Oportunidade | 169 Bolsas de Estudos

Universidade Positivo oferece 169 bolsas de estudos a alunos de escola pública

bolsa de estudos reproducao

As inscrições para o ProPositivo – Programa de Bolsas de Estudos da Universidade Positivo, projeto de responsabilidade social da instituição, está com inscrições abertas até o dia 22 de novembro. O programa oferece descontos de até 50% para cursos de graduação de Bacharelado, Licenciatura e cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos), presenciais e semipresenciais, em Curitiba (PR). Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde o Positivo está presente, o programa está alinhado aos valores do Grupo Positivo - o saber, a ética, o trabalho e o progresso. O projeto é dirigido a estudantes que concluíram o Ensino Médio em 2016 ou vão concluir em 2017 em instituições de ensino públicas.

Ao todo, são ofertadas 169 vagas em 26 cursos de seis unidades da Universidade Positivo (UP) e do Centro Tecnológico Positivo (CT): Ângelo Sampaio, CIC, Hauer, Praça Osório, Santos Andrade e câmpus sede - Ecoville. As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e devem ser realizadas pela internet (www.up.edu.br/propositivo). O candidato pode escolher até dois cursos para candidatar-se à bolsa de estudos, sendo um em primeira opção e outro em segunda opção, com o respectivo turno e unidade. O estudante contemplado com a bolsa pode, ainda, solicitar o benefício do FIES (Programa de Financiamento Estudantil, do Governo Federal) ou do PRAVALER para financiar o valor remanescente do curso. O processo seletivo, composto de duas provas (uma de redação e uma de múltipla escolha), será realizado no sábado, dia 25 de novembro, das 15h às 18h, na unidade Praça Osório.

ProPositivo

Inscrições: até quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Data da prova: sábado, 25 de novembro de 2017

Horário: 15h às 18h (fechamento dos portões às 14h45)

Local: Unidade Praça Osório (Praça Osório, 125 - Centro)

Informações e inscrições: www.up.edu.br/propositivo

 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 20 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.

Última atualização em Qui, 16 de Novembro de 2017 09:31
 

Diabetes: vacinas preventivas

Os quadros infecciosos são muito complicados para os diabéticos

01

São pelo menos 16 milhões de diabéticos no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pelo menos porque, segundo a Federação Internacional do Diabetes, um em cada dois diabéticos brasileiros nem sabe que tem a doença, o que elevaria esse total para cerca de 24 milhões de pessoas. E, mesmo aqueles com diabetes sob controle, com glicemia, pressão arterial e colesterol dentro da normalidade, muitas vezes pecam na prevenção.

"Os quadros infecciosos são muito complicados para os diabéticos de qualquer idade e muitas vezes o paciente não é informado da lista de vacinas que deve tomar", afirma o presidente da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinação (ABCVAC), Geraldo Barbosa. De acordo com ele, encabeçam essa lista as vacinas anuais contra gripe e, principalmente, contra a pneumonia. "são duas complicações graves para os diabéticos, já que ambas tendem a elevar perigosamente os níveis de açúcar no sangue. Os diabéticos de qualquer idade têm acesso à vacina contra gripe na rede pública, mediante apresentação de receita médica comprovando o quadro clínico, mas apenas aqueles com mais de 60 anos podem receber também a vacina contra a pneumonia. "Para a maioria dos doentes ela só está disponível nas clínicas privadas e é bom lembrar que o diabetes tipo 2 vem acometendo pacientes cada vez mais jovens," alerta Barbosa.

Outra recomendação importante é a vacinação contra as hepatites A e B. O Centro de Controle de Doenças Infecciosas (CDC), em Atlanta, nos Estados Unidos, indica ainda que os diabéticos adultos tomem a vacina tríplice, contra tétano, difteria e coqueluche, lembrando que esta última, que estava praticamente desaparecida, voltou a circular pelo mundo na esteira dos movimentos antivacina. A lista inclui também a vacinação contra o herpes zoster. "Nosso conselho é que o diabético converse com seu médico sobre seu calendário de vacinas e esteja protegido contra infecções que podem ter efeito grave sobre seu quadro clínico."

O Ministério da Saúde reforça o alerta à população sobre o crescimento da doença no país. O diagnóstico da enfermidade aumentou 61,8% em 10 anos, segundo dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde. Entre 2006 e 2016, o número de pessoas que dizem saber do diagnóstico de diabetes passou de 5,5% para 8,9%. As mulheres lideram o ranking: 9,9% da população feminina declarou possuir a doença contra 7,8% dos homens.

