BEAR STORY: Primeiro curta-metragem latino-americano indicado ao Oscar

A animação, produzida pelo Punkrobot Studio e apoiada pelo Governo chileno, chega à cerimônia aclamada pela crítica e premiada em festivais internacionais, tanto pela qualidade técnica e artística, como pela emoção de sua história.

Santiago, Chile, 2016.O curta chileno ‘Bear Story’, dirigido por Gabriel Osório e escrito por Daniel Castro, conta a história de um urso que foi bruscamente sequestrado e separado de sua família. Vivendo com a incerteza de não saber o destino de seus entes queridos, é obrigado por seus algozes a trabalhar em um circo.

O drama exposto curta-metragem de dez minutos é uma ficção o relato tem um fundo histórico potente, pois está baseado na ditadura militar chilena. A obra foi inspirada no exílio do avô do diretor Gabriel Osório. 

“Me inspirei em uma história familiar, que tem a ver com o exílio do meu avô. Ele esteve dois anos na prisão após o golpe militar, e em 1975 o exilaram. Cresci sem conhecer meu avô e esse é o ponto de partida, uma inspiração para tratar o que acontece quando uma família está separada, que é o tema deste curta”, conta Gabriel Osório.

Êxito internacional

Bear Story chega ao Oscar com boa avaliação da crítica. Desde a sua estreia no Festival de Annecy em junho de 2014, o curta-metragem vem sendo premiado em diversos países: no Festival Brasileiro Animamundi ganhou nas seguintes categorias “Melhor Curta-metragem Infantil” e “Melhor Direção de Arte”; no festival Alucine Latin Fil & Media Arts do Canadá, recebeu um prêmio por “Melhor Animação”; no Cleveland Internacional Film Festival, foi coroado como “Melhor Curta-metragem de Animação”; e recentemente ganhou a votação do público e do júri no Short List Film Festival, organizado pela revista especializada The Wrap.

Mas longe de se conformar com estes reconhecimentos, os realizadores de Bear Story estão trabalhando arduamente para difundir seu trabalho. Por isso, em 14 de fevereiro – duas semanas antes da cerimônia de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas – viajarão a Los Angeles, onde realizarão diversas atividades promocionais.

Ano histórico para o cinema de animação latino-americano

Mais do que o reconhecimento mundial que recebeu, Bear Story se torna um importante marco ao ser o primeiro curta-metragem latino-americano animado a receber uma indicação ao Oscar.

A este respeito, Gabriel Osorio destaca a importância da indicação para o cinema latino-americano e chileno. “Isto, sem dúvida, abre precedentes para o que pode acontecer mais adiante com o desenvolvimento da indústria. É algo do qual sentimos muito orgulho: apoiar a indústria cinematográfica do Chile para que siga crescendo, se consolide e transforme-se em uma indústria sustentável.”

Em relação à divulgação do curta no Chile, cabe ressaltar que a produtora chegou a um acordo com a empresa Cinecolar para que Bear Stroy seja exibido nos cinemas chilenos antes do desenho animado Zootopia, da Disney. Esta será a estreia oficial do curta-metragem em seu país de origem, a partir de 18 de fevereiro.

Na América Latina, não somente o Chile abre passagem para o mundo do desenho animado: outro filme que concorrerá à estatueta é “O menino e o mundo”, longa-metragem brasileiro indicado na categoria ‘Melhor Animação’, fechando, assim, um grande ano para o desenho animado latino-americano.

O curta Bear Story foi produzido pelo Punkrobot Studio e realizado com o apoio do Conselho Nacional da Cultura e das Artes, da Universidade das Américas e da Corporação de Fomento da Produção do Governo do Chile.

Ficha Técnica

Direção:                     Gabriel Osorio
Roteiro                       Daniel Castro
Produtora                  Punkrobot
Direção de arte          Antonia Herrera
Montagem                 Patricio Escala
Música                       Dënver
Som                            Cristián Cosgrove
Animação                  Nicolás Canales

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.