O que há por trás do suicídio?

 

Dados obtidos pela pesquisa Mapa da Violência 2017 do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde revelaram que a taxa de suicídio na população brasileira entre 15 e 29 anos aumentou 10% entre os anos de 2002 e 2014. O crescimento também revela uma maior abertura para se falar do assunto nos tempos atuais. Antes considerado um tabu, hoje o suicídio é, inclusive, tema da famosa série do Netflix, "13 Reasons Why".

Quem também resolveu falar sobre o assunto foi Kiko Rieser, dramaturgo, diretor e produtor de teatro, em Átimo, seu novo livro publicado pela Editora Instante. Com texto de quarta capa do também escritor Santiago Nazarian, a obra traz a história de Lígia, uma jovem arquiteta, que faz de tudo para investigar a morte do vizinho do bloco da frente, Cássio, que se jogou do prédio. Após ser chamada para depor na delegacia como possível testemunha do caso, passa a se envolver demais com os amigos e familiares de Cássio a ponto de começar a frequentar o apartamento dele. E quanto mais mergulha na vida do vizinho, mais se encanta pelo homem que nunca iria conhecer. Presa ao passado, se apega ainda mais à ideia do próprio suicídio.

Os livros, os discos, ele gostava das mesmas coisas que eu. Nada que mostrasse incompatibilidade entre a gente. Pelo contrário, se a gente tivesse se conhecido, provavelmente teríamos virado amigos. Ou mais que amigos. 

Como num jogo de espelhos, Átimo propõe uma trama de reflexos e projeções, no qual a protagonista acaba se voltando para si, numa autoanálise dolorosa, em busca de explicação para o desejo de dar cabo da própria vida. O primeiro romance do diretor e produtor de teatro Kiko Rieser, publicado pela Editora Instante, prende o leitor do início ao fim em uma narrativa ambientada na capital paulistana que reflete sobre a morte, a vida, a solidão urbana, as falsas aparências, o apego ao passado, entre outros temas.

O livro pode ser adquirido pelo site www.editorainstante.com.br.

 

Sobre o autor: Kiko Rieser nasceu em São Paulo, em 1987. Formado em Artes Cênicas pela ECA/USP, é dramaturgo, diretor e produtor de teatro, tendo realizado diversos espetáculos teatrais. Em cinema, escreveu e dirigiu o curta-metragem Deixe a porta aberta ao sair. É também autor de Lapsos (poemas, Editora Patuá, 2017). Átimo é seu primeiro romance. Seus dois livros foram premiados na categoria Criação Literária do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, nas subcategorias poesia e prosa.

 

 

 

 

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.