Anvisa quer mudar regras da rotulagem

rotulo 510
Rótulos de alimentos prometem mais garantia
de escolha com mais informação. (Foto: Internet)

 

 

 

Alimentos ricos em sódio, açúcares, gorduras saturadas e outros nutrientes críticos à saúde em breve vão ter de trazer essas informações estampadas em seus rótulos em forma de alerta ao consumidor. As mudanças nesse sentido foram sinalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e têm como objetivo garantir uma escolha mais informada na hora da compra.

Com o aumento do nível de informação, espera-se que o brasileiro passe a optar por alimentos realmente mais saudáveis e bons para a saúde. "Informação é fundamental para o consumidor. Sem isso, muitas vezes, ele acaba fazendo escolhas que não são adequadas. Quanto mais informação para a população, mais escolhas saudáveis ela poderá fazer", avalia o endocrinologista fundador do Centro de Diabetes Curitiba e diretor da Unimed Laboratório, Mauro Scharf.

Problemas e soluções

De forma geral, as embalagens dos alimentos no Brasil escondem as tabelas nutricionais e destacam apenas os aspectos positivos do alimento, mascarando os negativos. Além disso, não existe uma padronização em relação às porções usadas como referência e essas, geralmente, não refletem a quantidade consumida.

Esses problemas e os novos modelos de rotulagem sugeridos estão no Relatório Preliminar de Análise de Impacto Regulatório de Rotulagem Nutricional – aprovado no fim de maio pela Anvisa. O documento está aberto ao público na página da agência, que também abriu um processo de consulta pública – espécie de pesquisa sobre o tema, que ajudará na elaboração do texto final da regulamentação e que deve ser encerrado ainda esta semana.

Entre as propostas de mudanças nos rótulos já apresentadas pela Anvisa, a que deverá ter mais impacto visual é a adoção de uma rotulagem nutricional complementar que informe o alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas ou sódio. A informação deverá vir estampada na frente da embalagem, em modelo a ser definido pela Agência.

A base para o cálculo dos nutrientes também passará a ser padronizada: 100g para sólidos e 100ml para líquidos. Essa padronização das porções facilitará a comparação entre os alimentos e evitará que os nutrientes ruins sejam mascarados. Além disso, a definição do que é alto teor de um nutriente ruim passará a ser a definida pela Anvisa com base nessa porção.

Scharf elogia as propostas, mas ressalta a necessidade de as mudanças virem acompanhadas de uma campanha de educação nutricional para a população. "Eu só posso ver essas propostas de mudanças com bons olhos. Mas é preciso que isso venha acompanhado de uma ampla campanha de educação de esclarecimento que possa atingir o consumidor, diz.

A Anvisa faz a seguinte classificação para nutrientes de baixa qualidade:
- Alto teor de açúcares adicionados:
10g para sólidos
5g para líquidos
- Gorduras saturadas: 
4g para sólidos
2g para líquidos
- Sódio:
400mg para sólidos
200mg para líquidos
*Valores para cada 100g ou 100ml de alimento.

Principais modelos de alerta nas embalagens, que estão em discussão: 

 

7DuZ4dABF0473Fonte: Relatório Preliminar de Análise de Impacto de Regulatório de Rotulagem Nutricional/Anvisa

 

 

Sobre a Unimed Laboratório
A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed. A Megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. Mais informações no site www.unimedlab.com.br/.

Última atualização em Seg, 09 de Julho de 2018 14:06
 

Campanha da C&A #VistaAMudança

Fernanda Paes Leme
Fernanda Paes Leme posa para a campanha #VistaAMudança (Foto: Divulgação)

 

 

Este ano, a C&A lançou no Brasil o #VistaAMudança, movimento global em prol da construção de uma moda com impacto positivo, e nesta semana, apresentou um videoclipe pensado especialmente para inspirar o público e fomentar a reflexão sobre o assunto. A empresa escalou a cantora, compositora e multi-instrumentista Mahmundi, considerada um expoente da cena indie-pop nacional, para compor a trilha que embala o vídeo.

