Coletivo Joaquina

Comicidade, interação e improvisação formam o tripé que norteia a atuação do Coletivo Joaquina, companhia de teatro curitibana nascida em 2006 que apresenta cinco espetáculos no Festival de Teatro de Curitiba em 2011. “Acreditamos que a arte deve ser levada a todas as pessoas, por isso escolhemos a rua como nosso palco preferido”, explica Herica Veryano, diretora e atriz da companhia que participa pela segunda vez do Fringe.

 

Entre os cinco espetáculos em cartaz, dois são de rua: “O Grande Mentecapto”, adaptação da obra homônima de Fernando Sabino e “Nosso Zé de cada dia”, feita a partir das pesquisas de teatro ritualístico e comicidade. Ambas marcam a trajetória de rua e circense da companhia, que apresentará também dois infantis: “Maria de uma rima só” e “Julieta de Bicicleta e outras histórias”.  A programação se completa com “Atormentado Anônimos”, uma divertida comédia clownesca que apresenta o conflito de dois palhaços que resolveram fazer terapia em grupo.

 

“Julieta”, que estreou ano passado no Fringe é uma adaptação de seis livros de Liana Leão. Tem como diferencial, explica sua diretora, o uso da mímica total, técnica que inclui o uso de voz. O espetáculo também terá música ao vivo, com composições assinadas por Joaquim Simões, que há 25 anos tem a dupla Zezé e Simões. “Eles participam mesmo em cena, contracenando comigo, inclusive”, explica Herica.

Ela explica que optou por apresentar espetáculos que já estiveram em cartaz porque são trabalhos que refletem bem as propostas de pesquisa do grupo. “No conjunto, eles trazem uma carga forte de dança, malabares e toda literatura circense que marca nosso trabalho. Mostram bem também nosso trabalho de movimentação de palco contínua e também um outro lado, que é o de teatro mais físico. Com estes cinco espetáculos conseguimos dar um panorama do que estamos pesquisando”, comenta, acrescentando que “Nosso Zé” é uma montagem nova, bem diferente da já apresentada. “Não queríamos estar no Festival de Curitiba com uma peça só, mas mostrar uma parte do nosso repertório que contemple o maior número de pessoas possível”, observa. “Estar no Festival é bacana porque é um público que vai com amor assistir às peças. Isso sem falar das trocas com os grupos que vêm de outros lugares”, completa.

 

Patrocinadores

Ao longo de sua história o Festival contou com importantes parceiros, empresas patrocinadoras e apoiadoras que enxergam na mostra curitibana um evento com força para agregar mais prestígio à sua marca. O Itaú apresenta o Festival de Teatro de Curitiba, que tem como patrocinadores Britânia, Denso, Grupo Boticário, Heineken, Petrobras, Volkswagen, Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba. A Editel é responsável pelas informações oficiais; a BWT Turismo é a agência de viagens oficial; Vivo é a operadora oficial; a Estapar é o estacionamento oficial; e o Slaviero é o hotel oficial do Festival de Teatro de Curitiba. A Lúmen FM é a rádio oficial do Fringe. A Positivo Informática oferece apoio logístico. Os apoios culturais são: Folha de SP, Sesc, Itaipu, Peixe Urbano e Go Print.

 

Os eventos associados contam com os seguintes patrocinadores: Bosch apresenta Arena Bosch; Servopa e Heineken apresentam o Risorama. A Electrolux apresenta o Gastronomix, que tem apoio também da Fundação Grupo Boticário e Rossi. Balaroti e Condor apresentam o Mish Mash e a Mili apresenta o Guritiba. Sesi apresenta o Sesi Dramaturgia e a PUC apresenta o PUC Ideias.

 

 

 

Serviço

Julieta de Bicicleta:

Julieta era uma menina certinha, toda arrumadinha, toda esticadinha. Um dia ela ganhou uma bicicleta e foi no parque bicicletar... Mas no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho. Uma pedra? Uma Curva? Uma curva muito encurvada... E agora Julieta? Julieta é assim...

Direção, adaptação e atuação: Herica Veryano

Direção Musical: Joaquim Simões

Músicos: Zezé e Simões

Duração: 45 min. Aprox.

DATAS: 02/04 (16:30); 03/04 (18:30); 09/04 (16:30) e 10/04 (18:30)

Bisbilhoteca (R. Dr. Carlos de Carvalho,1166 ).

R$: 10 e R$20

O Grande Mentecapto:

Um grupo de palhaços conta a história de Geraldo Boa Ventura, o Viramundo, que passa por situações inacreditáveis. O espetáculo é inspirado na obra de mesmo nome de Fernando Sabino. Do riso ao choro, da música a poesia, Viramundo é mostrado por olhares clownescos, sensíveis e verdadeiros. O público participa e sente na pele a errante vida desse fantástico herói brasileiro.

Direção: Herica Veryano

Elenco: Eevee Bianchi, Edna Miranda, Francy Rosa e Herica Veryano.

Músicos: Júnior do Luta e Hermaginable.

DATAS: 03/04 e 09/04 as 10:30.

LOCAL: Praça Generoso Marques

Valor: gratuita.

 

Maria de uma rima só

O espetáculo conta a história de Maria, uma menina que está sempre atrasada e nunca consegue pegar o trem. Enquanto aguarda na estação com sua mala de viagem, Maria conta outras histórias. Zezé e Simões executam suas composições no palco. Eles tocam o que Maria sente. Maria sente o que é tocado. Uma menina, a viola, os sonhos, a dança e a poesia.Direção, texto e atuação: Herica Veryano e Músicos: Zezé e Simões

Duração: 45 min. Aprox.

DATAS: 30/03 (14:00); 31/03 (10:00);01/04 (10:00); 03/04 (14:00); 04/04 (14:00); 05/04 (18:00); 10/04 )13:00)

LOCAL: Auditório Brasilio Itiberê – SEEC  - Cruz Machado, 138 – Centro

VALOR: 20,00 E 10,00 (meia entrada)

 

Atormentados Anônimos

Dois palhaços decidem procurar ajuda para descobrir uma forma de resolverem seus problemas sentimentais, de se livrarem da urucubaca que os tornam mais distantes da felicidade. O que eles não imaginavam é que sofrer desse mal é mais comum quanto fofoca em salão de beleza. Uma incrível e divertida história de como Alinda e Lady Murphy se revelam.

O que afinal eles querem? Quais são seus anseios? Se quiser descobrir vá assisti-los. A única garantia que você terá é que você também precisa de ajuda.

Direção: Coletiva

Elenco: Eevee Bianchi e Herica Veryano

Duração: 45 min. Aprox.

DATAS: 08/04 (17:00) e 09/04 (20:00).

LOCAL: Auditório dos Correios – Rua João Negrão,1251 - Rebouças

VALOR: 20,00 E 10,00 (meia entrada)

 

Nosso Zé de Cada dia

Texto que aborda de forma simples e objetiva situações cotidianas que nós, Zes de Cada Dia vivemos. A base da vida é o jogo, estamos constantemente mudando de papel, conforme a situação ou exigência do momento em que estamos vivendo. Ganhar ou perder é conseqüência do acaso! Será? Quem pode ser seu juiz? Eu, Você? Para se salvar você condenaria outro Zé?

Direção: Herica Veryano

Elenco: Edna Miranda e Francy Rosa

Duração: 30 min.

DATAS: 02/04 (14:00) e 10/04 (10:30)

LOCAL: Praça Generoso Marques.

VALOR: gratuito.

 

Informações:

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , http://coletivojoaquina.arteblog.com.br

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.