Taís Araujo estrela capa da edição especial Rio de Janeiro da Vogue Brasil

Desde 1979, a Vogue publica edições dedicadas ao Rio de Janeiro, que tradicionalmente ocupa as páginas da revista de novembro. Neste mês, Taís Araujo, atriz e carioca do Méier, que completa 40 anos no próximo dia 25 de novembro, é a estrela da capa.

Taís é apaixonada pelos diferentes Rios que formam a cidade, onde cria os dois filhos, de seu casamento com o ator Lázaro Ramos, e porta-voz das mais ativas de sua geração, representando muito bem a potência criativa carioca – seja na TV, no teatro ou no cinema, no qual seu novo projeto é estrelar e produzir um filme sobre a cantora Elza Soares. "Produzir é uma forma de tomar as rédeas, de fazer papéis que eu queira", conta. A vontade surgiu depois de Viver a Vida, de Manoel Carlos, que estreou em 2009. Taís interpretou Helena, e a novela recebeu muitas críticas. "Ter coragem de dizer 'não' é muito difícil dentro da televisão. Naquele momento, entendi que precisava buscar minhas raízes e me reinventar", explica a atriz.

Taís tem lugar de fala e propriedade. Em 2017, entrou, ao lado de Lázaro, para a lista das cem personalidades afrodescendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos (premiação internacional chamada Mipad). Em 2016, uma pesquisa de opinião apontou a atriz como a mulher mais admirada por jovens na faixa etária entre 13 e 20 anos. Ela também foi nomeada defensora dos direitos das mulheres negras pela ONU Mulheres Brasil, entidade das Nações Unidas para a igualdade de gênero e empoderamento feminino.

Sobre sua cidade natal, Taís defende os vários Rios por onde caminha. "O Rio é uma cidade cheia de potência. A Zona Norte é efervescente culturalmente, a Zona Sul é cheia de cantos, a Zona Oeste é polo criativo. Tá tudo aqui, o que falta é poder circular. Acabamos nos fechando em nossas bolhas, e isso empobrece. Às vezes dá medo, mas não podemos nos paralisar", comenta a atriz, que atualmente, apresenta o reality show musical PopStar, na Rede Globo, e grava a série Aruanas, que contará a história de quatro ativistas de uma ONG ambiental e irá ao ar no ano que vem.

A atriz foi fotografada por Zee Nunes, com edição de moda de Pedro Sales, no Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A Vogue Brasil de novembro chega às bancas a partir do dia 31 de outubro.

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.