Voce sabe o que é sick-lit ?

O gênero Sick-lit, que em tradução literal significa "literatura doente", tornou-se um fenômeno nos últimos tempos. Trata-se de livros em que os personagens (sobretudo protagonistas) sofrem de doenças ou transtornos mentais e físicos, e o público-alvo costuma ser jovem. Sem dúvida, a Sick-lit é alvo de questionamentos acerca de sua influência no leitor, que é exposto a temas como depressão, suicídio, doenças terminais e outros assuntos que mexem até com os mais durões.

Entretanto, mesmo que muitos se perguntem se é bom ou ruim esse tipo de leitura pelo impacto emocional, é fato que livros são pontes para diversos mundos e para o ensino de como se colocar no lugar do outro. É o caso da obra de Ana Beatriz Brandão, autora de "A Garota das Sapatilhas Brancas" (spin off de "O Garoto do Cachecol Vermelho"), um romance de tirar o fôlego e muitas lágrimas dos leitores.

A história é protagonizada por Daniel, um jovem portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença rara e sem cura, e Melissa, uma bailarina de forte temperamento. Essa combinação é fonte de ensinamentos principalmente para Melissa, que passa a conviver com Daniel e a mudar, com influência do coração grandioso do garoto. A autora da obra, que tem apenas 18 anos e mais de 20 livros escritos, já entrou para a lista da Veja dos mais vendidos. Além de abordar a doença em suas obras, Ana também doa parte de seus direitos autorais para instituições relacionadas à ELA.

Última atualização em Qua, 04 de Abril de 2018 08:26  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.