Dominando os altos e baixos do humor!

  • É comum pessoas que tem um temperamento forte serem grandes aventureiros, artistas,  revolucionários, empreendedores, também os malandros, os boêmios, os compulsivos, usuários de drogas, viciados em adrenalina. É claro que não podemos generalizar nem rotular, mas percebe-se que muitos desses tem realmente um temperamento forte. Isso pode ser negativo ou positivo, depende de como se canaliza essa energia.
  • As características dos temperamentos fortes podem se manifestar sem patologias ou transtornos. Mas quando ocorrem oscilações de humor, como transitar entre os pólos da euforia para a tristeza, ou vice versa, passando por agressividade, apatia, ansiedade... pode estar se caracterizando uma bipolaridade
  • Desconhecem-se as causas exatas do transtorno bipolar, mas, aparentemente, o fator genético é determinante. Existe uma interação complexa entre fatores ambientais e internos com graus variáveis de vulnerabilidade genética. Inúmeros estresses podem desencadear ou mesmo manter as primeiras crises. Dificuldades financeiras, doença na família, perda de uma pessoa importante, uso de drogas, de inibidores de apetite, parto, etc. podem desencadear a doença em pessoas pré-dispostas.
  • Parentes de primeiro grau de pacientes com transtorno bipolar do humor podem ter diferentes tipos de transtornos do humor: unipolar, bipolar tipo I ou II, ciclotimia ou distimia.
  • É muito comum a pessoa atribuir a acontecimentos importantes, a problemas financeiros, profissionais ou sócio familiares as razões para entrar em depressão ou (hipo) mania. É mais comum ainda que ao menos parte desses problemas seja consequência dos sintomas iniciais da doença, que se agravam a partir daí.
  • Vale lembrar mais uma vez, que apenas a medicação não leva a cura, a medicação é muito importante para controlar os sintomas, mas a psicoterapia em casos de transtorno bipolar é primordial, o remédio vai tratar o sintoma e a psicoterapia a causa, buscando assim a cura!
  •  
Última atualização em Qua, 27 de Agosto de 2014 15:28  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.