O crescimento do diabetes é uma tendência mundial, devido ao envelhecimento da população, mudanças dos hábitos alimentares e prática de atividade física. De acordo com a Pesquisa Vigitel, 18% da população das capitais brasileiras consomem alimentos doces em cinco ou mais dias da semana, sendo maior entre mulheres (19,7%) do que entre homens (16,0%). O comportamento é mais comum entre jovens de 18 a 24 (26,2%) seguido pela faixa etária de 25 a 34 (20,6%). O levantamento foi feito, a partir de perguntas que indagavam sobre a frequência semanal do consumo de sorvetes, chocolates, bolos, biscoitos ou doces. "Alimentação adequada e prática de exercícios físicos é essencial para conter a doença. Além da ampliação de acesso ao tratamento, temos atuado fortemente na promoção de hábitos saudáveis", afirmou o ministro Ricardo Barros.

SOBRE A ABCVAC

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CLINICAS DE VACINAS – ABCVAC tem como intuito representar o interesse setorial das Clínicas de Vacinas, na defesa das boas práticas de mercado e da melhoria contínua na promoção da saúde através da Vacinação, em todo território nacional, interagindo com os diferentes órgãos governamentais, empresariais e afins.

Última atualização em Ter, 14 de Novembro de 2017 14:48
 

Acontece Curitiba ganha seu 15 premio

Nesta dia 06 de novembro a apresentadora do Acontece Curitiba,Claudia Cozzella e sua equipe estavam em festa.

Ao receberam o Troféu Imprensa Business no Espaço Plaza rodeado de convidados e alguns outros homenageados a apresentadora teve a oportunidade de agradecer e dar uma entrevista aonde pode agradecer também a TV Transamérica e contar as novidades que virão como a TV  no digital em fevereiro e que em breve estará de volta após as férias.

Um evento como este promovido por Rosy Buzinaro é muito importante não só para reunir amigos e talentos mas para termos a satisfação de termos em mãos um troféu como prova viva de um trabalho arduamente muitas vezes realizado.

Para sua surpresa foi novamente chamada ao palco pela anfitriã  e recebeu da Câmara Municipal de Curitiba o reconhecimento de seu trabalho de 10 anos à frente do Acontece Curitiba levando a arte e a cultura para a nossa cidade.

"Se puder descrever com palavras diria que estou agradavelmente surpresa e muito feliz pois realmente não esperava esse reconhecimento pois é uma prova que SIM, estou fazendo o correto sem pisar em ninguém e com muita luta.

A cultura e a educação são fundamentais para se criar um país melhor e mais justo.Vamos em frente!"

 

Equipe Acontece Curitiba

 

Natal | Contratação Temporária

Chance de efetivação dos temporários contratados pode chegar a 86%

 

trabalho temporário 997x640

               

O número de empregos temporários que serão criados para atender a demanda do comércio no Natal deste ano será menor que o do ano anterior. Apesar disso, a chance de efetivação é maior e chega a 86%.  A sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, Fecomércio PR, visou identificar o percentual de estabelecimentos comerciais com intenção de contratar temporários para as festas de final de ano em 2017. O resultado aponta a real percepção do empresário para com a economia, respondendo se os lojistas esperam melhores vendas para o período, pois a alteração do quadro laboral espelha a real sensação de segurança de que o comércio terá vendas mais expressivas que no ano anterior, ou em anos anteriores.

 

O comércio varejista foi o setor que se mostrou mais esperançoso com a data. Lojistas que responderam sim para as contratações apontam 16%, contra 6% das respostas positivas dos empresários do setor de serviços.

 

No aspecto geral, a intenção de contratação de temporários ficou em 13,6% para o final desse ano. Em 2016, a intenção em otimizar o quadro funcional era de 16%, e em 2015, 14,5%, o indicador aponta certa timidez na expectativa dos empresários para a data mais importante do comércio varejista. As maiores intenções de contratação estão na capital, onde 14,6% das empresas pretendem aumentar o quadro, contra 10,4% do interior.

 

A boa notícia é que a maioria dos empresários que pretende contratar aparenta intenção em manter o colaborador no quadro, somando 86%.

