Período eleitoral conta com reforço no combate a notícias falsas

Iniciativas de jornalistas, empresas de comunicação, organizações sem fins lucrativos e poder público auxiliam a população a averiguar notícias das eleições

pilha de jornais
Organizações se dedicam a combater as notícias falas - "Fake News" (Foto: Divulgação)

Com o início da propaganda eleitoral das eleições de 2018, na última quinta-feira (16/8), aumenta também o volume de informações, fatos e boatos circulando na web e redes sociais. Preocupados com a força das notícias falsas, as chamadas fake news, diversas organizações dedicam-se ao combate dessa prática neste ano.

Um exemplo é o recém-lançado projeto ComProva, que reúne jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação do país para checar informações durante o período eleitoral e recebe questões por Whatsapp. O poder público também se mobilizou – a Polícia Federal e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, por exemplo, montaram equipes exclusivas para investigar e combater notícias falsas.

O fenômeno das notícias falsas não é novo, mas foi potencializado com a popularização da internet. É o que explica o professor Guilherme Carvalho, coordenador do curso de Jornalismo do Centro Universitário Internacional Uninter. “A notícia falsa existe desde que o jornalismo foi criado. Porém, o processo de comunicação de massa não é mais um monopólio dos grandes meios de comunicação, já que o cidadão comum também consegue transmitir conteúdos”, ilustra.

Durante a corrida eleitoral que elegeu Donald Trump nos Estados Unidos, em 2016, por exemplo, houve um “boom” de notícias falsas. Uma pesquisa conduzida pelo Pew Research Center no período pré-eleitoral norte-americano apontou que 64% dos adultos dos Estados Unidos acreditavam que as notícias falsas estavam deixando a população confusa a respeito de fatos básicos.

Sem boatos

No combate às notícias falsas, Carvalho afirma que a responsabilidade maior é dos jornalistas, que devem prezar pela qualidade do próprio trabalho, mas outras entidades são responsáveis – empresas midiáticas, poder público e organizações da sociedade civil. “Tem que ser feito um trabalho conjunto”, defende.

Para diferenciar uma notícia falsa da verdadeira, o professor sugere que os leitores busquem qual é a fonte da informação, comparem a mesma notícia em vários sites ou veículos jornalísticos e se questionem: quem está disseminando essa informação e com qual interesse? “O brasileiro, infelizmente, não é educado para pensar a mídia. É um processo de aprendizagem”, pontua.

A população também pode acessar sites confiáveis de checagem de fatos, como o ComProva, sugere Carvalho. Conheça outras iniciativas abaixo:

Aos Fatos

Site de checagem de fatos existente desde 2015, atua fortemente em questões de interesse público. Destaca-se pelo lançamento da Fátima, “bot” (robô) que vasculha a rede social Twitter em busca de notícias falsas e alerta os usuários que as compartilharam.

Agência Lupa

É a primeira agência dedicada exclusivamente à checagem de fatos no Brasil, derivada da Revista Piauí. Acompanha o noticiário diário de diversas áreas e publica os resultados de checagem em seu site, além de vendê-los para outros veículos de comunicação.

Projeto Truco

Pertencente à Agência Pública, iniciou o trabalho em 2014, checando as falas dos candidatos à presidência no 1º e 2º turno. Desde então, o projeto ampliou para a ampla checagem de fatos de interesse público.

Boatos.org

Criado em junho de 2013, o site reúne jornalistas que investigam a veracidade de diversos tipos de histórias, boatos, rumores e informações compartilhadas na internet. É liderado pelo jornalista Edgard Matsuki.

Fato ou Fake

Serviço recém-lançado pelo portal de notícias G1, conta com o time de jornalistas da Rede Globo para a checagem de fatos.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).  Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 200 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de 700 polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém quatro campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.

