Ataque à arte | Roubo de Obra na Bienal de Curitiba

xD758775 Copia 1.jpg.pagespeed.ic.6I85 35jaKDivulgação

 

Parte da escultura do artista chinês Liu Ruowang, que integra a Bienal de Curitiba, foi roubada. A escultura tem três metros e está exposta na área externa do MON conhecida como “Parcão”. Foi roubada a parte superior da obra, que representava um macaco. O roubo foi registrado neste sábado no 2.º Distrito Policial de Curitiba. As câmeras que ficam na área estão sendo analisadas esta semana.

 

Lei na íntegra nota divulgada pelo Museu Oscar Niemeyer:

"O Museu Oscar Niemeyer segue as normas internacionais de segurança. O espaço é equipado com câmeras e têm a presença constante de profissionais de segurança.

Apesar do rigor da segurança, a escultura “Original sin”, do artista chinês Liu Ruowang, que estava em exposição pela Bienal de Curitiba na área externa do MON, foi danificada na última semana.

Assim que o dano foi verificado, o museu informou a Bienal de Curitiba, responsável pela escultura.

 

As providências necessárias para investigação estão sendo tomadas junto às autoridades competentes e as imagens capturadas pelas câmeras estão sendo analisadas. O Museu Oscar Niemeyer lamenta o ocorrido a essa obra".


Última atualização em Seg, 19 de Fevereiro de 2018 13:49
 

Literatura em destaque | Canção de Ninar: o bebê está morto

359646791aebf72ae16e1110b009d8dd6c825d71 1Autora Leila Slimani

Aclamada pela crítica norte-americana, a obra Canção de Ninar, de Leila Slimani, chega em março às melhores livrarias do país. Best-seller na França, o livro fez da autora a primeira marroquina ganhadora de um dos prêmios mais importantes da literatura, o Goncourt.

A inquietante narrativa prende a atenção e faz com que as pessoas desejem nunca ficar longe de seus filhos. A babá é tudo o que uma família sempre sonhou, mas essa sedutora mulher vai surpreender cativar e, depois, irá exaustar todos os nervos do leitor.

Após decidir voltar ao trabalho e encontrar uma babá para cuidar de seus dois filhos, Myriam começa uma seleção rigorosa em busca de uma profissional ideal. Desta busca, ela encontra Louise: discreta, educada e dedicada, ela se dá bem com as crianças, mantém a casa sempre limpa e não reclama quando precisa ficar até tarde.

A babá perfeita cria uma relação de dependência mútua, entre a família e ela, tão intensa, que os integrantes começam a ter pequenas frustrações e chega ao fatídico dia da grande tragédia.

A história é narrada com uma tensão crescente desde as primeiras linhas. Canção de ninar trata de questões que revelam a essência de nossos tempos, abordando as relações de poder, os preconceitos de classe e entre culturas, o papel da mulher na sociedade e as cobranças envolvendo a maternidade.


“A tensão latente em cada página aquece aos poucos a análise da burguesia, até ser dinamitada por um impulso de violência instintiva.”
Stéphanie Dupays e Eric Loret, Le Monde

A Editora Planeta publicará Canção de Ninar pelo selo Tusquets e ainda planeja, para o segundo semestre, Dans le Jardin de l’ogre – primeiro romance escrito por Leila Slimani.

imagem release 1201359

FICÇÃO

ISBN: 978-85-422-1203-7

Formato: 15x22,5 cm

Páginas: 192

Preço: R$ 41,90

 

Sobre a autora: Leïla Slimani é uma escritora e jornalista franco-marroquina. Nasceu em Rabat, no Marrocos, em 1981, e vive desde 17 anos em Paris. Publicou o primeiro romance, Dans le Jardin de l’ogre, em 2014. Seu segundo livro, Chanson douce, publicado no Brasil como Canção de ninar, venceu em 2016 o Prêmio Goncourt.

