Insônia

Dormir bem é essencial para manter uma boa saúde física e mental, principalmente se for considerado o desgaste diário que a vida moderna nos impõe. No entanto, ter o sono ideal nem sempre é possível, pois o stressprovocado pelo trabalho, volume de informações a absorver, cotidiano doméstico e compromissos costuma prejudicar e comprometer a qualidade do sono, gerando o problema da insônia.

Com vários fatores desencadeantes, como stress, ansiedade, problemas físicos e emocionais, a insônia muitas vezes pode requerer um tratamento médico e psicológico, pois uma noite mal dormida pode desencadear queda na produtividade, alterações do humor e outros sintomas. Se você está sofrendo de insônia, procure orientação de um profissional competente, ele poderá lhe orientar sobre o tratamento mais adequado.

 

Dicas para Dormir Melhor

Como forma de minimizar o problema da insônia, você pode seguir algumas dicas, além de técnicas de relaxamento, como as apresentadas abaixo:

Procure manter horários regulares para deitar e acordar. Essa prática ajuda a manter uma regularidade do ritmo biológico.

Mantenha a tranqüilidade do local onde você dorme, evitando utiliza-lo para outras atividades como estudar, assistir TV, jogar vídeo-game etc.

Se for ler algum livro ou assistir um filme, evite os que possuem conteúdo estimulante (suspense ou terror).

Os sons, a luminosidade e a temperatura podem interferir na qualidade do sono. O corpo humano precisa de uma temperatura agradável e de um ambiente silencioso com o mínimo de iluminação, para um bom sono.

Não vá dormir com fome ou alimentado em excesso, pois refeições pesadas podem causar grande desconforto.

À noite, evite tomar café, chá preto, bebidas tipo cola ou guaraná (melhor evitar todos os tipos de refrigerantes).

Evite o consumo de bebidas alcoólicas à noite, pois embora elas pareçam induzir o sono, a qualidade do mesmo não é satisfatória. Alguns pacientes podem sentir uma piora dos sintomas de depressão no dia seguinte.

Evite fumar à noite, já que a nicotina pode ter efeito excitante.

Durma apenas o tempo suficiente para se sentir bem. Ficar na cama mais do que o necessário pode prejudicar o sono da noite seguinte.

Evite “brigar” com a cama. Se tentar, e não conseguir dormir, levante e tente fazer algo enfadonho ou repetitivo, como ler um livro cansativo. Ouvir uma música suave pode ser relaxante.

O uso de indutores do sono deve ser feito apenas com orientação médica.

 

A Psicologia e a Acupuntura Auricular são ferramentas poderosas para quem tem algum distúrbio do sono como insônia, hipersonia e pesadelos. Conheça mais: www.rafaelpsicologia.blogspot.com

 

Ótima semana para você!!!

Rafael Leitoles Remer
Psicólogo
CRP: 08/09332 Auriculoterapeuta 
(41) 8419-1966
(41) 3082-8778

"O que você leva dessa vida,
é a vida que você leva..." 
www.rafaelpsicologia.blogspot.com twitter: @rafaelleitoles MSN: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. www.abracce.org.br
 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.