Última atualização em Seg, 20 de Agosto de 2018 15:26
 

Teatro - Chega a Curitiba a montagem “Adeus, Palhaços Mortos”

A premiada peça é baseada na obra do romeno Matei Visniec e tem direção e adaptação assinadas por José Roberto Jardim. O resultado é um espetáculo contemporâneo e provocativo que aborda o próprio fazer artístico

 

Adeus Palhaços Mortos. Foto Victor Iemini 6
“Adeus, Palhaços Mortos” chega a Curitiba no final de agosto (Foto: Divulgação)

 

Três grandes artistas circenses do passado acidentalmente se reencontram, depois de muitos anos, na antessala de uma agência de empregos. Eles sabem que só um será escolhido. Nesse dia, suas amizades, memórias, segredos, pequenezas e vilanias serão expostos, criando, dessa maneira, uma ode ao ofício do ator e uma profunda reflexão sobre os fundamentos filosóficos da carreira artística. A sala de espera desse teste de casting – que nunca acontece – revela-se um não-lugar, um limbo onde essas três figuras se veem condenadas a rever suas escolhas éticas e estéticas, num exercício infinito de reflexão sobre a resiliência do artista, a urgência da Arte e a sacralidade do ofício. Essa é a temática de “Adeus, Palhaços Mortos”, baseada no texto do romeno Matei Visniec.

 

A peça marca a consolidação da parceria artística entre a companhia “Academia de Palhaços” e o diretor José Roberto Jardim, que já trabalharam juntos em diversas ocasiões e configurações, mas que pela primeira vez se encaram como elenco e diretor. O espetáculo recebeu o prêmio Shell de Melhor Cenário, o Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Espetáculo de Grupo e o prêmio de Melhor Direção pela Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (Prêmio APTR). A montagem representou o Brasil no Festival “World Stage Design 2017” em Taipei (Taiwan) e nos Festivais Internacionais de Trabzon e Antália, ambas na Turquia.

 

A Academia de Palhaços se encontra com a obra de Matei Visniec

A Academia de Palhaços foi fundada por atores oriundos do curso de Artes Cênicas da Unicamp. Em 2018 comemora 11 anos de sua trajetória de pesquisa e produção teatral continuadas. A companhia deu início a uma investigação cênica sobre o palhaço de picadeiro brasileiro e, nos 10 espetáculos produzidos até o momento, transitou pelo universo do ator popular. Cinco desses espetáculos foram realizados sobre uma Kombi-Palco num projeto de teatro itinerante.

 

Em 2015, essa Kombi pegou fogo e teve queimados os cenários, figurinos, palco e equipamentos de som e iluminação. Diante dessa catástrofe, que reduziu anos de trabalho literalmente a cinzas, a companhia viu seu próprio fim. Dois de seus integrantes desistiram do teatro. Dispostas a seguir com o trabalho, restaram as artistas Laíza Dantas e Paula Hemsi que tiveram de lidar com o inevitável fim, assim como enfrentaram o recomeço e a mudança de ciclo. Diante da necessidade de se reinventar,convidaram o diretor José Roberto Jardim justamente no intuito de reler sua trajetória artística a partir de outras lentes. Afinal, Jardim trabalha numa perspectiva estética bastante distante da pesquisa da companhia, tendo seu olhar voltado ao teatro contemporâneo, suas performatividades (quando o ato da fala implica na realização simultânea pelo locutor), porosidades, fundamentos e raízes.

 

José Roberto Jardim respondeu ao chamado da companhia trazendo o texto “Um Trabalhinho Para Velhos Palhaços” de Matei Visniec, que trata justamente de três artistas circenses diante do fim de suas existências, de suas carreiras e da Arte. Uma metáfora perfeita para catalisar artisticamente o momento de fim/recomeço da Academia de Palhaços e seus atores.

