Guaranis e Kaingang | NÓS OUTROS

Peça convivial, criada a partir do encontro com índios Guaranis e Kaingang,  circula por 24 cidades do Paraná, enaltecendo as relações de encontro desde a diferença. 

 

Bem te vi producoes credito

A peça teatral Nós Outros, uma realização da FALA Companhia de Teatro, com dramaturgia e direção de Don Correa, circula por 24 cidades do interior do Paraná, realizando uma itinerância de 3278 Km, passando por  todas as macrorregiões do estado . O trabalho da companhia curitibana promove o vínculo dos artistas com o espectador a partir da experiência de imersão dos criadores na Aldeia Tupã Nhe'e Kretã, localizada nas imediações do Parque Nacional Guaricana.

Nós outros é um encontro teatral entre pessoas de diversas origens. A partir de uma experiência junto aos Kaingang e Guaranis, o espetáculo busca suspender os discursos e perceber o outro na sua mais completa diferença. Celebrar tanto a cultura quanto cada indivíduo, através de relatos, músicas e danças, é o foco da peça. 


Para a criação da peça, a equipe conviveu com os habitantes da aldeia Tupã Nhe'e Kretã, a fim de  participar de atividades propostas por eles. A partir desta convivência, a dramaturgia foi escrita e esboços de encenação foram procurados. 

O trabalho conta com  colaborações de Kretã Kaingang, liderança indígena com atuação em nível nacional, e de Florêncio Rékág Fernandes, mestre em Educação e diretor da escola indígena,  além dos antropólogos Paulo Homem de Góes e Cauê Krüger. O elenco é composto por Diego Marchioro, Eduardo Ramos, Patrick Belem e Richard Rebelo.

Nós Outros é a busca de um encontro sincero com pessoas com outras visões de mundo. O elenco e equipe criativa buscaram um convívio com os Guaranis e Kaingang na Aldeia Tupã Nhe'e Kretã. O espetáculo busca trazer ao público uma experiência análoga a esta. Reconhecendo a diferença que há entre nós e os outros, entre o semelhante e o diferente, a peça provoca o público a reconhecer a alteridade e ter a possibilidade de uma visão mais complexa do mundo.

Além das apresentações, a equipe realiza oficina de teatro, com acesso gratuito, em todas as macrorregiões e cria registros audiovisuais que são compartilhados em cada lugar visitado.

Com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, a circulação passa por 24 cidades do Paraná com até 20.000 habitantes.

Nós Outros evoca, através da política do encontro, a relação entre diferenças. Uma peça sobre ser humano e suas relações de afeto. Um encontro a partir de agenciamentos heterogêneos e seus espaços.

SOBRE A FALA Companhia de Teatro:

Fundada pelo diretor e dramaturgo Don Correa e o ator Brian Townes, a FALA Companhia de Teatro é sediada em Curitiba desde 2012. A companhia investiga a concepção de novas dramaturgias, e formas do público se relacionar diretamente com as obras. Dentre os trabalhos da companhia, destacam-se os espetáculos "Parido" (2012), "Zero (2013)", "Gafanhoto" (2013), "Tutorial" (2017), e "Nós Outros" (2018).

FICHA TÉCNICA:

Direção e dramaturgia: Don Correa

Elenco: Diego Marchioro, Eduardo Ramos, Patrick Belem, Richard Rebelo

Composição musical: Paul Wegmann

Direção de produção: Michele Menezes

Cenário e Arte gráfica: Pablito Kucarz

Artista plástico: Max Carlesso

Figurinos: Fabianna Pescara e Renata Skrobot

Consultoria em antropologia: Paulo Homem de Góes

Assistência de produção: Mia Bueno

Produção Executiva (viagens): Diego Marchioro

Assessoria de Imprensa: Fernando de Proença

Fotos e vídeos: Bem-te-vi Produções

Local de pesquisa: Aldeia Tupã Nhe'e Kretã

Apoio: Companhia Paranaense de Energia

Incentivo: Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná

Produção: Pró Cult

Realização: FALA Companhia de Teatro

DURAÇÃO: 

70 minutos

CLASSIFICAÇÃO:

14+

SERVIÇO DA CIRCULAÇÃO NÓS OUTROS:

17/02 – Teixeira Soares

18/02 – Cruz Machado

19/02 – Mangueirinha

20/02 – Candói / Cantagalo

21/02 – Chopinzinho / Nova Laranjeiras

22/02 – Capanema /  Capitão Leônidas Marques

23/02 – Matelândia / Vera Cruz D'Oeste

24/02 – Céu Azul

26/02 – Corbélia / Tupãssi

27/02 – Terra Roxa

28/02 –  Mamborê

01/03 – Barbosa Ferraz

02/03 – Assai

03/03 – Faxinal

04/03 – Carambei

06/03 – Porto Amazonas

07/03 – Bocaiúva do Sul

08/03 – Quatro Barras

09/03 – Antonina

ENTRADA FRANCA!

PARA INFORMAÇÕES DE LOCAIS DAS APRESENTAÇÕES E HORÁRIOS, ACESSAR:

https://www.facebook.com/falateatro/

Última atualização em Qua, 14 de Fevereiro de 2018 12:39  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.