Perimenopausa e a menopausa

Saiba como e qual a importância de detectar a perimenopausa e a menopausa a tempo

older couple weightsFoto: ADOBE STOCK

As mulheres já sabem que o período da menopausa começa após o encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios da mulher, entre os 45 e 50 anos. Porém, sempre há dúvidas quanto aos sintomas, o momento certo de procurar um médico e algumas vezes, só se percebe quando aparecem os incômodos, como irritações repentinas, os suores noturnos, insônias e diminuição no desejo sexual.

Sabemos que todas as mulheres irão passar por um período chamado menopausa e esta fase não avisa quando está chegando, umas precocemente e outras tardiamente.

Quando se pode detectar a chegada desta fase da mulher, com um simples auto teste realizado a qualquer hora ou lugar, fica mais fácil tornar este período mais leve, pois é exatamente nesta hora que os cuidados aumentam para manter a saúde equilibrada. Neste momento é necessário focar inicialmente nos sintomas para direcionar a mulher para uma dieta adequada, incluindo alguma atividade física regularmente para a queima de gordura, que vai ajudar no combate do estresse, na manutenção hormonal e, também, irá ajudar no aumento do humor.

sintomas da menopausa 19942 lSintomas da menopausa

Dicas para tornar este período mais leve

Mantenha uma dieta equilibrada, incluía a soja em sua alimentação, láctea, rica em cálcio, para prevenir a osteoporose, e, junto com banhos de sol – vitamina D, para aumentar a qualidade de vida. Não esquecer de beber muita água, sucos naturais e não deixe de praticar de exercícios físicos, que irão ajudar muito a passar por essa fase uma maneira mais tranquila. “Realizar exercícios físicos regularmente é a melhor estratégia para queima de gordura e amenizar os sintomas de mau o humor, lembrando que nesta fase os riscos de doenças cardiovasculares e o enfraquecimento dos ossos podem ocorrer e esta estratégia, mesmo que caminhadas regulares, vai ajudar a fortalecer os músculos e liberar endorfinas na corrente sanguínea, promovendo o bem-estar emocional e físico nessa fase da mulher”. Comenta, Dra. Adriana Juliani.

Assim que detectado em casa com o auto teste Confirme Menopausa, o acompanhamento médico preventivo é de fundamental importância. Realize consultas médicas regularmente e faça todos os exames solicitados pelo profissional.

Última atualização em Qua, 28 de Fevereiro de 2018 11:20  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.