Curitiba vai receber grande encontro sobre conexões para impacto social

Entre os dias 21 e 23 de setembro, Curitiba será palco de um encontro que vai reunir um grande time pessoas e iniciativas que trabalham por um objetivo comum: construir um mundo melhor. Fruto da parceria entre o Instituto Legado e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com a colaboração de uma rede de instituições, o Changemaker vai promover uma verdadeira imersão em impacto social com palestras, workshops, oficinas, mesas redondas e rodas de conversa.

A proposta do Changemaker é ampliar o diálogo entre pessoas e organizações em torno do tema impacto socioambiental, auxiliar instituições e empreendedores sociais em diferentes estágios de desenvolvimento e conectar aqueles que já atuam, cooperam e fazem parte dessa rede. Gratuito e totalmente aberto ao público, encontro é um convite especial tanto para quem deseja saber como é trabalhar com empreendedorismo social na prática, quanto para quem pretende usar seus talentos e habilidades para construir uma carreira focada em impacto social.

O fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo social curitibano é uma das premissas do Instituto Legado. Ao longo de sua trajetória, não só capacitou mais de 100 iniciativas, como, constantemente, desenvolve ações que promovem a conexão de ideias do bem – da criação de um coworking exclusivo para pessoas e projetos socioambientais, o Legado Socialwoking, até a realização de eventos como o “Impact Makers – Festival do Conhecimento Compartilhado”.

Essa forte cultura de conexão e trabalho em rede com os mais diversos atores do cenário curitibano será visível no Changemaker. Organizações que fazem parte da Rede Legado estarão no encontro para compartilhar a experiência no setor e o impacto gerado em diferentes comunidades, caso de iniciativas como Quíron Educação, ASID, PeaceLabs.co e Badu Design, esta última que, representada pela fundadora Ariane Santos, estará na oficina ‘Desmistificando a Inovação Social’.

A equipe do Instituto Legado também vai marcar sua presença. A gestora de projetos sociais, Beatriz Groxco, ao lado da assessora de imprensa Ester Athanásio, conduzirá a oficina ‘Empreendedorismo Social na Prática e a Comunicação como uma aliada: case do Instituto Legado e da DePropósito Comunicação’. Já o fundador e presidente do Instituto Legado, James Marins, será um dos participantes do painel Impulsionando Soluções, que vai apresentar diferentes possibilidades de soluções para problemas socioambientais, de acordo com diferentes estágios de maturidade.

“Nós acreditamos na capacidade transformadora do empreendedorismo social e o Changemaker conecta líderes que estão preocupados com a transformação positiva da nossa sociedade através de ações de impacto social. Curitiba tem se tornado um polo reconhecido nacionalmente como capaz de articular ideias, projetos e ações em um mundo que sofre processo acelerado de mudança. A cidade dispõe de um incrível ecossistema de inovação social, no qual organizações e negócios sociais adquirem capacidade exponencial para impactar a sociedade. Governos e modelos empresariais sem propósito claro de contribuição para a sociedade já não têm mais lugar no mundo contemporâneo”, afirma James Marins.

Nesse cenário, o presidente do Instituto Legado acredita que “levar o empreendedorismo para o social e o social para o empreendedorismo” seja um conceito fundamental para uma ação transformadora. No Changemaker, não faltarão exemplos desse potencial. “Será um ponto de encontro para empreendedorismo social, economia solidária, startups do bem, tecnologia e negócios sociais, negócios de impacto, enfim, para os changemakers de todos os estilos. Desculpem o incômodo, mas estamos mudando o mundo”.

De todos e para todos

O Changemaker é organizado colaborativamente por instituições do ecossistema de impacto socioambiental da capital paranaense, com realização do Instituto Legado e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), responsável por sediar o encontro. “Nós articulamos a proposta dentro da missão institucional da PUC, que está relacionada à formação de agentes de transformação social. Convidamos diferentes instituições que atuam com esse foco para conectar outras pessoas e organizações desse ecossistema. Acreditamos que quanto mais atores estiverem envolvidos, mais agentes podem ser tocados”, afirma a coordenadora de Identidade Institucional e docente da PUCPR, Mari Regina Anastasio.

Seguindo a proposta de formação de agentes, a PUC está envolvendo alunos na organização do Changemaker. “Buscamos um evento que traga o conceito de impacto socioambiental e, por isso, incentivamos a conexão dos estudantes. A PUC tem a preocupação de contribuir para a sociedade e o encontro está relacionado com essa missão e com o desejo de que todos, juntos, podemos fortalecer esse ecossistema de formadores para impacto socioambiental”, conclui Mari.

Entre os co-realizadores do Changemaker estão Instituto GRPCOM, Libria, Nossa Causa, Irmandade Evangélica Betânia, Sociedade Global, Impact Hub Curitiba, Bureau de RP e a Escola de Arquitetura e Design da PUCPR. PeaceLabs e Social Good Brasil são os apoiadores.

Maratona de atividades

Durante os três dias, o Changemaker ofertará 16 atividades diferentes. Uma equipe interdisciplinar de profissionais com as mais diferentes experiências no setor social conduzirá a programação do Changemaker para disseminar a cultura do empreendedorismo social e despertar o protagonismo. Entre os palestrantes e painelistas estarão grandes nomes, como Carolina de Andrade (Social Good Brasil), Liza Valença Ramos (Instituto Triunfo), Marcos Schwartz (Impact Hub Curitiba), Vilson Groh (Instituto Padre Vilson Groh), Lina Marla Kempf (Aliança Empreendedora), Alexandre Jarchel (Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba), André Pegorer (Nex Coworking), Diego Baptista (Sociedade Global), Patricia Mussi (Instituto Liga Social), Waldo Soto Bruna (Ashoka University) e Paulo Cruz Filho (FAE Business School).

As atividades vão mostrar outro importante aspecto do empreendedorismo social: a transversalidade. Ideias que, à primeira vista, parecem ser opostas, podem se unir e causar verdadeiras mudanças, gerando impacto em grande escala. Para participar do Changemaker basta realizar inscrição pelo site http://changemaker.com.br. Confira a programação:

Quinta-Feira – 21/09
8h – 10h: Palestra Mobilização e Engajamento: por um mindset com propósito e autenticidade
10h30 – 12h:  Roda de conversa Casos de impacto e modelos de organizações
14h – 17h: Oficina Autoconhecimento empreendedor
14h – 17h: Oficina Como colocar em prática o monitoramento e avaliação de impacto dos meus projetos sociais?
19h30- 22h: Painel conexões que possibilitam gerar impacto social

Sexta-Feira – 22/09
8h30 – 9h30: Palestra Como a tecnologia está transformando as organizações e a sociedade
10h – 11h15: Painel Impulsionando soluções
11h30 – 12h15: Palestra A revolução da economia colaborativa
14h – 17h: Lab Ideias
14 – 17h: Empreendedorismo Social na Prática e a Comunicação como uma aliada: case do Instituto Legado e da DePropósito Comunicação.
19h30 – 21h30: Painel Sistema B – Empresas melhores para o mundo

Sábado – 23/09
9h – 10h30: Roda de conversa] Políticas públicas e participação da sociedade civil
11h – 12h30: Painel Integração de redes
14h – 17h: Oficina Design colaborativo
14h – 17h: Desmistificando a Inovação Social

 
 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.