Para dar ainda mais voz à iniciativa, a C&A também convidou um grupo de celebridades e influencers, como a atriz Fernanda Paes Leme, o casal Jade Seba e Bruno Guedes, a modelo Monica Benini, o apresentador Caio Braz e a consultora de marketing e idealizadora do Projeto Gaveta, Giovanna Nader, que já estão "vestindo a mudança" proposta pela gigante varejista em suas redes sociais. Em seus respectivos perfis, eles aparecem usando a t-shirt de algodão mais sustentável lançada pela marca para celebrar a chegada do #VistaAMudança no país.

monica benini
Monica Benini, mulher do músico Junior Lima, também faz parte
da campanha da C&A (Foto: Divulgação)

 

Caio Braz

Caio Braz para a capanha da C&A (Foto: Divulgação)

 

Jade Seba
A influencer Jade Seba com a camiseta da campanha #VistaAMudança (Foto: Divulgação)

 

Sobre a C&A

A C&A, uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir, entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas com si mesmas e com o mundo à sua volta. Acredita em uma moda democrática, moderna e contagiante. Uma expressão única de cada um. Uma moda, sobretudo ética e sustentável, onde cada elo da cadeia é parte essencial na produção desta expressão de nossos consumidores. Movidos por essa crença, pensamos lojas, redes sociais e e-commerce em uma dinâmica construída para facilitar o diálogo das pessoas com a marca e seu acesso aos nossos produtos. Fundada em 1841, pelos irmãos Clemens e August, na Holanda, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a primeira das atuais 276 lojas. #C&A #moderna #jovem #colorida #dinâmica. Te convidamos a conhecer mais sobre a C&A em saladeimprensa.cea.com.br.

Acompanhe a C&A 

Site: www.cea.com.br
Facebook: www.facebook.com/ceabrasil
Twitter: @cea_brasil
Instagram: cea_brasil
YouTube: www.youtube.com/cea

Última atualização em Qua, 04 de Julho de 2018 18:20
 

Mercado - Consumo de alimentos saudáveis

Itens mais procurados pelos consumidores, como frutas, legumes e verduras, podem gerar um crescimento de 10% ao ano

 

e4f3bcc61e1b19773b461e8b6b90bf35 medium
Itens mais procurados pelos consumidores podem gerar um crescimento de 10%

 

 

O hábito de vida da população brasileira mudou muito nos últimos anos. A procura por uma alimentação mais saudável, a prática de esportes e uma rotina equilibrada são pontos em destaque. Segundo estudo feito pela Mckinsey&Co, da Europa, a venda de FLVs (frutas, legumes e verduras) pode incrementar em até 10% as vendas anuais, inclusive em mercados com baixo crescimento da economia.

O brasileiro busca cada vez mais a receita para a longevidade e, consequentemente, a demanda por produtos frescos cresce significativamente. Assim, aquilo que talvez era apenas um complemento de sortimento para o varejo, passa a ser uma categoria de relevância. “O investimento nesse setor tem uma característica singular, permitindo um aumento no trafego das lojas”, explica Prof. Claudio Felisoni, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR).

Essa tendência indica que os consumidores passaram a valorizar mais a qualidade dos produtos. A pesquisa europeia obteve uma base aprofundada sobre a qualidade percebida de frutas e vegetais vendidos por varejistas de alimentos nos países consultados (França, Alemanha, Suíça e Reino Unido). “Os produtos industrializados que estão nas prateleiras não permitem diferenciação, essa distinção vem exatamente do campo, dos produtos agrícolas. O estudo mostra que na Europa, onde foi realizado, há espaço para um grande desenvolvimento neste setor. E se existe esse grande potencial no mercado europeu, imagina aqui no Brasil”, complementa Felisoni.


Sobre o IBEVAR
O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA e da Academia de Varejo que auxiliam na construção de conhecimento dos associados.
www.ibevar.org.br

Última atualização em Seg, 02 de Julho de 2018 23:55
 

Artista parisiense é atração no MON

Com apoio do Circuito Cultural Ademilar, programação do Museu contempla atrações para todos os gostos

 

full15150 1528311427

Exposição de Júlia Kater no MON

 

O Museu Oscar Niemeyer inaugurou a mostra Breu, de Júlia Kater, composta por desenhos, textos, recortes e um vídeo que dá nome à exposição. Na instalação “Desenhos Livres sobre Temas Impostos”, Júlia une seu trabalho de artista com o de pedagoga e provoca questões relacionadas ao desenho alfabetizado.

A artista nasceu em Paris, mas atualmente vive em São Paulo e trabalha com instalações, desenhos, vídeos e fotografias. A mostra fica em cartaz até o dia 16 de setembro, na sala 6 do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico.

