Turma da Mônica homenageia Katherine Johnson

Para marcar data criada pela ONU, projeto Donas da Rua conta com a presença da nova personagem Milena para interpretar Katherine Johnson

gettyimages 498634610 2O presidente Barack Obama apresenta Katherine G. Johnson com a Medalha Presidencial da Liberdade durante a Cerimônia Presidencial da Liberdade da Liberdade de 2015 na Casa Branca 

A Mauricio de Sousa Produções acredita que toda menina tem potencial para ser o que quiser e, para reforçar essa crença, o projeto Donas da Rua terá uma ação especial no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi criada pela ONU para fortalecer a igualdade de gênero, por meio da diminuição de estereótipos em relação às meninas e mulheres e para ampliação do acesso e possibilidades delas também neste campo.

Segundo a ONU, a probabilidade de uma mulher se formar em cursos relacionados a área científica é de 18% na graduação, 8% no mestrado e 2% no doutorado, contra 37%, 18% e 6% no caso dos homens. Os dados são referentes a 14 países.

No próximo dia 11 de fevereiro, Milena, personagem recém-chegada à Turminha, terá a honra de homenagear Katherine Coleman Goble Johnson, matemática e cientista espacial norte-americana, que deu contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos.

imagem release 1198762 medium

Katherine foi retratada recentemente no filme “Estrelas Além do Tempo”. Ao longo de sua carreira, seus cálculos possibilitaram ao astronauta John Glenn se tornar o primeiro norte-americano a orbitar a Terra. Ela também contribuiu com o cálculo da trajetória do voo do Apolo 11, que levou o homem à Lua pela primeira vez, em 1969.

Desde o lançamento do Donas da Rua, projeto para empoderamento de meninas e pela igualdade de gênero, a Mauricio de Sousa Produções busca homenagear mulheres que contribuíram com o mundo de forma positiva nas mais diferentes áreas: literatura, esportes, artes, entre outros.

Nas ciências, Magali homenageou a precursora da programação de computadores, Ada Lovelace, e Cascuda interpretou a ganhadora do Prêmio Nobel de Física e de Química, Marie Curie. No dia 5 de fevereiro, essas homenagens compuseram o evento da ONU Mulheres, UNESCO e Serasa Experian.

“Por um Planeta 50-50 em 2030: Mais Mulheres e Meninas na Ciência & Tecnologia", que teve o objetivo de promover o empoderamento feminino e a igualdade de gênero nessas áreas.

“Ao retratar mulheres cientistas, queremos mostrar que matemática, física, química e biologia são assuntos de menina, sim. Acreditamos que os exemplos são o melhor caminho para mostrar que elas têm capacidade de se preparar para atuar nessas áreas e contribuir para aumentar a presença feminina nesse campo no futuro. Nós, meninas, podemos ser o que quisermos”, diz Mônica Sousa, Diretora Executiva da Mauricio de Sousa Produções e porta-voz do projeto Donas da Rua.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de produção de histórias em quadrinhos do Brasil, com mais de 50 anos de atuação, e responsável pela criação de Turma da Mônica, que possui o reconhecimento de mais de 90% dos brasileiros. Na área editorial, a empresa detém um dos maiores estúdios do setor no mundo e já assinou mais de 450 títulos até hoje, com mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais de um bilhão de revistas, e que são importantes para cerca de 80% dos brasileiros pelo incentivo à leitura e pela alfabetização informal das crianças. A MSP investe em tradição com inovação e produz hoje conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil itens.

Última atualização em Qua, 14 de Fevereiro de 2018 14:31  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.