Cancer de útero Previna-se !

Quando falamos em câncer em mulheres o primeiro que vem à cabeça é o de mama, constante alvo de campanhas de conscientização e prevenção por ser o que mais acomete mulheres em todo o mundo.  Mas você sabia que um dos tipos de tumores mais fatais é o de colo de útero? E o mais agravante é que a doença é bastante comum em mulheres de 45 a 50 anos.

Sorrateiro, este câncer é assintomático em sua primeira fase e pode levar anos para se desenvolver. Ao se manifestar, os sinais normalmente são: sangramento vaginal - depois de relações sexuais, no intervalo entre menstruações ou após a menopausa - e corrimento vaginal de cor escura e mau cheiro. Em estágios mais avançados podem ocorrer: obstrução de vias urinárias e intestinos, dores lombares e abdominais, perda de apetite e peso, entre outros sintomas graves.

O câncer de colo de útero ainda está entre as enfermidades que mais atingem as mulheres. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que são 530 mil novos casos por ano, no mundo, e no Brasil, em 2016, a estimativa é de que a doença tenha atingido 16 mil mulheres, com um risco de 15,85 de novos casos a cada 100 mil mulheres.

A doença é grave, os casos são numerosos, mas as medidas para evitá-la são relativamente simples se seguidas à risca. “O principal agente causador deste tipo de doença é o HPV (Papilomavírus humano) transmitido através de relações sexuais sem proteção adequada. Outros fatores causadores, ou facilitadores, da doença são a imunidade baixa, o consumo de cigarro, a higiene precária e a má alimentação” afirma a médica Myrna Campagnoli, do Laboratório Frischmann Aisengart.

Com isso em mente, para não se expor ao risco de contrair o vírus causador de lesões desta natureza, é fundamental o uso de preservativos, cuidados básicos com a saúde e a realização periódica de exames preventivos. O mais indicado é o Papanicolau que deve ser realizado ao menos uma vez ao ano.

Segundo a médica, existem dois tipos de vacinas que evitam a contaminação por alguns subtipos do HPV. No Laboratório Frischmann Aisengart há a opção de vacina contra o HPV Quadrivalente. Esta forma de prevenção é recomendada para meninas ainda na infância, em três doses, antes do início da atividade sexual. “É preciso chamar atenção para uma informação importante: ainda não há vacina contra todos os numerosos subtipos do vírus e, portanto, mulheres que optarem por este recurso devem continuar fazendo o exame preventivo de rastreamento, periodicamente”, completa.

Então, não se esqueça: a vacinação, o uso de preservativos, um estilo de vida saudável e o acompanhamento médico adequado poderão salvar a sua vida e a de todas as mulheres importantes pra você. Alerte-as.

 

Dica de filme "Tinha Que Ser Ele?"

A dica de hoje vai para o filme "Tinha Que Ser Ele?". Pra início de conversa a comédia é ótima. Você vai se divertir e dar muitas risadas com ela. Ned e sua família vão conhecer o novo namorado da filha em pleno Natal. Eles nem imaginam que Laird, o namorado, é um jovem excêntrico e milionário. Desde o início da relação os dois vão se estranhar e muito. Contando com grandes atores como Bryan Cranston, Megan Mullally e James Franco, o filme é uma ótima opção para você desopilar!

 

Rita Vaz

 

Fique atento na hora da maquiagem e da purpurina!

É carnaval e os blocos, sambódromos e avenidas de todo o Brasil são tomados pelo brilho da purpurina e o colorido das maquiagens que dão alegria a uma das festas mais importantes do calendário nacional! Mas, fique esperto e fuja de produtos falsificados e que podem acabar com a saúde e com a festa.

Além dos danos à pele do consumidor, os produtos ilícitos do setor de higiene pessoal perfumaria e cosméticos que circulam livremente também afetam a saúde econômica do Brasil. Segundo dados da FIESP, apenas em 2015 foram mais de 4 bilhões de itens pirateados, contrabandeados e falsificados.

Para se ter uma ideia, a ABIHPEC – Associação da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético estima que mais de R$430 milhões de reais poderiam ter sido gerados em renda de trabalhadores do setor. E mais 16 mil empregos formais poderiam ser estabelecidos, se não existisse este comércio ilegal.

 

FNDE antecipa abertura do SisFies para instituições

Os alunos poderão confirmar seus aditamentos a partir da próxima segunda-feira, 16

 

alunos

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), abriu o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) nesta segunda-feira, 9, para que as instituições de ensino superior possam solicitar os aditamentos de renovação semestral dos contratos de financiamentos realizados até o ano passado.

“Nesta fase, que começa agora e se estende até 30 de abril, as instituições de ensino devem informar no sistema, dentre outros dados, se o estudante está regularmente matriculado, se houve aproveitamento acadêmico pelo aluno (se ele foi aprovado em pelo menos 75% das disciplinas que cursou) e o valor da semestralidade”, explica Flávio Carlos Pereira, coordenador-geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil do FNDE.

“Uma das vantagens da antecipação do cronograma é a maior agilidade para os estudantes validarem as informações fornecidas pelas instituições e assim evitarem o transtorno registrado nos últimos aditamentos, pois o procedimento pode ser realizado no momento em que estiver renovando a matrícula na instituição de ensino”, afirma o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro.

