Literatura de Autoajuda...

  •             Textos de autoajuda viram artigos, freqüentemente oferecidos pela internet , bancas de revistas, livrarias e até supermercados. Elas trazem muitas sugestões para administrar o orçamento até dicas de intervenções cirúrgicas para “melhorar” a estética, receitas culinárias, indicações para os cuidados diários com a saúde e como trabalhar os relacionamentos profissionais e principalmente os afetivos.
  •             Na maioria dos casos, as informações assumem um caráter “científico”; mas as teorias  extremamente simplificadas, costumam ser usadas fora do contexto histórico e teórico, surgindo como justificativas teóricas para a proposta defendida. Embora se proponha a aumentar a capacidade de auto observação de quem lê e apregoe o objetivo de ajudá-lo a fazer escolhas melhores para si... esquecendo-se do fato, que grande parte das angustias individuais, podem ter origem social...
  •             Texto com dicas pra felicidade sempre me soaram estranho... quem sabe funcione para alguns, mas, sendo o ser humano um ser único, tendo uma complexa individualidade, onde não encontraremos de foram alguma dois seres humanos iguais, penso que seja improvável que a mesma “dica” funcione para todas as pessoas. Mas são escritas como prece e repetidas com fervor, como se fossem, assim, uma verdade absoluta.
  •             O pedido de “dicas” é algo freqüente nos consultórios de psicologia. Costumo brincar, dizendo que todos sabem que psicólogos não são santos, mas muitos nos procuram a espera de um milagre. Obviamente esse milagre não acontece, a mudança acontece de dentro para fora, ou seja, a resposta está no paciente e não no terapeuta. Isso deixa muitos indignados, por não receberem receitas prontas para ter uma vida feliz e saudável... mas se existe uma verdade nisso tudo, é que nós, psicólogos, não somos donos dessas verdades, não temos essa receita, e, na minha opinião, se a tivesse, não daria simplesmente, tentaria fazer a pessoas reconhecer essa felicidade que existe e já está dentro dela, basta procurar no lugar certo.
  • Rafael Leitoles Remer - Psicólogo
  • CRP:08/09332 - Auriculoterapeuta
  •      www.remerterapias.com.br
  •  
  •  
Última atualização em Seg, 28 de Julho de 2014 11:49  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.