Exame | Novembro Azul contra o câncer de próstata

homemFoto: gastro.com

É cada vez mais notável o número de homens que se preocupam com a aparência. Com a barba sempre bem feita, eles estão atentos aos cabelos, às sobrancelhas e até ao bronzeado. Mas porque não dedicar-se com o mesmo capricho à saúde?

Segundo a última pesquisa do Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por motivo de preconceito e vergonha, 60% dos pacientes do sexo masculino só procuram tratamento quando a doença está em estágio avançado. Porém, o diagnóstico tardio pode agravar a situação da doença.

Para incentivar os homens a se prevenirem e a realizarem visitas constantes ao consultório foi criado o Novembro Azul. O mês é dedicado à luta contra o câncer de próstata. Só no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 61 mil casos da doença para 2016, sendo que é o segundo tipo de câncer o mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

De acordo com o Dr. Alexandre Fonseca, médico oncologista da Oncomed BH, a doença muitas vezes não apresenta sintomas em suas fases iniciais. Podem aparecer também sintomas como alterações urinárias (aumento da frequência urinária, gotejamento urinário, retenção urinária, etc) ou mesmo sintomas relacionados à doença à distância (fadiga, dor óssea, etc).

A sociedade brasileira de Urologia recomenda que o exame de toque retal associado ao exame de sangue (PSA) seja realizado a partir dos 50 anos, e para pacientes de alto risco (histórico familiar, afrodescendentes e mutações reconhecidamente de risco) a partir de 45 anos de idade.

cancer proFoto: miradaprofesional

Os pacientes que apresentarem no sangue aumento do antígeno prostático específico (PSA em inglês) e/ou alteração no toque retal são candidatos à realização de ultrassonografia transretal com biópsia da próstata para verificar a presença da doença.  É muito importante ressaltar que os riscos e benefícios do rastreamento sejam discutidos individualmente entre o médico e o paciente, considerando também que muitos casos de câncer de próstata diagnosticados tem comportamento indolente, e talvez muitos desses pacientes nem precise de tratamento imediato para a doença.  Além disso, em pacientes com idade maior que 75 anos e/ou expectativa de vida menor que 10 anos a realização dos exames de rastreamento não é recomendada de uma forma geral, pelo baixo potencial de impacto positivo com esses exames para esta população.

“O Novembro Azul ajuda a esclarecer e desmistificar essa doença, o que é muito importante, além de permitir que o paciente visite o médico para averiguar como está o seu estado de saúde geral”, finaliza o oncologista.

 Sobre a Oncomed

A Oncomed-BH, clínica especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas, foi fundada em 1994, em Belo Horizonte. Desde então, realiza um trabalho que envolve cuidados diferenciados e tratamento humanizado a todos os pacientes. São especialistas em oncologia, hematologia, nutrição, clínica da dor, psicologia e cardiologia, além de uma equipe de suporte que realiza um acompanhamento efetivo na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.

 

Leia também
Novo site | Instituto Quimioterapia e Beleza
Tributo argentino aos Bee Gees com novo show
Espetáculo “Juca Chaves em ritmo de Lava Jato”

Última atualização em Ter, 08 de Novembro de 2016 15:34  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.