 

Essa empreitada entre a companhia e o diretor, apoiada pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, reúne também uma premiada equipe de criadores: Tiago de Mello, o diretor musical, é um dos expoentes mais profícuos da música experimental eletroacústica do Brasil; o cenário e as vídeoprojeções ficaram a cargo do Coletivo BijaRi, um grupo de arquitetos, artistas plásticos e videomakersespecializados em instalações e mapping. Já o figurino foi criado e desenhado pelo estilista Lino Villaventura; e o visagismo é assinado por Leopoldo Pacheco. Essa equipe e suas contribuições alçaram o projeto a novos patamares. Em cena estão os atores Laíza Dantas, Paula Hemsi e Maurício Schneider.

 

O texto original de Matei Visniec conta a história de três palhaços velhos num tom de comédia do absurdo, ao melhor estilo de seu conterrâneo Eugène Ionesco. Já a adaptação assinada pelo diretor José Roberto Jardim essencializa o texto, universalizando muitas de suas questões, deixando suas contradições mais aparentes e o transformando num ácido mergulho existencial sobre o fazer artístico. A encenação potencializa ainda mais a adaptação ao reduzir elementos, apostando no minimalismo e na essencialidade, traços marcantes da assinatura de Jardim como diretor.

 

“Cada cena é um recorte num espaço-tempo descontínuo e fragmentado. São fotogramas vagando nas memórias individuais e coletivas daquela trupe circense. São vozes do passado ecoando em busca de algum sentido” diz o diretor José Roberto Jardim. O espectador, ao ser impactado pela violência dos deslocamentos espaço-temporais, é convidado a um passeio pelas questões que movem esses velhos artistas desde seu passado de glória até seu inevitável futuro. “Propusemos uma experiência sensorial que transita entre o abismo da morte e a devoção de uma vida voltada à Arte e que, portanto, mira a imortalidade”, conclui Paula Hemsi, uma das atrizes da Academia de Palhaços.

 

 

Serviço

Teatro: “Adeus, Palhaços Mortos”

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).

Data: de 31 de agosto a 02 de setembro de 2018 (sexta a domingo).

Horário: sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h.

Ingressos: vendas a partir de 25 de agosto (sábado). R$ 30 e R$ 15 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h.)

Classificação etária: 12 anos

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Última atualização em Seg, 20 de Agosto de 2018 15:29
 

Tendência - Beyoncé veste Emilio Pucci em show nos Estados Unidos

344353 817540 screen shot 2018 08 17 at 9.35.24 am web
Beyoncé veste Emilio Pucci (Foto: Divulgação)

 

Na última semana, a cantora Beyoncé apareceu poderosa vestindo Emilio Pucci durante show de sua tour americana On The Run II Tour em Columbus, Ohio. A diva usou um catsuit personalizado, feito de cristais e lantejoulas, com botas Pucci combinando.

Em 2013,  a maison italiana assinou os looks da turnê "Mrs. Carter Show", inspirados na coleção de inverno 2013 da Pucci.

Última atualização em Seg, 20 de Agosto de 2018 15:31
 

Rick & Renner lançam hoje primeira música do CD "Seguir Em Frente"

imagem release 1392313
"Seguir Em Frente" nova música da dupla Rick & Renner (Foto: Divulgação)

 

Rick & Renner oficializaram sua volta, ao vivo, no último Domingão do Faustão, do dia 12 de agosto e a nação brasileira abriu os braços para acolher os sertanejos com muito carinho e saudade. Hoje, organicamente, é a dupla mais tocada nas principais rádios do Brasil. Nesta sexta-feira, 17, eles lançam a primeira música de trabalho, uma versão repaginada da clássica “Seguir em Frente”, composta por Aranda Júnior e Peninha.

A canção pode ser ouvida nas principais plataformas streaming e nas rádios e já ganhou clipe no perfil oficial da dupla no YouTube – que inclusive está perto dos 100 mil views orgânicos. “Essa música é o carro chefe deste novo momento em nossas carreiras artísticas. A música diz muito sobre o que está acontecendo. A regravamos em uma versão completamente intimista, basicamente utilizando piano e voz. Ficou muito linda e tenho certeza de que os fãs também adoraram”, comenta Rick."O clipe também passa um ar intimista muito importante para dar cara ao projeto. Gravado com drone e todo em preto e branco, arrisco a dizer que é um dos mais bonitos da dupla", ressalta Renner. 

