Livro e exposição no Solar do Rosário

Livro “Patrimônio Natural Privado no Brasil” mescla exemplos de áreas protegidas em biomas brasileiros e opinião de especialistas

 

Foto Zig Koch

 

De acordo com a lei, todos os proprietários de terras no Brasil precisam respeitar o Código Florestal, além de outras restrições de uso do solo rural. Porém, há proprietários que não se limitam a obedecer estas normas, ultrapassam a linha do dever e ampliam as iniciativas de conservação da natureza, tornando suas áreas protegidas.  É sobre esses casos que trata o livro “Patrimônio Natural Privado no Brasil”, com lançamento no dia 24 de setembro, sábado, às 10h30, no Solar do Rosário.

 

A publicação em forma de livro de arte, organizada por João Meirelles Filho e Clóvis Borges, divide-se por biomas e divulga exemplos de iniciativas privadas de destaque, sobre propriedades que foram transformadas em reservas legais ou Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), a mais alta categoria de área protegida privada, pois garante proteção do local para sempre.

 

Ao reunir o conhecimento de sete especialistas em ciências naturais e sustentabilidade, o livro mostra o crescente papel das iniciativas privadas – sejam individuais, familiares, empresariais ou de organizações sem fins lucrativos – na conservação do patrimônio natural brasileiro por meio de 126 imagens e mapas, além de levantar questões importantes sobre o tema. Em sintonia com a temática, estarão expostas no Solar do Rosário, desde o lançamento até o dia 10 de outubro, pinturas de artistas paranaenses que retratam a paisagem natural.

 

A exposição privilegia os pintores que tiveram ou têm por inspiração temas relacionados à natureza das paisagens típicas do Paraná, como Álvaro Borges Jr, Cristina Strapação, Fernando Calderari, Fernando Ikoma, João Osório, Leon Bosko, Maria Angela Tassi, Marilene Zanchet, Paulo Gambus e Rogério Dias. A mostra também contempla uma homenagem especial para artistas falecidos e que fazem parte da história da arte do Paraná, como Alvaro Borges, Ricardo Krieger, Sofia Dimynski e Vivian Vidal.

 

A publicação do livro foi viabilizada por financiamento de grupo (group founding), com apoio do Instituto Peabiru, editora Metalivros e Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). A iniciativa surgiu a partir do desejo de um desses proprietários conscientes da necessidade da conservação de áreas naturais, Dieter Brephol, diretor da Lapinha SPA. O interesse inicial de produzir um livro sobre sua reserva, batizada de Mata das Imbuias por conter exemplares seculares desta árvore, se transformou em uma publicação que abrange não só ela, mas exemplos de terras preservadas em todos os biomas do Brasil.

 

No lançamento, será apresentado o recital de piano “Villa-Lobos e a natureza do Brasil”, pela pianista Salete Chiamulera, doutora em música pela UFRGS e única representante brasileira no 11º Concurso Chopin, em 1985. Na ocasião, também haverá sessão de autógrafos com o organizador Clóvis Borges.

Lançamento do livro “Patrimônio Natural Privado no Brasil”

Data: 24 de setembro – sábado

Horário: 10h30

Local: Solar do Rosário

Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 – Curitiba-PR

Exposição gratuita de segunda à sexta-feira 10h às 19h30, sábado das 10h às 13h e domingo das 10h às 14h.

 

Sobre a SPVS

Fundada em 1984, em Curitiba, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) tem a missão de promover a conservação da biodiversidade.  Sua atuação abrange cinco biomas brasileiros: Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Amazônia, com atividades mais concentradas no Estado do Paraná.

É reconhecida como uma das mais importantes organizações não-governamentais brasileiras que trabalha pela conservação da natureza. Desde 2001 é qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

 

Sobre a Lapinha SPA

Com mais de 44 anos de experiência, a Lapinha é reconhecida no meio científico como um dos melhores centros de saúde integral do mundo, com resultados positivos nas áreas de controle do estresse, emagrecimento, reeducação alimentar, desintoxicação, reabilitação cardíaca, tratamentos estéticos, fitness, prevenção geriátrica, regeneração e revitalização.  Lapinha está localizada em uma fazenda de 550 hectares, na região rural do município da Lapa, Paraná, com fauna e flora preservadas, água potável e alcalina e solo livre de pesticidas e adubos químicos. 

Em meio à paisagem da Lapinha, rica em flora, rios, escarpas e campos gerais, está sua floresta de araucárias e sua mata nativa. Há dois anos, foi descoberto um fragmento dessa mata com imbuias de mais de 1.200 anos, cedros e araucárias centenárias, xaxins com mais de sete metros de altura e 400 anos de idade, à beira de um riacho cristalino, e uma pedra granítica, fruto do deslizamento por milhões de anos e uma centena de quilômetros do último período glacial. Com a ajuda da SPVS, a área será transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural, garantindo que permaneça intacta e protegida.

Sobre o Solar do Rosário

Inaugurado em 1992, o Solar do Rosário, espaço particular de arte e cultura em Curitiba, tem por objetivo a promoção da cidadania através da difusão da arte e da cultura no Paraná. Fundado pela advogada Regina de Barros Correia Casillo, hoje é dirigido por sua fundadora e por Lucia Casillo Malucelli, jornalista e produtora cultural. Localizado no centro histórico de Curitiba, o espaço abriga Café e livraria, galeria de arte, restaurante, casa de chá e jardim de esculturas. Conta com extensa grade de cursos, oficinas e ateliês, além de ser palco de palestras, lançamentos de livros e eventos culturais. Trabalha ainda com desenvolvimento e produção de projetos culturais através das leis de incentivo.

A casa onde está o Solar do Rosário foi construída no final do século XIX e é um imóvel catalogado como bem de preservação histórica da cidade.

 

Leia também
MÚSICA | JAZZ E SAMBA no Sesc

Aficionados por games se reúnem em Curitiba

Lua de mel: os 5 destinos mais românticos e que você provavelmente nunca escutou falar

Última atualização em Ter, 20 de Setembro de 2016 16:51  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.