Hiperatividade: parece, mas não é!

Problemas na escola, agitação exagerada, dificuldade de concentração e de socialização com outras crianças. Para muitos pais, esses comportamentos apontam diretamente para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), uma doença banalizada, mas que atinge apenas 4% dos pequenos no Brasil.

“O problema é acreditar que um comportamento isolado seja, automaticamente, sinônimo da hiperatividade e do déficit de atenção”, explica a médica especializada em psiquiatria Beatriz Rosa – que atende crianças no hospital Santa Marcelina, em São Paulo, e possui um consultório em Curitiba. “Esse distúrbio contempla uma série de fatores que impactam vários aspectos da vida desse paciente”, destaca.

Segundo ela, para diagnosticar o transtorno, é necessário envolver uma equipe multidisciplinar para entender exatamente o que aquela criança está sentindo e pelo o que ela está passando no momento dos sintomas. “As crianças são um livro em branco. Nós é que escrevemos nesse livro. Estigmatizá-las como hiperativas não é positivo, ainda mais quando não se tem certeza desse diagnóstico”, ressalta a especialista.

Abaixo, ela lista quatro sintomas que podem ser confundidos com o TDAH, mas que na verdade podem ter outras causas. Confira:

Mau desempenho escolar – Talvez o sintoma mais “popular” para que os pais acreditem que o filho sofre de hiperatividade e déficit de atenção. Mas que, na verdade, pode estar disfarçado de outros problemas. “O mais importante é perceber se os problemas que ocorrem na escola se repetem em outros ambientes – algo característico do TDAH”, explica Beatriz.

“Se a criança é agitada e até violenta na escola, talvez seja por um ambiente agressivo e opressor que ela convive em casa, por exemplo. Nesse caso, o tratamento é completamente diferente, pois não estamos falando de um distúrbio mental, mas sim comportamental”, destaca.

Agitação – “Muitos pais já me pediram para receitar Ritalina simplesmente para acalmar seus filhos, sem um diagnóstico prévio. Isso é grave, porque estamos falando de uma medicação que, se mal usada, pode ocasionar problemas mentais irreversíveis”, conta a especialista. Segundo ela, é preciso saber diferenciar impulsividade e a agitação normal dessa idade. “Crianças são naturalmente agitadas. Elas querem conhecer o mundo, cada detalhe, e tem energia de sobra pra isso. Mesmo assim, elas são muito diferentes daquelas que são hiperativas, com comportamento impulsivo, sem conseguir controlar seus atos. A criança que sofre com TDAH simplesmente não consegue “parar” para assistir TV, ouvir uma história ou jogar um jogo. É aí que os pais conseguem diferenciar os sintomas”, explica.

Falta de concentração – Você fala uma, duas, três vezes a mesma coisa e seu filho não consegue compreender? Isso não significa, necessariamente, que ele sofra de TDAH. “Uma criança que sofreu ou sofre com um trauma muito grande em sua vida – perda de um ente-querido, de um bichinho de estimação, bulying na escola, etc – pode desenvolver sintomas como a dificuldade de concentração, além de timidez e desatenção, que são sinais da criança pedindo ajuda. Por isso é importante não diagnosticarmos por conta própria e assim estigmatizar ela com uma doença, porque isso pode agravar ainda mais o quadro do paciente, que se sente mal e até com vergonha por possuir tal doença”, ressalta Beatriz.

Dificuldade de socialização – “As crianças que sofrem de TDAH realmente têm uma dificuldade maior para se enturmar, porque não conseguem parar quietas ou prestar atenção na orientação de uma brincadeira. Mas, às vezes, essa dificuldade está relacionada a outros aspectos, como bullying e outros distúrbios, como ansiedade e depressão, que também podem atingir as crianças”, explica a doutora. “É necessário fazer uma análise em todos os aspectos da vida da criança para entender o que ela está passando naquele momento. Às vezes, um pequeno detalhe é a chave para o diagnóstico”, ressalta.

 

Acontece Curitiba de cara nova dia 6 de março

Aê estrelinhas..

Dia 6 de março o Acontece Curitiba começa com novos quadros,novos participantes e nova cara.

Vem ai "Tô na pista" com Vall  Santos ,

"No salto com Jô Andrade", "Acontece na Boca Maldita" com o jornalista Luiz Augusto Juk,Move Dance,Rita Vaz com suas criticas de cinema e muito mais tudo isso com a direção de Ana Claudia Justino e a apresentação de Claudia Cozzella.

Estamos em movimento.

Acontecendo.

Aconteca conosco.

Patrocine e apoie a cultura.

Acontece Curitiba.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

TV transamerica - canal 59

 

Última atualização em Sex, 24 de Fevereiro de 2017 14:03
 

Site do Hospital Angelina Caron está de cara nova

A página está mais moderna e interativa. A mudança foi feita pela Agência Familie

 

site angelina caron

 

A página do Hospital Angelina Caron na internet foi reformulada. O site www.hospitalangelinacaron.org.br está mais moderno e agora funciona também como um canal onde pacientes, familiares e colaboradores podem encontrar informações com maior agilidade e clareza. O site também serve para divulgar os projetos do hospital.

