Brasil. O longa foi selecionado para a mostra competitiva do 46º Festival de Cinema de Gramado e estreia no circuito comercial brasileiro dia 30 de agosto. 
No longa Muritiba mergulha no universo jovem para contar a história de Tati, uma adolescente cheia de vida, que gosta de compartilhar seus melhores momentos no Instagram e Facebook e que terá sua vida virada do avesso quando algo que ela não queria compartilhar com ninguém cai no grupo de whatsapp do colégio.
"Depois de realizar meu primeiro filme, "Para Minha Amada Morta", que fala sobre luto e de como imagens registradas através de uma câmera VHS podem ter certas consequências na vida de quem a assiste, decidi que o meu próximo filme seguiria investigando estes temas, mas agora centrando a história no mundo adolescente. Como realizador que já foi professor de ensino médio e que é pai de um adolescente, me pus a pensar acerca das redes sociais. Um comunidade do prazer e da felicidade baseada nas aparências, um universo habitado por autoimagens e promessas de prazer eterno, e de como isto acaba submetendo a todos, mas aos jovens em especial, a uma superexposição que gera confusão de limites entre as esferas públicas e privadas que muitas vezes pode ser fatal. Foi este o ponto de partida para a escrita de 'Ferrugem', uma história sobre medo, insegurança, crescimento e misoginia", explica o diretor. 
"Ferrugem" é uma produção da Grafo Audiovisual, em coprodução com a Globo Filmes, tem Fernando Meirelles e Guel Arraes como produtores associados, George Moura como supervisor de roteiro e será distribuído no Brasil pela Olhar Distribuição.
 
699989502
"Ferrugem" é uma produção da Grafo Audiovisual (Foto: Divulgação)
 
SOBRE O DIRETOR
Roteirista, produtor e diretor cinematográfico, Aly Muritiba já dirigiu 9 curta metragens, um documentário de longa metragem, dois longas metragens de ficção e quatro séries para TV com os quais já conquistou mais de 150 prêmios em festivais de cinema. Suas principais realizações são os curtas "A Fábrica" (vencedor de mais 60 prêmios em festivais nacionais e internacionais, OSCAR shortlisted 2013), "Pátio" (vencedor do É Tudo Verdade e selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes), "A Gente" (longa vencedor do DOK Leipzig 2013) e "Tarântula" (curta selecionado no Festival de Veneza em 2015).
Seu longa metragem "Para minha amada morta" ganhou o Global Filmmaking Award do Sundance Institute 2013 e em 2015 ganhou 7 prêmios no Festival de Brasília, incluindo o de melhor diretor, além de ter estado em festivais como San Sebastian, Amiens Int'l FF, e Havana.
Recentemente Muritiba escreveu e dirigiu episódios da 2ª temporada de "Carcereiros" (Globo) e acabou de filmar, ao lado de Sérgio Machado, a série "Os Irmãos Freitas" (Space), ambas produzidas pela Gullane.
Além de realizador, Aly Muritiba é diretor e produtor do Olhar de Cinema, Festival Internacional de Curitiba.
SOBRE AS PRODUTORAS
Grafo Audiovisual 
Fundada em 2007, a Grafo Audiovisual tem como missão contribuir com o cinema independente/art house no Brasil por meio da realização, difusão e prestação de serviços e busca ser referência internacional nesta área. Fundada e administrada por Antônio Junior e Aly Muritiba, tem foco exclusivamente na área cinematográfica com a produção de conteúdo em diversos formatos. Destaque para a produção dos curtas metragens "A Fábrica" (vencedor de mais de 60 prêmios nacionais e internacionais), "Pátio" (Semana da Crítica de Cannes), "Brasil" (Festival de Guadalajara), "Tarântula" (Festival de Veneza), "O Estacionamento" (Festival do Rio).
Em 2010, produziu seu primeiro longa-metragem de ficção "Circular" - contemplado pelo Edital de Longa Metragem de Baixo Orçamento do Ministério da Cultura e vencedor de 10 prêmios em festivais. Ainda no final de 2013 lançou o documentário "A Gente", dirigido por Aly Muritiba, que participou da Première Brasil no Festival do Rio. Em 2014 produziu seu segundo longa de ficção "Para minha amada morta", também de Aly Muritiba, que ganhou 7 prêmios no festival de Brasília, além de ser selecionado em diversos festivais internacionais. Além dos quase 200 prêmios em mostras e festivais, tais filmes já foram licenciados para diversos canais do mundo todo. 
Em 2016 a produtora produziu o seriado de ficção de 5 episódios "Nóis por Nóis", que estreou nos canais EBC em 2017. Entre seus próximos projetos, estão duas coproduções internacionais que foram contemplados no fundo para produção Ibermedia 2016: "Perro negro", coprodução com Venezuela, e "Avó dezanove e o Segredo Soviético", coprodução com Portugal. Atualmente a Grafo Audiovisual está lançando o longa-metragem "Ferrugem" que conta com o patrocínio integral da Globo Filmes. 
A empresa organiza anualmente o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba que traz para Curitiba obras de todo o mundo e oferece à comunidade première de filmes, oficinas, debates, seminários, exposições, totalizando um público de 100.000 participantes em 6 edições. 
Após dez anos no mercado, a Grafo Audiovisual construiu um networking com os principais agentes do mercado audiovisual mundial e possui uma reputação crescente nacional e internacionalmente, graças a um modelo de excelência no fazer cinematográfico em conteúdo de baixo orçamento, com alta qualidade para cinema e televisão. 
Globo Filmes
Desde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 250 filmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a filmografia contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, documentários, dramas e aventuras, apostando na diversidade e em obras que valorizam a cultura brasileira. 
A Globo Filmes participou de alguns dos maiores sucessos de público e de crítica como, 'Tropa de Elite 2', 'Minha Mãe é uma Peça 2' – com mais de 9 milhões de espectadores -, 'Se Eu Fosse Você 2', '2 Filhos de Francisco', 'Aquarius', 'Que Horas Ela Volta?', 'O Palhaço', 'Getúlio', 'Carandiru' e 'Cidade de Deus' – com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.
SOBRE A DISTRIBUIDORA
A Olhar Distribuição nasceu em parceria com o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba e em consonância com seu propósito de buscar filmes que dialogam com a contemporaneidade. O objetivo da empresa é respeitando o universo próprio a cada filme, suas cores, sua cultura, seus sorrisos, transpor as suas fronteiras e levá-los a outros olhares, cercados de realidades distintas, a fim de provocar a reflexão e a sensibilização.
FERRUGEM
Brasil | 2018 | Ficção | Cor | DCP | 100'
Direção: Aly Muritiba, Roteiro: Aly Muritiba, Jessica Candal, Supervisão de roteiro: George Moura, Produção executiva: Christiane Spode, Antônio Junior e Ana Catarina, Produtores associados: Fernando Meirelles e Guel Arraes, Elenco: Clarissa Kiste (Raquel), Dudah Azevedo (Renata), Enrique Diaz (Davi), Giovanni de Lorenzi (Renet), Pedro Inoue(Normal), Tiffanny Dopke (Tati).
SINOPSE CURTA
Tati é uma adolescente cheia de vida, que gosta de compartilhar seus melhores momentos no Instagram e Facebook. Mas a vida de Tati vira ao avesso quando algo que ela não queria compartilhar com ninguém cai no grupo de whatsapp do colégio.
Última atualização em Sex, 10 de Agosto de 2018 14:18
 