Além de ser o nome da primeira música de trabalho, “Seguir em Frente” é o nome da turnê, que percorrerá diversas cidades do Brasil. A tour terá também shows internacionais, entre eles Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão entre outros. “A dupla retoma as atividades de uma forma madura, consciente, mas acima de tudo a gente descobriu o que representa Rick e Renner para a música”, comenta Rick. Reconsideramos a volta graças ao carinho que recebemos dos nossos fãs, nos apoiando nesta jornada. Com certeza será um projeto que terá muito amor envolvido e claro, comprometimento sério”, detalha Rick.

Rick & Renner apresentam um CD com 18 faixas, sendo uma inédita e o restante regravações dos maiores sucessos de carreira, e tem a distribuição da Radar Records. Gravadas no estúdio Gravodisc e também no JPC, com uma releitura acústica, músicas como "Ela É Demais", "Nos Bares da Cidade", "Filha", "Só Pensando em Você", estão na lista,  a recém-lançada Seguir em Frente, e a única claro a uma música inédita: "Como Assim", de autoria do Rick. “Essa aproximação fez bem para nós, estamos muito felizes. Estamos unidos e juntos. Mal posso esperar para sentir o carinho do público novamente. E cair na estrada com meu parceiro”, completa Renner.

Link de Seguir em Frente no YouTube: https://youtu.be/v2p_vsiQkfU

 

Sobre Rick & Renner

Rick & Renner já lançou 3 DVDs, 18 CDs, realizaram mais de 15.000 apresentações e venderam mais de 15 milhões de discos. Em 25 anos de dupla se apresentaram para um público estimado em 225 milhões de pessoas, com uma média de 15 mil pessoas por show. Se consagrando como uma das maiores duplas da história da música sertaneja.

A carreira de Rick e Renner é gerenciada exclusivamente por Marquinhos Nascimentos e Victor Henrique da  Vibe Promoções Artísticas.

Rick também é compositor e produtor.

Rick também é compositor e produtor musical. Como compositor Rick, tem mais de 400 músicas gravadas por outros cantores, vários nomes de destaque da música sertaneja já interpretaram suas composições, entre eles , João Paulo & Daniel, Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Daniel, Gian & Giovani, Gino & Geno e muitos outros. Como produtor, atuou nos últimos CDs da dupla Rick & Renner e há alguns anos produz os trabalhos da dupla Gino & Geno. Também constam no seu curriculum os álbuns Difícil Não Falar de Amor do cantor Daniel, Sou Eu da dupla Hugo & Tiago, dentre outros. 

SEGUIR EM FRENTE  (Aranda Júnior / Peninha)

Vou seguir em frente
Vou tentar mais uma vez
Nada foi em vão
Perder você foi solução
Já dei liberdade
Pro meu coração voar
E de novo a luta
E outra vez se apaixonar
Fui abandonado

Muito mais que uma vez
Estou calejado
Acho que me acostumei
Todo desprezado
Sempre aprendi uma lição
Sou especialista
Em viver na solidão

Amanhã
Semana que vem
Ou mês que vem,quem sabe?
Me encontrar
Eu vou encontrar
Um amor de verdade
Um alguém
Que queira alguém
Desse meu jeito assim
Que vai me dar valor
(que vai me dar valor)
Que vai gostar de mim.
Amanhã
Semana que vem


Ou mês que vem,quem sabe?
Vou ganhar
O meu pedacinho de felicidade
Um alguém
Que queira alguém
Desse meu jeito assim
Que vai me adorar
(que vai me adorar)
Que vai me dar amor
Que vai cuidar de mim.