 

image002

 

 

 

 

 

image003

Cargos

Entre os cargos mais visados nas contratações temporárias, vendedores, caixas e gerentes foram mencionados como maiores possibilidades, sendo os vendedores a maioria das intenções, representando 43%. Outros cargos também foram citados como caixas (22,9%), estoquistas (8,6%), gerentes (5,7%), empacotadores (5,5%). Outros cargos também foram citados na opção outros (8,5%).

 

Metodologia

A sondagem foi realizada com 250 empresas do comércio varejista e do setor de serviços da cidade de Curitiba entre os dias 27/09 a 09/10/17.Foram entrevistados sócios proprietários, diretores e gerentes de RH.

 

Última atualização em Sex, 03 de Novembro de 2017 13:24
 

Cine A Morte te dá Parabéns

“A Morte te dá Parabéns” é um filme mais divertido que assustador, ele conta aquele tipo de história na qual a pessoa fica presa no tempo, ela acorda no mesmo dia, inúmeras vezes.

Quando você vai assistir ao longa, fica pensando que já viu aquela história antes. E realmente viu, em filmes antigos e até recentes. Mas a maneira como esse looping no tempo é contado é que faz toda a diferença.

“A Morte te dá Parabéns” começa com a personagem Tree, que acorda no quarto de um garoto, que ela não lembra bem quem é.

Depois que ela sai do quarto, diversos acontecimentos normais se sucedem ao longo do dia, dia este que é especial, porque é o aniversário de Tree.

Tree é uma pessoa um tanto abusiva, ela faz parte de um grupo do colégio que dita regras de postura, roupas e alimentação, e que não se importa em maltratar quem faz diferente.

Ela não tem uma boa relação com o pai, ela tem o namorado que quer, as amigas que quer, e sempre zoa das pessoas que considera menores.

À noite, quando ela se dirige para uma suposta festa surpresa, se depara com o seu assassino, que a mata cruelmente, e no instante seguinte, acorda no mesmo quarto que ela havia acordado no dia anterior. E tudo começa a se repetir.

Parece que Tree recebeu um viés do destino. Mas, morrer, ou melhor ser assassinada brutalmente por uma figura mascarada e acordar novamente no dia em que vai morrer, ininterruptamente, faz com que ela repense seus valores.

E ainda faz com que ela tenha a chance de investigar quem a está querendo morta e porquê.

“A Morte te dá Parabéns” é um filme interessante porque aguça a sua curiosidade, você quer saber o que está acontecendo e porquê.

A direção do longa manteve a história dinâmica e com um tom de humor.

Para quem gosta do gênero “terrir”, terror misturado com humor, esse filme é uma ótima opção.

Título Original: Happy Death Day

Gênero: Terror/Suspense

Duração: 1 hora e 37 minutos

Ano de Lançamento: 2017

Direção: Christopher Landon

Elenco: Jessica Rothe, Israel Broussard, Charles Aitken, Jason Bayle, Rachel Matthews, Billy Slaughter, Donna DuPlantier.

RITA VAZ

TUDO SOBRE FILMESwww.ritavazm.blogspot.com.br

 

Enem | 287 mil pessoas no Paraná

enem

 

Nos dias 5 e 12 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será aplicado no estado do Paraná para 287.828 participantes. O número representa 4,2% do total de 6.731.203 inscritos. As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 88 municípios, mesmo número do ano passado, apesar do número de participantes ser 31,3% menor. No Enem 2016, o estado teve 419.239 participantes. A queda no número de inscrições é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

 

Perfil – No Paraná, 23% dos participantes são pagantes; 64% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da Lei ou do Decreto e 13% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017. Em relação à situação de ensino; 54,4% já concluiu o Ensino Médio; 34,7% é concluinte este ano e 9,2% concluirá após 2017 (treineiros). Do total de participantes no Paraná, 57,1% são mulheres e 42,9% são homens.

 

Atendimentos – Foram aprovados 1.321 atendimentos especializados no Paraná. A maioria dos casos é de deficiência física, déficit de atenção e baixa visão. Serão usados 2.612 recursos de acessibilidade, sendo 90 videoprovas traduzidas em Libras, novidade desta edição. Também serão 663 atendimentos específicos; 46,5% para lactantes. O estado teve 13 solicitações aprovadas para atendimento pelo nome social, sendo seis na capital.