 

A nova página foi desenvolvida pela Agência Familie. Além do site institucional, a empresa trabalhou no site de projetos www.multipliquesorrisos.com.br, no Blogwww.hospitalangelinacaron.org.br/artigos/blog e no cartão de benefícios Caron +, que funcionará como uma espécie de clube de vantagens, onde os associados contribuem com o hospital e recebem benefícios.

 

O novo layout serviu para reorganizar as informações contidas no site, criar um canal de comunicação (blog) do hospital com o público, facilitar o acesso das informações que as pessoas procuram (contato, especialidades e etc). Além disso, foi feita uma reformulação na arquitetura da informação, melhorando a distribuição e organização dos conteúdos. Hoje, ele é apto a atender pacientes do país inteiro nas mais diversas plataformas (mobile, pc e etc).

 

As mudanças no site impactaram também nas redes sociais, que foram adaptadas à nova comunicação, a fim de apresentar conformidade entre os canais. A linguagem também foi atualizada, mantendo o mesmo tom, para que os usuários se identifiquem, estando no site ou nas redes sociais.

 

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 350 mil pacientes de todo o país, dos quais 95% pertencem ao SUS. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa. O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 250 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos.Mais informações no site http://www.hospitalangelinacaron.com.br/

 

Leia também

Aprender para o futuro

É bom demais participar das promoções do Acontece Curitiba

Óticas Ipanema – Empreendimento compromissado com o cliente

 

Editora mantém projeto gráfico de clássico lançado em 1876

Tom Sawyer pintando 3Autor:  Mark Twain | Editora: Via Leitura | Preço: R$ 41,00

Mark Twain, escritor e humorista norte americano, consagrou-se gênio com a obra As aventuras de Tom Sawyer, relançada neste mês pela Via Leitura, selo da Edipro. A editora primou pelo cuidado em manter o projeto gráfico com as ilustrações da versão original.

O livro é um despretensioso romance clássico, que revolucionou ao fortalecer a voz das comunidades sulistas dos Estados Unidos com os personagens icônicos Huck, Jim e o próprio Tom.

O autor narra a história de Tom Sawyer, um jovem órfão, que vive com o irmão mais novo, Sid, na casa da tia Polly. A intenção da obra é divertir o leitor com as artimanhas do protagonista que só quer matar aula, fugir do trabalho e ser, um dia, um grande pirata. Castigado pela tia que o obriga a caiar a cerca, Tom engana os colegas para escapar da tarefa. As fugas para se divertir no rio são constantes.

O personagem é extremamente preguiçoso e não quer fazer esforço algum – a não ser para flertar com Becky, menina por quem é apaixonado. Porém, no dia que ele e seu amigo, Huck, presenciam um assassinato, bastante coisa muda. Este fato, além de causar uma reviravolta emocional na dupla, faz com que eles fiquem famosos no vilarejo em que vivem.

Às margens do Mississipi, as aventuras do garoto-problema acontecem um pouco antes da Guerra Civil Americana, no século XIX. Retrata com uma boa dose de humor e romance a realidade nas comunidades escravocratas.

O personagem encara todos os conflitos desta época com um misto de ingenuidade, inerente à infância, e sagacidade de um adolescente que pensa que sabe de tudo.

Por instigar a imaginação e fazê-la parte imprescindível do desenvolvimento do ser humano, As Aventuras de Tom Sawyer desperta em muitas gerações o universo infantil adormecido em todos nós.

Sobre o autor: Mark Twain cresceu na pequena cidade de Hannibal, às margens do rio Missouri. Críticos apontam que o local e seus habitantes teriam servidor de inspiração para o vilarejo de São Petersburgo, cenário de seus romances As aventuras de Tom Sawyer e As aventuras de Huckleberry Finn, que alçaram o autor ao posto patamar de um dos maiores expoentes da literatura norte-americana. Nascido Samuel Langhorne Clemens (em 1835), adotou um termo náutico – mark twain (“marca dois”) – como pseudônimo e chegou a trabalhar como piloto de barco a vapor no Mississippi antes de iniciar carreira como repórter, escritor e palestrante. Em vida, publicou 28 livros, além de inúmeros contos e histórias curtas. O ano que veio ao mundo foi o mesmo da passagem do cometa Halley pela próximo à Terra, o que voltaria a acontecer só 74 anos depois. Em 1909, escreveu: “Será a maior decepção da minha vida se eu não for embora com o cometa”. O escritor morreria poucos meses depois após o evento, em abril de 1910.

Leia também
Um Homem Invisível
Novo Colunista - Ademilar
Show | Elza Soares

Última atualização em Seg, 09 de Janeiro de 2017 15:59
 

Papai Noel chega ao Largo Curitiba com trupe circense

trupe ursinhos

 

Ursos animatrônicos estão por toda parte no Shopping Curitiba: são músicos na orquestra, natalina, malabaristas, bailarinos, trapezistas e equilibristas. O “Circo do Noel”já está montado desde o dia 04 de novembro para encantar toda a família. O Bom Velhinho vai  conversar e tirar fotos com os pequenos e, como já é tradição, com os animais de estimação também, até o dia 24, véspera do Natal.