Última atualização em Qui, 15 de Fevereiro de 2018 15:53
 

Turma da Mônica homenageia Katherine Johnson

Para marcar data criada pela ONU, projeto Donas da Rua conta com a presença da nova personagem Milena para interpretar Katherine Johnson

gettyimages 498634610 2O presidente Barack Obama apresenta Katherine G. Johnson com a Medalha Presidencial da Liberdade durante a Cerimônia Presidencial da Liberdade da Liberdade de 2015 na Casa Branca 

A Mauricio de Sousa Produções acredita que toda menina tem potencial para ser o que quiser e, para reforçar essa crença, o projeto Donas da Rua terá uma ação especial no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi criada pela ONU para fortalecer a igualdade de gênero, por meio da diminuição de estereótipos em relação às meninas e mulheres e para ampliação do acesso e possibilidades delas também neste campo.

Segundo a ONU, a probabilidade de uma mulher se formar em cursos relacionados a área científica é de 18% na graduação, 8% no mestrado e 2% no doutorado, contra 37%, 18% e 6% no caso dos homens. Os dados são referentes a 14 países.

No próximo dia 11 de fevereiro, Milena, personagem recém-chegada à Turminha, terá a honra de homenagear Katherine Coleman Goble Johnson, matemática e cientista espacial norte-americana, que deu contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos.

imagem release 1198762 medium

Katherine foi retratada recentemente no filme “Estrelas Além do Tempo”. Ao longo de sua carreira, seus cálculos possibilitaram ao astronauta John Glenn se tornar o primeiro norte-americano a orbitar a Terra. Ela também contribuiu com o cálculo da trajetória do voo do Apolo 11, que levou o homem à Lua pela primeira vez, em 1969.

Desde o lançamento do Donas da Rua, projeto para empoderamento de meninas e pela igualdade de gênero, a Mauricio de Sousa Produções busca homenagear mulheres que contribuíram com o mundo de forma positiva nas mais diferentes áreas: literatura, esportes, artes, entre outros.

Nas ciências, Magali homenageou a precursora da programação de computadores, Ada Lovelace, e Cascuda interpretou a ganhadora do Prêmio Nobel de Física e de Química, Marie Curie. No dia 5 de fevereiro, essas homenagens compuseram o evento da ONU Mulheres, UNESCO e Serasa Experian.

“Por um Planeta 50-50 em 2030: Mais Mulheres e Meninas na Ciência & Tecnologia", que teve o objetivo de promover o empoderamento feminino e a igualdade de gênero nessas áreas.

“Ao retratar mulheres cientistas, queremos mostrar que matemática, física, química e biologia são assuntos de menina, sim. Acreditamos que os exemplos são o melhor caminho para mostrar que elas têm capacidade de se preparar para atuar nessas áreas e contribuir para aumentar a presença feminina nesse campo no futuro. Nós, meninas, podemos ser o que quisermos”, diz Mônica Sousa, Diretora Executiva da Mauricio de Sousa Produções e porta-voz do projeto Donas da Rua.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de produção de histórias em quadrinhos do Brasil, com mais de 50 anos de atuação, e responsável pela criação de Turma da Mônica, que possui o reconhecimento de mais de 90% dos brasileiros. Na área editorial, a empresa detém um dos maiores estúdios do setor no mundo e já assinou mais de 450 títulos até hoje, com mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais de um bilhão de revistas, e que são importantes para cerca de 80% dos brasileiros pelo incentivo à leitura e pela alfabetização informal das crianças. A MSP investe em tradição com inovação e produz hoje conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil itens.

Última atualização em Qua, 14 de Fevereiro de 2018 14:31
 

Aniversário 190 anos da Maison | Angelina Jolie em Paris

330831 765219 gettyimages 911897488 masterGettyImages-911897488 master 
(Divulgação)

Guerlain ficou emocionada em receber a visita ilustre de sua musa Angelina Jolie em Paris, para início a celebração do aniversário de 190 anos da Maison.

Laurent Boillot, CEO da marca ofereceu uma visita exclusiva na histórica boutique, inaugurada em 1914, na Avenida Champs-Elysées, 68.

Fascinada pela herança única das fragrâncias, Angelina Jolie participou do momento único da criação do novo ícone da Maison, com o perfumista Thierry Wasser. Desde 2017 Angelina Jolie é musa da fragrância Mon Guerlain, criado por Thierry Wasser e a perfumista Delphine Jelk.