Fui abandonado
Muito mais que uma vez
Estou calejado
Acho que me acostumei
Todo desprezado
Sempre aprendi uma lição
Sou especialista
Em viver na solidão

Última atualização em Sex, 17 de Agosto de 2018 21:12
 

Trio ELF e Marco Lobo se apresentam no Rause Batel - Espaço Thá

Curitibana Iria Braga fará participação especial

IMG 20180809 WA0000

 

Dia 19 de agosto, domingo, a partir das 19h, o Rause Batel recebe pela primeira vez em Curitiba, o cantor Marcos Lobo e o Trio Elf. A reunião promete clássicos da MPB como: Fé Cega Faca Amolada, Amor de Indio, Canto das Três Raças e Clube da Esquina em versões que misturam a percussão brasileira ao jazz e sons como Drum´n Bass, Dubstep e Hip Hop.

A apresentação ainda conta com a participação especial da cantora curitibana Iria Braga.  O couvert artístico custa R$ 20, sendo pago na hora. É possível fazer reservas pelo telefone (41) 99941-0363.

O Rause Batel está localizado no Espaço Thá, que fica na Avenida Nossa Senhora Aparecida, número 48, e segue o mesmo conceito da primeira unidade da casa, inaugurada em 2011 na Alameda Doutor Carlos de Carvalho.

SERVIÇO

Quando: 19/08/2018, às 19:00h

Onde: Rause Batel dentro do Espaço Thá - Avenida Nossa Senhora Aparecida, 48

Valor: R$ 20,00 couvert artístico

Pontos de Venda: Ginger Bar

Rause Café + Vinho (Carlos de Carvalho)

Rause Batel

Última atualização em Sex, 17 de Agosto de 2018 21:02
 

Mariana Junqueira investe em bolos e doces para o mundo corporativo

WhatsApp Image 2018 08 14 at 11.03.25Designer desenvolve produtos exclusivos para atender aos paladares
mais exigentes (Foto: Divulgaçaõ)

 

 

 

Referência na confeitaria entre celebridades, a Cake Designer Mariana Junqueira amplia os horizontes e desenvolve doces exclusivos para eventos corporativos.

 

A advogada, que descobriu na confeitaria a realização pessoal e profissional investe constantemente em pesquisas e especializações para apresentar aos clientes sugestões inovadoras que atendam os paladares mais exigentes. Em 2018, os sinetes fazem sucesso e são tendência.

 

“Oferecer doces gourmet com a logomarca em eventos do universo corporativo é uma maneira de reforçar a lembrança da empresa entre os presentes e também cativar o público que recebe como mimo uma caixa de bombons exclusivos, por exemplo”, explica Mariana.

 

O Ateliê, localizado na Vila Olímpia, em São Paulo, conta com aproximadamente dez funcionários que diariamente produzem bolos e doces artesanais decorados em mais de 30 opções de sabores e combinações personalizados.

 

O trabalho desenvolvido por Mariana Junqueira atende a um público bastante seleto e exigente de empresários, personalidades, formadores de opinião, entre outros, diferenciado pela qualidade, sabor e criatividade sempre surpreendentes.

 

Sobre Mariana Junqueira

Mariana Junqueira nasceu na cidade de Barretos, Estado de SP, estudou direito e, apesar de ter sido aprovada na OAB/SP, nunca pretendeu exercer a advocacia. Depois de uma temporada em Londres, onde descobriu e aprimorou o seu verdadeiro talento – a confeitaria. A partir de eventos entre amigos, em que Mariana elaborava doces e bolos temáticos, a Cake Designer investiu na montagem de uma cozinha industrial e um escritório para receber os clientes – com isso surgiu o “Ateliê Mariana Junqueira”, localizado na Vila Olímpia, em São Paulo. O Ateliê atende apenas pedidos sob encomenda para a criação de doces gourmet e bolos decorados em pasta americana para festas, casamentos e eventos corporativos.

 

Ateliê Mariana Junqueira

R. Alvorada, 318 - Vila Olímpia, São Paulo

Tel: (11) 3044-6274

Facebook: @marianafjunqueira

Instagram: @marianafrancojunqueira

Última atualização em Sex, 17 de Agosto de 2018 20:00
 


Página 7 de 63
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.