 

ShoppingCuritiba Natal2016 fotoPriscillaFiedler 102a

 

Neste ano o Shopping Curitiba uniu a magia do circo à do Natal e enfeitou todo o espaço com elementos que remetem aos dois temas. “Chegamos a uma das datas mais esperadas do ano, preparamos um espetáculo circense e esperamos que todos, curitibanos e turistas, se sintam dentro de um mundo mágico ao entrarem no shopping”, comenta Bianca Gonçalves, coordenadora de marketing do shopping.

 

Natal no picadeiro

Carrossel, coreto, muito vermelho e dourado dão ao cliente a sensação de estar dentro do circo. A árvore de Natal de sete metros sustentada pelo coreto, e ursos trapezistas enfeitam o vão central. A banda toca músicas natalinas de 15 em 15 minutos; o trono do Papai Noel fica dentro de uma tenda, delimitado por cortinas e com iluminação especial, e a fachada totalmente iluminada vai surpreender quem passar pela rua.

 

ShoppingCuritiba Natal2016 fotoPriscillaFiedler 43

 

Tecnologia e inovação

Projeções na parede do Largo Curitiba vão contar a história de uma trupe de circo que busca o Papai Noel no Polo Norte e o traz para o Shopping Curitiba. A trilha sonora e as imagens vão emocionar os espectadores. As exibições estão marcadas para os dias 02, 03, 04, 09, 10, 11, 16, 17 e 18 de dezembro, às 20h e às 21h. A entrada é gratuita e aberta ao público. O personagem estará no Largo no Largo Curitiba, piso L2, todos os dias até o Natal. Do dia 20/11 a 02/12, das 13h às 20h, no dia 03/12, das 12h às 22h, do dia 12/12 ao dia 23/12, das 12h às 23h e no dia 24/12, das 10h às 18h.

 

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2300, Curitiba (PR)

(41) 3026-1000

www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

 

Leia também

Curitiba celebra o natal do Bradesco

Curitiba sedia primeira Robocup Opet

Neste final de semana Balsa Nova vai sediar Final do Campeonato Paranaense de Velocross

Última atualização em Sex, 25 de Novembro de 2016 14:46
 

Faculdades oferecem bolsas de estudo exclusivas

Campanha Matrícula Antecipada do Quero Bolsa garante as melhores oportunidades do semestre
 
Ensino Superior Bolsas de EstudoFoto: opanorama

O Quero Bolsa, site que oferece bolsas de estudos para mais de 750 faculdades parceiras em todo o Brasil, está com inscrições abertas para a campanha de Matrícula Antecipada do primeiro semestre de 2017. São mais de10 mil vagas em faculdades de todo o Brasil, e os descontos podem chegar a até 75%. Os interessados podem se inscrever no site até o dia 8 de janeiro.

 

Durante a campanha, realizada pelo Quero Bolsa em todos os semestres, as faculdades participantes garantem as melhores bolsas de estudos para os alunos que se planejarem e anteciparem suas matrículas. “Em 2016, mais de 9 mil alunos se beneficiaram com as bolsas especiais da Matrícula Antecipada e agora, para o primeiro semestre de 2017, esperamos agraciar cerca de20 mil alunos com a campanha”, comemora Bernardo de Pádua, Fundador do Quero Bolsa.

 

O programa é voltado para pessoas que desejam iniciar uma faculdade e estão em busca de uma oportunidade para pagar menos nas mensalidades. As vagas são para cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e de educação a distância (EAD) e os descontos especiais da Matrícula Antecipada são válidos para as faculdades parceiras destacadas no site.

 

subir

 

Os interessados devem fazer a inscrição para o curso de interesse no site do Quero Bolsa até o dia 8 de janeiro e pagar a pré-matrícula para garantir o desconto. Não é necessário comprovar renda nem ter feito Enem. Algumas instituições têm as datas de inscrição diferentes, por isso o aluno deve ficar atento ao prazo limite da Matrícula Antecipada na faculdade escolhida.

 

Para mais informações, basta entrar em contato com a Central de atendimento no 0800 666 1010, de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h (horário de Brasília).

Sobre o Quero Bolsa

O Quero Bolsa é um site de comparação de faculdades onde é possível encontrar informações sobre cursos, instituições de ensino, comparar preços e ainda conseguir bolsas de estudo para mais de 750 faculdades parceiras. O site é administrado pela Quero Educação, empresa especializada em marketing educacional, que oferece ao mercado soluções para que universidades maximizem seus resultados e estudantes encontrem as melhores opções de estudos.

 

Leia também
Projeto Anjinhos da Rua

Quase tudo é risível | Primeiro romance de Cristina Bresser

Bruno & Marrone e Chitãozinho & Xororó trazem a Curitiba o show “Clássico”

 
Última atualização em Qui, 17 de Novembro de 2016 14:26
 


Página 1 de 22
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.