Última atualização em Seg, 05 de Fevereiro de 2018 13:57
 

Descubra os 5 destinos em ascensão para os brasileiros em 2018

edelmanstrip 122240 0 full

 

 

A Booking.com, líder mundial em conectar viajantes com a maior seleção de lugares incríveis para ficar, avaliou os destinos que tiveram o maior crescimento de reservas entre os usuários brasileiros da plataforma em 2017 em comparação com o ano anterior. Afinal, 72% dos viajantes brasileiros pretendem viajar mais em 2018 que no ano passado e mais da metade dos viajantes do país (55%) deseja visitar o máximo de destinos possível este ano, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa com 19 mil pessoas de 26 países.

 

Entre os destinos que houve um maior aumento de reservas entre brasileiros no ano passado estão a cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, seguida de Machu Picchu, no Peru, e San Pedro de Atacama, no Chile, representando a América Latina. Joanesburgo e Cidade do Cabo, ambas na África do Sul, fecham a lista. Ao todo, no site da Booking.com, os cinco destinos somados acumulam mais de 3.400 acomodações cadastradas.

HERO 1 Nashville TN shutterstock 208620637 Web72DPINashville, Estados Unidos

gettyimages 107069340Bogotá, Colômbia

Por outro lado, entre os destinos que houve maior aumento de reserva no ano passado* entre usuários da Booking.com de todo o mundo são:

  1. Bogotá, Colômbia
  2. Brisbane, Austrália
  3. Bucareste, Romênia
  4. Hannover, Alemanha
  5. Lima, Peru
  6. Nashville, Estados Unidos
  7. Portland, Estados Unidos
  8. Sapporo, Japão
  9. Taitung City, Taiwan
  10. Zakopane, Polônia

 

*A lista acima está em ordem alfabética e não em ordem de classificação por reservas, portanto, não deve ser vista como um ranking.

 

Última atualização em Qui, 25 de Janeiro de 2018 11:42
 

8º Fórum Mundial da Água com inscritos de 95 países diferentes

Segundo lote de ingressos está disponível até 28 de fevereiro; evento terá 215 sessões temáticas na programação

article

 

O segundo lote de inscrições para o 8º Fórum Mundial da Água já está disponível no site do evento até 28 de fevereiro.

O primeiro lote de inscrições, com preços promocionais, foi encerrado no dia 10 de janeiro e alcançou 1.242 inscritos de 95 países. 

Além do Brasil, estão na lista países como Austrália, Bélgica, Indonésia, Argentina, Canadá, Moçambique, China, Dinamarca, Japão, França, Palestina, Irã, Iraque, Israel, Itália, México, Portugal, Sérvia, África do Sul, Colômbia, Uruguai, Bolívia, Peru, Etiópia, Estados Unidos e Turquia. 

O Fórum terá 215 sessões temáticas e trará para Brasília, entre 18 e 23 de março, os maiores especialistas do planeta sobre o tema da água.

O evento reunirá representantes de governos, empresas, organizações não-governamentais, academia e sociedade civil. O Brasil é o primeiro país do Hemisfério Sul a sediar uma edição do Fórum Mundial da Água.

Na agenda, estão temas como mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, saneamento e saúde, ecossistemas, biodiversidade, segurança hídrica e produção sustentável. 

Mais de dez chefes de Estado e de governo são esperados em Brasília e o evento deve contar, ao todo, com cerca de 10 mil inscrições de mais de 150 países. 

Contando com a Vila Cidadã, um espaço de entretenimento e educação gratuito e aberto a toda a população, deverão circular pelo Fórum cerca de 45 mil pessoas.

8º Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água, uma organização internacional com sede em Marselha, França, composta por representantes de governos, academia, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O evento é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coréia do Sul, 2015).

Acompanhe as notícias do 8º Fórum Mundial da Água no site e nas redes sociais:
Facebook   -   Twitter   -   Instagram   -   LinkedIn

8º Fórum Mundial da Água / 8th World Water Forum Brasília, 18 a 23 de março de 2018                                                                        
Debates: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Vila Cidadã: Estádio Nacional Mané Garrincha

Última atualização em Sex, 19 de Janeiro de 2018 13:52
 


Página 1 de 20
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.