Eduardo Kobra homenageia Projeto Soulphia

Mural Kobra Soulphia 1 e1542895108340

 

Internacionalmente conhecido por seus painéis, artista retrata a primeira tutora que o Soulphia ajudou a sair de um abrigo para sua casa própria, por meio da oportunidade de ensinar Inglês pela internet.

O Projeto Soulphia, iniciativa que oferece oportunidades de reinserção social a moradoras de abrigo de Nova York (EUA), preparando-as para atuarem como tutoras de Inglês via web aulas, é o mais novo homenageado com um mural do artista brasileiro Eduardo Kobra, internacionalmente conhecido pelos painéis gigantes pintados em diversas cidades do mundo. Nesse trabalho, Kobra retratou a tutora Kymalekah Devine, a primeira professora que o Soulphia conseguiu tirar de um abrigo e ajudar a ter casa própria.

O mural está instalado na fachada da City-as-School, em Manhattan, local onde estudou um dos mais famosos artistas de rua de Nova York: Jean Michael Basquiat, também conhecido por fazer pinturas em prédios de Manhattan. O novo painel de Eduardo Kobra faz parte do Projeto Cores pela Liberdade, conjunto de obras sobre temáticas como respeito, tolerância, combate ao preconceito, entre outras.

O mural pintado por Kobra especialmente para o Soulphia dá continuidade a uma série de iniciativas realizadas no contexto da parceria entre o artista e o projeto. Recentemente, o muralista também doou uma réplica do painel "A Bailarina", pintado por ele em 2013, em Moscou, na Rússia. A peça faz referência à obra "O Lago dos Cisnes", balé dramático de autoria do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. A obra será leiloada e o valor arrecadado, revertido para o projeto.

Kobra, inclusive, é padrinho do Projeto Soulphia, iniciativa que decidiu apoiar por conta de uma série de sinergias com a proposta dessa ação social. "O Kobra acredita muito na força da superação, da importância de se oferecer oportunidades para transformar a vida das pessoas, da mesma forma que nós, do Soulphia, que iniciamos o projeto por acreditar que poderíamos fazer algo para transformar as histórias de vida das nossas tutoras", explica Tiago Souza, um dos sócios-fundadores do projeto, ao lado do também brasileiro Felipe Marinho.

Em um ano de atividades, o Soulphia já alcança mais de 300 alunos no Brasil, China, Colômbia e EUA. E já são 25 as tutoras treinadas para lidar com alunos de qualquer nível de proficiência em Inglês, atendendo-os em comunicação direta, individualizada e de baixo custo.

Sobre o Soulphia

O SOULPHIA iniciou suas atividades em 2017, com um projeto piloto que utilizou computadores de um abrigo no bairro do Bronx, em Nova York. Assim, seis tutoras ministraram mais de 500 aulas para cerca de 40 alunos recrutados via Facebook, ao custo de cerca de U$ 15 por aula. A experiência foi um sucesso, gerando a implantação oficial e a consequente expansão da plataforma que hoje, um ano depois, se consolida. O nome SOULPHIA é inspirado pela união entre a palavra 'Soul' – alma em inglês, ou a essência de uma pessoa – e o termo grego 'Sophia', cujo significado original é Sabedoria.

Última atualização em Qui, 22 de Novembro de 2018 12:37  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.