Não seja tão amiguinha da Joaninha.



Qualquer um com um PC na frente pode montar um blog ou mesmo, se tiver uma graninha, hospedar seu site em um servidor qualquer.
Com isso a internet ganhou pelos meus cálculos, 800 blogs de culinária só nesse tempo em que escrevo o primeiro parágrafo.

Isso é bem bacana, afinal é a democratização da informação, a liberdade de expressão e um método barato de expor seu produto, digamos assim.

Mas eu quando tenho uma dúvida sobre física quântica procuro no Google e leio alguns sites e blogs atrás de uma resposta. Se eles estão corretos? Sei lá, como posso ter certeza de algo que eu nem desconfio do que se trata.
O máximo que posso fazer é uma comparação.
Os blogs do João e Mané dizem que sim, mas o do Antônio diz que não. Acabo acreditando no sim, pois mais gente quebra a cara comigo se estiverem errados.

Nos blogs de gastronomia ocorre uma particularidade que em outros blogs não acontece, a não ser os que ensinam a fazer massa de cimento para assentar tijolos: Dão a receita prontinha.
Só que aí mora o "póbrema". Como saber se aquela receita dará algo, pelo menos, perto do que você espera?
Fechar os olhos (se bem que na cozinha não dá pra fazer isso) e mandar todo aquele mundão de ingredientes na bowl da batedeira, depois jogar no forno e seja o que Deus quiser?

Seguir as instruções, em grande maioria supérfluas ou falhas, muitas vezes sem uma foto de autoria do(a) dono(a) que comprove o resultado?

Acreditar que seu forno é igualzinho o da Ana Maria Braga já é inocência demais, mas existe uma boa chance de você acertar, afinal, existe um número tão grande de pessoas que a seguem que, no mínimo, ela precisa ter a responsabilidade de saber se dá certo. Ela, ou muito mais provável, as centenas de cozinheiros que fazem fila para aparecer no programa.

Então, no blog da Joaninha, sabe aquela da mercearia que você conhece de vista e ela implora pra você curtir, seguir, divulgar o blog de cu-linária dela, precisa de alguém que, ao encontrar um problema, ainda mais grave, nas receitas, possa chamar-lhe a atenção. Uma auditoria interna no setor de qualidade. As vezes faço isso quando vejo perigo na postagem, mas quase nunca meu comentário é aprovado. Quando muito a pessoa muda o erro e nem sequer agradece.

Parem de desperdiçar dinheiro tentando receitas que são suspeitas.

Siga bons cozinheiros em que você confia. Quase todos têm seus sites e blogs.
Pare de ser tão amiguinha da Joaninha. No fundo ela só quer aparecer e dizer que tem um blog recheado de "jenti".

Logo ela monta uma fanpage no Facebook e pede pra você curtir.

* Há anos venho alertando para esse amadorismo que perambula por toda a net. Blogs que ensinam a furar o bife com o garfo para amaciá-lo, que mandam você colocar o camarão na fritura por 15 minutos (em fogo alto para selá-lo, hehe!!) ou pior, que manda você colocar tantos mililitros de creme de leite fresco na calda de açúcar de uma vez para não talhar. Faça isso e vá parar no hospital dos queimados. E vai reclamar com quem.

Blog não tem responsabilidade nenhuma e qualquer postagem pode ser apagada e, mesmo que seja inquirida na justiça, de uma hora para outra vira fumaça.

(Igualzinho ao creme de leite na calda a 148ºC que vai vaporizar nas suas fuças ).

Ripp Cozzella

Última atualização em Ter, 24 de Julho de 2012 14:48  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.