Oito cuidados para cães com dermatite atópica

Recomendações abrangem atenção especial aos banhos, tosa, dieta e ambiente.

 

DERM

Cães com dermatite atópica são aqueles alérgicos a proteínas presentes no ambiente, como ácaros, pólen, bolores etc. A doença, que se manifesta principalmente por meio do prurido (coceira) e lesões de pele, não tem cura.

Por conta disso, é fundamental que os tutores tenham cuidados especiais no manejo destes animais e procurem o tratamento médico mais eficiente e com os menores efeitos colaterais possíveis.

A médica veterinária Flávia Clare, da Universidade Severino Sombra e da Clínica VetCare, do Rio de Janeiro, faz oito recomendações para cães com este tipo de alergia:

  1. Banhe o seu cãozinho apenas com produtos prescritos e não utilize perfumes. Evite água muito quente e o seque em temperatura ambiente ou com secador morno a frio.

 

  1. Ao tosar, não utilize máquina. Corte os pelos com tesoura.

 

  1. Limpe o ambiente onde o animal costuma ficar com sabão ou detergente neutro e enxague abundantemente.

 

  1. Não deixar o cão em locais onde há acúmulo de poeira. Lave a caminha do animal uma vez por semana. Se possível, remova tapetes, carpetes e objetos onde o pó possa se acumular.

 

  1. Não deixe o cão por perto quando você utilizar desodorante ou perfumes.

 

  1. Controle mensalmente a infestação de ectoparasitas (pulgas, carrapatos etc).

 

  1. Evite alterações de dieta e petiscos. Consulte sempre o médico veterinário quanto a mudanças alimentares.

 

  1. Ao menor sinal de aumento da coceira ou aparecimento de lesões de pele, procure o médico veterinário.

 

 

Medicamento age na fonte da coceira e agrada tutores

Uma terapia inovadora tem contribuído de forma significativa para recuperar a saúde dos cães com dermatite atópica e outras dermatites alérgicas que causam coceira. Trata-se do Apoquel, da Zoetis, companhia líder em saúde animal. É o único tratamento desenvolvido para agir diretamente na fonte da coceira.

O medicamento tem efeito rápido e é seguro para o uso prolongado, pois tem a eficácia e a rapidez de ação dos corticoides, porém sem causar os efeitos colaterais desta categoria.

Considerando os benefícios do medicamento, 83% dos tutores que participaram da pesquisa consideram a experiência com Apoquel “excelente” ou “muito boa” e 62% afirmam que a qualidade de vida dos seus cães melhorou “extremamente”. A grande maioria dos tutores (94%) também reconhece melhorias para a própria qualidade de vida por conta da eficácia do tratamento de seus animais de estimação.

Última atualização em Seg, 23 de Outubro de 2017 12:47  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.