Está previsto também para a próxima segunda-feira, 16, a abertura do SisFies para que alunos renovem seus contratos e assim prossigam na faculdade neste primeiro semestre de 2017. 

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Leia mais: http://www.fnde.gov.br/fnde/sala-de-imprensa/noticias/item/9821-ano-come%C3%A7a-com-pagamentos-em-dia-e-mec-anuncia-novas-medidas

 

Leia também

La La Land: A nostalgia conquista Hollywood

Capitão Fantástico

Crítica do filme | O Contador

Última atualização em Seg, 09 de Janeiro de 2017 17:45
 

Livro sobre Unidades de Conservação no Brasil

imagem release 779638Crédito: Divulgação
 
Após três anos de pesquisa, a doutora em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo (UP), Dayane May, lança o livro “Potencial para a gestão compartilhada de Unidades de Conservação” – em parceria com sua orientadora, a doutora Leila Maranho. O livro aborda o histórico das Unidades de Conservação (UC) no Brasil, a necessidade de aperfeiçoar a conservação ambiental e o incentivo à educação ambiental por meio de parcerias entre as esferas pública - do Parque Estadual (PE) do Monge - e privada - da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Uru -, localizadas no município da Lapa, no Paraná.
 

A metodologia da pesquisa consistiu na proposição de diretrizes para a gestão compartilhada nas unidades de conservação, em três etapas: diagnóstico, planejamento e monitoramento. A obra sugere ações por meio das linhas do conhecimento (pesquisa e educação ambiental), controle (fiscalização e proteção), operacionalização (administração, comunicação e sustentabilidade econômica), bem como o monitoramento, com a finalidade de fazer as adequações necessárias, e ainda, propor ações futuras. 

 

imagem release 779641Crédito: Divulgação

 

O estudo concluiu que firmar parcerias público-privadas é fundamental para efetivar ações nas Unidades de Conservação, visto que elas oportunizam iniciativas locais e fomentam a responsabilidade social nessas áreas protegidas. “Essa integração pode aprimorar a gestão das Unidades de Conservação, mediante a execução de projetos que se destinam ao incentivo e execução da proteção ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável, bem como à realização de estudos, pesquisas científicas, práticas de educação ambiental, monitoramento, manutenção e outras atividades correlatas”, explica a professora Leila Maranho. 

 

A pesquisa foi realizada com apoio do Instituto Positivo, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS e a família Campanholo, proprietária da RPPN Mata do Uru, utilizada como uma das áreas de estudo. A obra está disponível nas lojas Amazon, More Books e Novas Edições Acadêmicas (NEA).

 

 

Sobre o Instituto Positivo

Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do país, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes: Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.

 

Leia também

Cléo Busatto é finalista do 58º Prêmio Jabuti | Empoderamento

International School of Curitiba realiza Dia das Bruxas tradicional

Jenni Mosello arrasa no X Factor Brasil

Última atualização em Ter, 25 de Outubro de 2016 13:46
 

Crianças: ensinamentos valiosos para os pequenos

Obras trazem mensagens sobre a importância das boas maneiras e discutem até mesmo temas polêmicos como o bullying

O Dia das Crianças está chegando e a Editora Hagnos traz como sugestão de presente três obras que vão encantar não só a criançada, mas também os papais.Confira as dicas!

Benjamin diz obrigado

Lá vem novamente o Urso Benjamim, cheio de vivacidade. Ele adora brincar com seus amigos, mas de alguma forma está deixando-os chateados. Nesta história encantadora, o Urso Benjamim aprende a dizer obrigado e o quanto significa esta pequena palavra.

A Série Boas maneiras ilustra com muita sabedoria como se comportar da melhor forma em em que não tomam o cuidado de: pedir desculpas, pedir por favor e dizer obrigado.
imagem release 769997

Ficha técnica:
ISBN: 9788524303753
Formato: 22 x 22 cm
Páginas: 32
Preço: R$ 11,90

Felisbela, cara de...

Felisbela é uma menina alegre e de repente começa a apresentar uns sintomas bem estranhos que fazem que sua vida se torne triste e sombria. Como ela poderá ficar livre desses sintomas que tanto a atormentam?

Com uma linguagem simples, Paulo Debs aborda um mal social que vem aumentando a cada dia: o bulliyng. Ao mesmo tempo, por meio desta estória, mostra que isso não é divertido e pode fazer mal não somente aos outros, mas também a si mesmo.

imagem release 770000

Ficha técnica:
ISBN: 9788524304118
Formato: 18 x 25 cm
Páginas: 32
Preço: R$ 11,90

O Menino e o Oceano

“O amor de Deus é como o oceano, meu filho,” disse a mãe. “Está sempre aqui. É sempre profundo. Nunca acaba”.

Esta doce história envolve um menino, seus pais e as maravilhas da criação. Da vasta extensão do oceano às grandiosas alturas das montanhas, Max Lucado nos conduz em uma viagem de descoberta e agradecimento à medida que nos mostra uma criação que expressa o amor inigualável do Criador.
imagem release 769999

Ficha Técnica:
ISBN: 978-85-243-0458-3
Formato: 21,5 x 28,5 cm
Páginas: 48
Preço: R$ 25,90

Leia também
Viagens de fim de ano: Programe-se

O Bebê de Bridget Jones
Será que estamos preparados para educar nossos filhos?

Última atualização em Seg, 10 de Outubro de 2016 15:10
 


Página 1 de 16
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.