94% dos brasileiros querem viajar de forma sustentável em 2018

 

Para celebrar o Dia da Terra em 22 de abril, a Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares incríveis para ficar, divulgou os resultados de seu mais recente Relatório de Viagem Sustentável global.*

O relatório indica que a tendência de viagem "verde" continua a ganhar força, já que 94% dos brasileiros afirmam desejar viajar de forma mais sustentável em 2018, um número maior que a média global (87%) . Cerca de um terço (35%) dos viajantes brasileiros confirmam que frequentemente ou sempre conseguem fazer esse tipo de viagem. Contudo, mais da metade (59%) indica que nunca, raramente ou apenas de vez em quando consegue viajar de maneira sustentável, sugerindo que, mesmo com os avanços promissores para um futuro mais sustentável, ainda há muito espaço para transformar as intenções em ações.

A sustentabilidade começa onde você se hospeda
O termo 'viagem sustentável' é subjetivo, e tem várias conotações para diferentes pessoas. Entretanto, para quase metade dos viajantes globais (46%), 'viagem sustentável' significa ficar em acomodações verdes ou ecologicamente corretas, liderando a lista do que as pessoas pensam quando ouvem o termo. Em meio aos brasileiros, os principais motivos pelos quais os viajantes escolhem esses lugares ecologicamente corretos para descansar são para ajudar a reduzir o impacto ambiental (48%), ter uma experiência localmente relevante (36%) e o desejo de se sentir bem em relação a uma escolha de acomodação (36%).**

Olhando para o futuro, 8 em cada 10 brasileiros (85%) pretendem ficar em uma acomodação sustentável em 2018, um panorama ainda mais animador em relação a 2017 (83%) e 2016 (80%). Além disso, o percentual de viajantes que não considerou estadias sustentáveis porque desconheciam sua existência continua a diminuir, sendo 30% este ano, em comparação aos 41% de 2017.

Inspiração sustentável
Quando se trata do que inspira as pessoas a viajar de forma mais sustentável, parece que a viagem em si é o maior motivador. Cerca de 8 em cada 10 viajantes (81%) relataram que as impressionantes paisagens naturais visitadas nas últimas viagens foram suas inspirações para viajarem de maneira mais sustentável, enquanto pouco mais de dois terços (64%) disseram que perceberam o impacto visível que o turismo pode ter nos destinos, e isso serve de inspiração.

Fatores que inspiram a viagem sustentável

Viajantes brasileiros que se inspiraram - %

Impressionar-se pela paisagem natural durante sua própria viagem (ex. recifes de corais, florestas tropicais)

81%

Perceber um impacto visível do turismo nos destinos visitados

64%

Perceber o impacto positivo do turismo

sustentável nos residentes locais

72%

Perceber os efeitos não sustentáveis do turismo

em seu país de origem

59%

Sentir culpa pelo impacto no ambiente causado por suas férias

40%


Superando eco-barreiras
Enquanto o custo adicional percebido ainda continua sendo a principal barreira para os viajantes brasileiros interessados em um turismo mais sustentável, 76% deles estariam dispostos a gastar pelo menos 5% a mais em suas viagens para garantir um baixo impacto no ambiente sempre que possível. Os indianos se mostram os mais dispostos, com cerca de um terço (32%) declarando que pagariam 15% ou mais, seguidos dos brasileiros (21%) e dos chineses (18%).

Além disso, a pesquisa indica que a falta de informação e de certificação confiável representa um obstáculo significativo para a viagem sustentável do brasileiro (32%), assim como na Índia, China e Japão, onde os viajantes mencionaram essa questão muito mais como uma barreira do que como um custo adicional.

Principais obstáculos dos brasileiros para viagens mais sustentáveis

Custos - sem condições de pagar despesas adicionais

43%

Informações/Falta de certificação – não saber como tornar minha viagem mais sustentável

32%

Tempo – a viagem sustentável consumiria muito tempo

23%

Destino – a viagem sustentável limitaria a viagem a destinos menos interessantes

21%

Luxo/conforto – a viagem sustentável não atende ao nível de luxo/conforto usual

19%


Com o crescente interesse por viagens sustentáveis, os viajantes brasileiros ainda buscam maneiras mais fáceis de realizar esses desejos. Para 47%, os sites de reservas on-line poderiam oferecer um filtro para opções sustentáveis ou ecologicamente corretas, enquanto 31% ainda buscam um padrão internacional para identificar acomodações ecologicamente corretas.

Como parte desse compromisso em melhorar as formas de descobrir e compartilhar os esforços sustentáveis de seus próprios parceiros de acomodações, a Booking.com está fazendo uma parceria com organizações como a Green Key, um rótulo ecológico reconhecido internacionalmente, com critérios de premiação exigentes, e que honra o gerenciamento ambiental positivo. Como destaque, a Green Key premiou acomodações como "sustentáveis" em seu site.

Sobre a Booking.com:

Fundada em 1996 em Amsterdã, a Booking.com B.V. cresceu a partir de uma pequena start-up holandesa para ser uma das maiores empresas de e-commerce de viagens do mundo. Parte da Booking Holdings (NASDAQ: BKNG), a Booking.com agora possui mais de 17.000 funcionários em 198 escritórios em 70 países.
Com a missão de empoderar pessoas a vivenciar o mundo, a Booking.com investe em tecnologia digital que ajuda a facilitar o processo de viagem. Na Booking.com, conectamos os viajantes com a maior seleção de lugares incríveis para ficar do mundo todo, incluindo desde apartamentos, casas de temporada e cama e cafés (B&Bs) de gestão familiar até resorts de luxo 5 estrelas, casas na árvore e até iglus. O site e os aplicativos da Booking.com estão disponíveis em 43 idiomas, oferecem mais 27 milhões de anúncios reportados no total e abrangem mais de 130.000 destinos em 227 países e territórios no mundo todo.
Todos os dias, mais de 1,5 milhão de diárias são reservadas em nossa plataforma. Independentemente de viajar a negócios ou a lazer, os clientes podem reservar instantaneamente sua acomodação ideal de maneira rápida e fácil com a Booking.com, sem taxas de reserva e com a nossa promessa de cobrirmos o menor preço. Através da nossa equipe de apoio ao cliente, a Booking.com está disponível 24 horas por dia, todos os dias para apoio e suporte a nossos clientes em 43 idiomas, a qualquer hora do dia ou da noite.

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.