Fernanda Paes Leme : Amizade é o seu relacionamento sério

                                 Fernanda Paes Leme - Apresentadora (Foto: Divulgação)

 

GIOVANNA EWBANK, APRESENTADORA -  “Teve uma situação engraçada que aconteceu uma vez que brigamos e éramos vizinhas de porta. Estava sozinha em casa quando meus dois cachorros começaram a brigar e não conseguia separá-los por nada. Fiquei desesperada. A Fê ouviu a confusão, abriu a porta da minha casa, entrou feito uma heroína, separou os dois como num golpe de filme, arrumou o cabelo e disse ‘bom, tchau’. Quando ela saiu, caí na gargalhada sozinha. Sempre lembramos desse momento como o melhor exemplo de ‘até quando estou com ódio, te ajudo e te amo’.”

 

 

GIOVANNA LANCELLOTTI, ATRIZ - “A Fernanda foi minha primeira amiga no Rio. Antes de chegar à cidade, em 2011, a achei numa rede social e mandei uma mensagem assim, na cara de pau: ‘Oi, vou fazer novela com você!’. Na hora, veio a resposta, superatenciosa. Àquela altura ela já era conhecida. Desde então, não nos desgrudamos. Hoje, somos vizinhas, do mesmo bloco, mesmo prédio. Nos vemos todos os dias, jantamos juntas, assistimos à novela, trocamos roupas... Que sorte eu tenho!”

 

 

FERNANDA RODRIGUES, ATRIZ -  “Um dia fomos almoçar numa churrascaria e começamos a pensar em viajar para fora do Brasil. Checamos nossas agendas e não tínhamos data, só naquela semana mesmo. A gente se olhou e falou: ‘Vamos hoje?’. Compramos uma passagem barata pelo celular, fomos para casa, pegamos uma mala e, na mesma noite, embarcamos para Miami. Foi uma das coisas mais doidas e legais que já fiz. Nós nos divertimos demais. Só uma amiga muito parceira para fazer uma viagem assim, no susto. A Fepa é isso, a amiga que torna tudo possível.”

 

HUGO GLOSS, APRESENTADOR -“Fê é generosa. Quando fui contratado pela Globo, ela me FALOU sobre como lidar com as pessoas e me deixou passar várias noites NO SOFÁ DELA.”

