O que levar em conta na hora de vender o seu carro?

Imagem: Pexels.com

 

Você sabe o que levar em consideração na hora de vender o seu carro? Diferentemente dos imóveis, que são valorizados na maioria dos casos com o passar dos anos, os carros não apresentam o mesmo valor da compra na hora de realizar a venda, ou seja, a quantia desembolsada nem sempre é refletida na comercialização do veículo.


Diante disso, é importante ficar atento a algumas dicas para que não tenha surpresas. Por isso, compare a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), as propostas das concessionárias, as revendas ou, então, as vendas para compradores diretos. Uma boa pesquisa e avaliação pode te ajudar a fazer a melhor venda.

O que é a tabela da Fipe?

É realizada uma pesquisa que analisa a média dos carros à venda no mercado nacional. Os valores variam de acordo com a região, acessórios do veículo, cor e o estado de conservação do carro. A tabela é considerada um ponto de partida para as negociações, mas não pode ser o fator principal a ser considerado, pois nem sempre é garantia de conseguir os melhores valores.

A cor do carro ajuda na hora da venda?

Tanto para carros seminovos ou novos, a cor é levada em consideração pelo comprador. Isso é o que comprova uma pesquisa realizada em 2016, feita pela empresa PPG, uma das principais fabricantes de tintas e revestimentos no Brasil.

Segundo a pesquisa, o favoritismo é da cor branca nos veículos, com 37%. Em segundo lugar, a preferência é pela cor prata, com 29%. Na terceira colocação está a cor preta, com 12% da procura. Já o cinza, apareceu em quarto lugar com 10%, seguido do vermelho, com 8%.

Em alguns casos, as montadoras cobram a mais pelas cores especiais. Por esse motivo, a cor influencia diretamente no preço do veículo. Carros com cores muito chamativas não são as melhores opções para compra ou venda, já que não possuem grande procura.

Na hora de escolher o seu veículo, avalie as ofertas apresentadas no mercado.


O que checar na hora da venda?
Detalhes importantes fazem a diferença nesse momento. Separamos algumas informações para você ficar atento na hora de vender o seu veículo. Alguns itens foram baseados em dados da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores. Confira abaixo:

1 – A mecânica está em dia?
Pegar um carro cheiroso e com a pintura em dia não garante as condições básicas do carro: a sua mecânica. Ela é fundamental e deve receber atenção do condutor desde o estado dos pneus, do motor, e até a suspensão. Uma dica é fazer o test-drive e certificar se está tudo dentro dos padrões de qualidade e segurança, antes de realizar a venda.

2 – Confirme a quilometragem
A quilometragem do veículo precisa ser checada, para evitar surpresas. A rodagem do veículo é fundamental para você ter uma base de quanto o carro já “andou”. Por isso, fique de olho nesse ponto.

3 – Quantos donos o veículo já teve?
Essa informação é muito importante para verificar em relação à garantia do seu carro. Por isso, repasse essa informação para o possível comprador. Dessa forma, dependendo da marca e do ano, o veículo pode estar dentro da garantia de fábrica ainda ativa.

4 – Multas no veículo?
Não sabe se o seu veículo possui multas ou algum débito em aberto? No site do Detran do Paraná é possível ter acesso às multas do veículo. No canto superior direito, há o ícone “consultas’, onde será possível visualizar o extrato de débitos do veículo e os indicadores de multas, além de outras taxas de serviços do carro.

5 – Mantenha as peças originais
Quanto mais deixar o veículo original, mais ele será valorizado. Evite vendê-lo com equipamentos que não são originais. Isso desvaloriza o valor de venda para baixo.

6 – Reparo na pintura?
Aconteceu algum problema com a pintura do seu automóvel? A dica é para que não realize pequenos reparos na pintura. Na hora da venda, os lojistas optam por veículos que não possuem repinturas. Se negociar com uma revenda, deixe o reparo de pequenos detalhes da pintura para o próprio comprador. Nas concessionárias, por exemplo, há parcerias com as funilarias que fazem os reparos rapidamente e sem complicações.

7 – Você tem todos os documentos necessários?
Para não ter transtornos e dor de cabeça na venda do seu carro, não esqueça de ter em mãos todos os documentos necessários. Verifique os seguintes documentos: comprovantes de manutenção, os documentos de licenciamento e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), entre outros.

8 – Sabe onde está a chave reserva?
A chave reserva é extremamente importante. Em casos de perda da chave principal, é possível utilizar normalmente a chave reserva no veículo. Mas, e se você perdeu a chave reserva? O prejuízo pode ser bem grande e doloroso para o bolso. Como alguns carros possuem sistemas mais sofisticados e modernos, a perda da chave pode resultar em um prejuízo de até R$ 4 mil, para a confecção de uma outra chave. Por isso, guarde em um local que possa acessar facilmente. Outro ponto que precisa ficar muito atento é que não deve guardar a chave reserva dentro do próprio carro, o que pode torna-las inúteis em caso de necessidade.

Conseguir um bom negócio às vezes pode ser uma tarefa bem difícil. Com as dicas que separamos especialmente para você, é possível se prevenir e evitar surpresas no momento da venda do seu carro. Coloque no papel todos esses itens apresentados e faça um checklist para analisar se foram cumpridos. Dessa forma, você irá poupar o seu tempo com imprevistos e, sem dúvida, efetuar uma boa venda do seu automóvel.

Compartilhe com amigos e familiares!
Gostou de saber ainda mais sobre o que levar em conta no momento de vender o seu carro? As dicas também podem ajudar os seus familiares e amigos a tirarem dúvidas. Por isso, não esqueça de compartilhar esse texto nas suas redes sociais e marcar os conhecidos. Não deixe para depois, realiza o seu sonho e tenha agora as chaves na mão do seu carro novo

Última atualização em Seg, 09 de Abril de 2018 14:19  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.