Prolongue os efeitos da toxina botulínica

botox2

A aplicação de toxina botulínica A para amenizar rugas e marcas de expressão é um dos
procedimentos estéticos mais realizados no Brasil e no mundo. (Foto: Divulgação)


O tratamento já se popularizou e ganhou espaço no mercado da medicina estética, principalmente entre as mulheres mais jovens, que usam a aplicação para prevenir rugas permanentes. As rugas periorbitárias, mais conhecidas como pés de galinha, por exemplo, apresentam um excelentes resultados com a aplicação da toxina.

Entretanto, os efeitos são passageiros e duram, em média, de 4 a 6 meses. Portanto, as aplicações precisam ser repetidas periodicamente. O que nem todo mundo sabe é que existem algumas medidas que podem ajudar a prolongar os resultados da toxina botulínica A.

Com a ajuda da oculoplasta, Dra. Tatiana Nahas, Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo, preparamos uma lista com 5 dicas para você aproveitar ao máximo os efeitos da toxina botulínica. Confira:

1-Cuidados após a aplicação: Logo depois da aplicação, lembre-se de não deitar durante pelo menos 4 horas. Outro cuidado fundamental é não colocar a mão ou fazer massagens nos locais da aplicação, o que pode espalhar o produto ou deslocá-lo. Evite ainda atividades físicas, como corrida, exercícios aeróbicos ou musculação durante 4 horas após o procedimento. Lave o rosto com um produto neutro e não aplique ácidos ou substâncias que possam irritar a pele, principalmente produtos que têm álcool na composição.

2-Cuidado com as caretas: Pessoas muito expressivas e aquelas que praticam musculação podem perder o efeito da toxina botulínica mais rápido, devido à excessiva movimentação dos músculos do rosto. Outro cuidado é consultar seu oftalmologista se você anda forçando demais a vista para enxergar, pois esse movimento também pode diminuir o efeito da aplicação.

3-Pare de fumar: O cigarro acelera a perda do colágeno e diminui drasticamente os efeitos da aplicação da toxina botulínica. Então, este pode ser um ótimo motivo para você parar de fumar!

4-Use protetor solar: Com ou sem toxina botulínica, o uso de protetor solar no rosto é indispensável para prevenir o envelhecimento da pele, o surgimento de rugas e manchas no rosto. Portanto, faça chuva ou faça sol, aplique seu protetor solar facial todos os dias antes de sair de casa. 

5-Prato saudável: Você sabia que o consumo excessivo de açúcar, além de levar ao aumento do peso, também interfere nas rugas? Isso porque ele afeta o funcionamento do colágeno, essencial para uma pele mais firme e saudável.

Portanto, prefira consumir alimentos ricos em vitaminas A, C e E, assim alimentos ricos em gorduras boas, presentes nas oleaginosas (castanhas, nozes, etc.) e peixes, como a sardinha e o atum. Capriche também em alimentos ricos em zinco, como ostras, camarão, carne vermelha e grãos integrais.

“É importante seguir essas recomendações para um bom resultado da aplicação da toxina botulínica. Vale lembrar que repetir as aplicações, de acordo com a orientação do médico, também é interessante, pois na medida em que as rugas dinâmicas são tratadas, há um risco menor de se tornarem estáticas, ou seja, permanentes”, conclui Dra. Tatiana.

Última atualização em Ter, 18 de Setembro de 2018 13:19  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.