Além dessa exposição, o Museu segue com extensa programação durante o mês de julho. Esse ano, o calendário do museu faz parte do Circuito Cultural Ademilar, que integra uma série de atividades ligadas a diferentes manifestações culturais em Curitiba.

A participação da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário acontece por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Para Tatiana Reichmann, diretora-superintendente da empresa, esta é uma forma de presentear a comunidade, oferecendo uma contrapartida social. “Este é o segundo ano que investimos, via renúncia fiscal, em uma série de projetos que valorizam a arte e a cultura do nosso País. Para nós é muito importante apoiar a viabilização do calendário do MON, que é uma referência para as artes visuais, além de podermos apoiar outros projetos tão importantes para a cena local”, destaca.

685170wIuCPLrY
Exposição no MON

Outras exposições em cartaz no mês de julho:

“Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”

A exposição é a primeira realizada com peças da coleção de obras asiáticas doadas pelo diplomata Fausto Godoy ao MON. A mostra traz um recorte de 200 obras entre as três mil que compõem a coleção. Peças raras, de forte conteúdo simbólico, representam o cotidiano arcaico ou contemporâneo de civilizações asiáticas. China, Japão, Índia, Laos, Butão, Irã, Afeganistão e Vietnã são alguns dos países de origem das peças.

Luz  Matéria

Apresenta uma seleção de obras do acervo do MON, buscando aquelas que têm como ponto comum a luz de um lado e, de outro, a materialidade. Embora aparentemente divergentes, diametralmente opostas, até convém lembrar que, para a física, estão muito mais próximas do que se pensa.

“Diálogo Design: Polônia Brasil”

A exposição reúne cartazes históricos e contemporâneos. Apresenta ícones do design polonês e brasileiro, estabelecendo uma justaposição entre design de produtos e design gráfico. Os cartazes históricos são exemplos de obras antigas usadas para a promoção da Polônia no exterior. Os designers gráficos contemporâneos desenvolveram cartazes sobre seus respectivos países, inspirados nos trabalhos dos seus predecessores. Há, também, produtos industriais contemporâneos considerados icônicos para o design da Polônia e do Brasil.

“Paisagens Construídas”

Hoje, toda paisagem é construída, toda natureza é modificada, domada. É o que a arte nos demonstra. Marlos Bakker descobriu nas redes sociais uma imensa comunidade que cultua não o céu, mas os aviões. Artur Lescher inventou um rio com a lógica das máquinas, como os pobres rios que escoam em hidroelétricas. Gisela Motta & Leandro Lima soltaram um raio no Olho. Um raio doméstico, portátil. Venha curtir a paisagem.

Serviço:

Exposições no Museu Oscar Niemeyer - julho

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h

Local: Museu Oscar Niemeyer, Rua Marechal Hermes, 999, Curitiba, Paraná

Valor do ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Última atualização em Qui, 28 de Junho de 2018 10:34
 

Shoppings de Curitiba em horário especial

Shopping Curitiba Crédito Priscilla Fiedler
Shopping Curitiba e Estação em horário especial para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação)

 

Nesta quarta-feira (27), os shoppings Curitiba e Estação têm horário de funcionamento especial, devido ao jogo do Brasil. Os shoppings abrem normalmente as 10h e fecham às 14h30. A reabertura acontece meia hora após o fim da partida, às 17h30.

Já o Shopping Mueller está funcionando em horário diferenciado nos dias de Jogos da Seleção Brasileira, durante a 1ª fase da Copa do Mundo. Confira o horário especial para o próximo jogo, que acontecerá nesta quarta-feira (27 de junho).

3º Jogo – 27 de junho de 2018 (quarta-feira – 15h – Brasil X Sérvia):

Espaços de alimentação e lazer: abertura às 10h. Fecharão às 14h30 e retornarão com as atividades no horário de 17h15 até às 22h

2018Nenad ShoppingMueller 0817 EditarAlta ok
Shopping Mueller abre em hotário especial para o jogo do Brasil (Foto: Crédito Priscilla Fiedler)

  • Demais lojas e espaços comerciais: abertura às 10h. Fecharão às 14h30 e retornarão com as atividades no horário de 17h15 até às 22h

* O Shopping Mueller ficará fechado ao público durante a transmissão desses jogos.