 

PAULO GUSTAVO, ATOR - “Fernanda não vive num conto de fadas. É uma MULHER OUSADA, batalhadora, que corre atrás dos seus projetos e FAZ ACONTECER. Somos parecidos nisso.”

Última atualização em Ter, 07 de Agosto de 2018 16:47
 

Hugo é o mais comentado no Twitter no MasterChef Brasil

hugo


A quinta temporada do reality show MasterChef Brasil (
@masterchefbr) chegou ao fim na noite de ontem (31/07), gerando milhares de conversas no Twitter no mundo. O maior pico de comentários sobre o programa durante toda a temporada na plataforma aconteceu na madrugada desta quarta-feira (1), às 0h59, quando Maria Antonia (@MAntoniaMChef) foi anunciada como a grande vencedora do MasterChef Brasil 2018, derrotando o participante Hugo (@HugoMChef). O segundo momento de destaque durante a edição aconteceu um pouco antes do anúncio do vencedor, às 0h46, quando Erick Jacquin (@erickjacquin) revelou que será pai de gêmeos.

O anúncio de Hugo como primeiro finalista da temporada, feito durante o penúltimo episódio (24/07) às 23h34 foi o terceiro maior pico de conversas no Twitter em relação ao programa. Além disso, o apoio dos fãs de Hugo para a final do reality show foi o quarto principal momento, registrado às 23h38 de ontem (31). O quinto maior pico de comentários ocorreu no penúltimo episódio, às 0h27 do dia 25/07, quando foram definidos os dois finalistas: Hugo e Maria Antonia.


Apesar de ter sido derrotado na final do programa, Hugo foi o participante mais mencionado no Twitter globalmente durante toda a temporada, seguido pela campeã Maria Antonia, Rita (@RitaMChef), Eliane (@ElianeMChef) e Thiago (@ThiagoMChef). Já entre os ingredientes utilizados pelos finalistas do programa, os mais comentados na plataforma no mundo entre ontem (31) e hoje (1) foram: sorvete, ovo, pão, massa, camarão e açúcar.


A hashtag #MasterChefBR foi a mais utilizada pelos fãs do programa no Twitter durante toda a edição 2018, seguida por #MasterChefBrasil, #GanhaHugo, #MasterChef, #TeamHugo e #FicaHugo.

 

destaque 526357 f 433491
Os finalistas do MasterChef Hugo e Maria Antônia (Foto: Divulgação)

 

WhatsApp Image 2018 08 01 at 02.02.17
Hugo Gloss comandou o palco interativo da grande final (Foto: Carlos Reinis / Band)

 

masterchef brasil final maria antonia 0718 1400x800 2
Maria Antônia é grande campeã do Masterchef 2018 (Foto: Band)

 


Confira alguns  Moments criados e Tweets mais Retweetados durante a final do programa:


Moments:

Os memes da final do 'Masterchef Brasil'

Última atualização em Qua, 01 de Agosto de 2018 17:56
 

Caixa reduz taxa de juros no crédito imobiliário

Estratégia visa estimular o mercado e oferecer melhores condições para clientes

 

img 15030 foto 1
Caixa reduz taxa de juros no crédito imobiliário para pessoa jurídica (Foto: Internet)

 

A CAIXA reduziu, nesta terça-feira (31), as taxas de juros do crédito imobiliário para Produção Pessoa Jurídica. A estratégia tem como objetivo oferecer condições atrativas aos clientes, aliada à sustentabilidade do projeto, mantendo assim a performance da contratação e impactando de forma positiva o setor da Construção Civil. A linha de crédito usa recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Alinhada à recuperação da economia, às melhores práticas do mercado e, ainda, ao movimento de redução da SELIC, a CAIXA reduz as taxas em média de 1 a 2 pontos percentuais ao ano. A taxa mínima passa a ser de 9% a.a., calculada de acordo com o porte, rating, nível de relacionamento das empresas com a CAIXA e a sustentabilidade do projeto.

Caixa Financiamento 750x410
A taxa mínima passa a ser de 9% a.a., calculada de acordo com o porte,, rating,
nível de relacionamento das empresas com a CAIXA e a sustentabilidade do projeto.

"Como o cenário econômico está apresentando sinais de retomada, o banco reposicionou suas taxas de juros do SBPE e, atendendo à estratégia que valoriza a escolha da CAIXA como banco de principal relacionamento, propôs-se tratar de forma diferenciada os clientes com bom índice de relacionamento e com uma abordagem de incentivo ao cliente de menor risco, em razão da sua nota de score", explica o vice-presidente de Habitação da CAIXA, Paulo Antunes de Siqueira.

A crescente demanda em análise para o segundo semestre de 2018, considerando o reposicionamento e a melhoria das condições de contratação nas linhas de crédito para a Construção Civil, tem como objetivo a retomada dos lançamentos de empreendimentos para geração de emprego, renda e acesso a moradia.

Última atualização em Ter, 31 de Julho de 2018 15:44
 


Página 7 de 29
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.