Ônibus Palco ganhou as ruas de Curitiba

O projeto Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura foi lançado neste sábado em Curitiba. Primeiro dos dois veículos especiais, o Ônibus Palco faz sua estreia levando muita música e circo para a Rua da Cidadania do Cajuru. Apresentações de dança, música, folclore e circo animaram a tarde das crianças e dos adultos.
 
Realizado pelo Solar do Rosário, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio master do Grupo J. Malucelli, o projeto apresenta dois ônibus que foram reformados para se transformarem em unidades culturais itinerantes. O primeiro é este que reúne  atrações no final de semana. Já o Ônibus Museu está em fase final de montagem e vai começar suas atividades no segundo semestre.
 
A Prefeitura Municipal de Curitiba é uma das apoiadoras do projeto. Por meio de um convênio com a Fundação Cultural de Curitiba, cedeu os dois ônibus em comodato durante a realização do projeto. Os outros patrocinadores são Blount, Greca Asfaltos e Fertpar.
 
O objetivo dos Ônibus Palco e Museu é democratizar o acesso à cultura para toda a população. Eles fazem paradas em escolas públicas, CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), parques, escolas especiais, praças e Ruas da Cidadania. Com previsão de percorrer todos os bairros, buscam contribuir para a formação de plateia e sentimento de pertencimento à cidade e ao espaço público. Crianças, em idade de despertar para a sensibilização cultural e adultos de todas as faixas etárias serão atendidos.
 

O projeto prevê dois anos de duração, segundo a coordenadora do Artes e Patrimônio, Lucia Casillo Malucelli, que também atua como diretora do Solar do Rosário. Serão mais de 380 apresentações do Ônibus Palco, levando atrações como danças, concertos musicais didáticos, contações de histórias, teatro, circo e grupos folclóricos. Além de grupos convidados da cidade, como companhias étnicas e alunos de faculdades de artes, abre espaço para os artistas das comunidades se apresentarem.

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.