*O horário de atendimento da Cinemark deve ser consultado no site www.cinemark.com.br. E o horário de funcionamento da Academia Blue Fit através do site www.bluefit.com.br.

* Caso a Seleção Brasileira seja classificada para as próximas fases, serão divulgados, na sequência, os horários de atendimento do Shopping Mueller nas respectivas datas dos jogos. 

 

Shopping Mueller

Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico

Informações:http://www.shoppingmueller.com.br/

Facebook:
http://www.facebook.com/MuellerCtba

Twitter:twitter.com/muellercwb

Instagram: @muellercwb

 

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300.

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

 

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

www.shoppingestacao.com.br

@shoppingestacao |www.facebook.com/ShoppingEstacao

Última atualização em Ter, 26 de Junho de 2018 10:51
 

Do Jeito Que Elas Querem

do jeito que elas querem 001
Do Jeito Que Elas Querem (Foto: Divulgação)

 

 

Filmes que abordam assuntos relacionados a terceira idade, estão aparecendo cada vez mais nas telas dos cinemas e são extremamente bem-vindos, pois tratam de um tema rico e normalmente recheado de bom humor.

 

E é com essa temática que “Do Jeito Que Elas Querem” chega aos cinemas, com um roteiro bem escrito, excelentes atuações e muito humor.

 

Na história conhecemos quatro amigas que são bem-sucedidas em suas profissões, tem suas famílias, estão na terceira idade e juntas formam um clube do livro. São elas:

Diane (Diane Keaton) que ficou viúva há pouco mais de um ano e está aprendendo a viver com sua nova realidade, além de ter que lidar com suas duas filhas que a tratam como uma idosa dependente, sendo que ela não é.

 

 

Vivian (Jane Fonda) que construiu um império, é solteira e segue à risca seu lema de nunca dormir com os homens que sai, ela transa, mas não dorme (literalmente) com eles.

 

Carol (Mary Steenburgen) que tem um casamento sólido e amoroso, porém, está em um momento onde o sexo ficou em segundo ou terceiro plano.

 

E Sharon (Candice Bergen) que se separou há muitos anos e ainda não entende como seu ex a trocou por uma mulher bem mais jovem que ela e o próprio ex.

 

Além da antiga e sólida amizade, e dos problemas de relacionamento, elas têm a paixão pela leitura.

 

Na reunião mensal onde Vivian escolherá o próximo livro para leitura e posterior debate, ela chega com uma novidade, a leitura de “Cinquenta Tons de Cinza” de E.L. James.

 

1301537.jpg r 640 360 f jpg q x xxyxx

Cena do filme "Do Jeito Que Elas Querem". (Foto: Divulgação)

 

do jeito que elas querem filme

Filme "Do Jeito Que Elas Querem" retrata o universo da terceira idade. (Foto: Divulgação)

 

A princípio as amigas refutam a ideia, dizendo que é uma leitura menor, a qual elas não estão acostumadas, mas como precisam concordar com a escolha da amiga da vez, começam a leitura.

 

E será através dela, que as quatro manifestarão mudanças importantes em suas vidas, trabalhando com seus medos e seus desejos, que é a premissa do livro em questão.

O diretor Bill Hoderman entregou um filme leve, engraçado e bem feito.

 

 

O elenco apresenta uma química impressionante, as quatro atrizes, ícones do cinema mundial dão um banho de interpretação, timing e alto astral.

 

E o elenco masculino também arrasa quando entra em cena, cada aparição é um verdadeiro deleite.

 

O que mais chama a atenção no filme é o modo engraçado como as vicissitudes da vida são tratadas ao longo da história.

 

 

Elas são tratadas com muito bom humor e um humor inteligente, bem colocado e maduro.

 

Recomendo para que todos assistam e tenham o prazer de ver em cena, verdadeiras lendas do cinema atuando como se estivessem passeando no parque.

 

Título Original: Book Club
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 1 hora e 37 minutos
Ano de Lançamento: 2018

Direção: Bill Holderman

Elenco: Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen, Mary Steenburgen, Andy Garcia, Don Johnson, Richard Dreyfuss, Craig T. Nelson, Alicia Silverstone, Mircea Monroe.

RITA VAZ

TUDO SOBRE FILME – www.tudosobrefilme.com.br

Última atualização em Sex, 15 de Junho de 2018 13:47
 


Página 8 de 39
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.