 

Participantes por faixa etária


Menor que 16 – 5.937
Igual a 16 – 27.271
Igual a 17 – 61.977
Igual a 18 – 42.142
Igual a 19 – 26.623
Igual a 20 – 19.989
De 21 a 30 – 75.381
De 31 a 59 – 28.240
Maior ou igual a 60 – 268

 

Confira o total de inscritos por município de aplicação

REGIÃO UF MUNICÍPIO INSCRIÇÕES CONFIRMADAS
SUL PR ALMIRANTE TAMANDARE                                                   1.835
SUL PR ALVORADA DO SUL                                                   1.244
SUL PR AMPERE                                                       773
SUL PR APUCARANA                                                   3.968
SUL PR ARAPONGAS                                                   2.748
SUL PR ARAPOTI                                                       532
SUL PR ARAUCARIA                                                   4.117
SUL PR ASSAI                                                   1.109
SUL PR ASSIS CHATEAUBRIAND                                                   1.331
SUL PR ASTORGA                                                   1.079
SUL PR BANDEIRANTES                                                   1.866
SUL PR CAFELANDIA                                                       595
SUL PR CAMBE                                                   2.710
SUL PR CAMPINA GRANDE DO SUL                                                   1.260
SUL PR CAMPO LARGO                                                   3.315
SUL PR CAMPO MAGRO                                                       622
SUL PR CAMPO MOURAO                                                   5.340
SUL PR CAPANEMA                                                       782
SUL PR CASCAVEL                                                 11.049
SUL PR CASTRO                                                   1.803
SUL PR CHOPINZINHO                                                       980
SUL PR CIANORTE                                                   3.323
SUL PR CLEVELANDIA                                                       400
SUL PR COLOMBO                                                   5.660
SUL PR COLORADO                                                   1.635
SUL PR CORNELIO PROCOPIO                                                   3.207
SUL PR CORONEL VIVIDA                                                       954
SUL PR CURITIBA                                                 63.036
SUL PR DOIS VIZINHOS                                                   2.701
SUL PR FAZENDA RIO GRANDE                                                   3.471
SUL PR FOZ DO IGUACU                                                   9.837
SUL PR FRANCISCO BELTRAO                                                   4.798
SUL PR GOIOERE                                                       908
SUL PR GUAIRA                                                   1.706
SUL PR GUARAPUAVA                                                   6.714
SUL PR GUARATUBA                                                       840
SUL PR IBAITI                                                       949
SUL PR IBIPORA                                                   1.872
SUL PR IRATI                                                   2.647
SUL PR IVAI                                                       318
SUL PR IVAIPORA                                                   1.834
SUL PR JACAREZINHO                                                   1.525
SUL PR JAGUARIAIVA                                                       706
SUL PR JANDAIA DO SUL                                                   1.666
SUL PR LAPA                                                   1.317
SUL PR LARANJEIRAS DO SUL                                                   2.152
SUL PR LOANDA                                                   1.932
SUL PR LONDRINA                                                 17.455
SUL PR MANDIRITUBA                                                       682
SUL PR MARECHAL CANDIDO RONDON                                                   2.132
SUL PR MARIALVA                                                       677
SUL PR MARINGA                                                 12.218
SUL PR MATINHOS                                                   1.340
SUL PR MAUA DA SERRA                                                       675
SUL PR MEDIANEIRA                                                   2.841
SUL PR NOVA ESPERANCA                                                   1.000
SUL PR PAICANDU                                                       719
SUL PR PALMAS                                                   1.016
SUL PR PALMEIRA                                                       693
SUL PR PALOTINA                                                   1.327
SUL PR PARANAGUA                                                   4.029
SUL PR PARANAVAI                                                   3.939
SUL PR PATO BRANCO                                                   3.942
SUL PR PINHAIS                                                   4.543
SUL PR PINHAO                                                       927
SUL PR PIRAQUARA                                                   1.991
SUL PR PITANGA                                                   1.797
SUL PR PONTA GROSSA                                                   7.795
SUL PR PRUDENTOPOLIS                                                   1.343
SUL PR QUATRO BARRAS                                                       661
SUL PR QUEDAS DO IGUACU                                                       908
SUL PR REALEZA                                                   1.673
SUL PR RIO BRANCO DO SUL                                                   1.141
SUL PR RIO NEGRO                                                       645
SUL PR ROLANDIA                                                   1.903
SUL PR SANTA HELENA                                                       768
SUL PR SANTA TEREZINHA DE ITAIPU                                                       699
SUL PR SANTO ANTONIO DA PLATINA                                                   1.765
SUL PR SAO JOSE DO PINHAIS                                                   8.046
SUL PR SAO MATEUS DO SUL                                                   1.140
SUL PR SAO MIGUEL DO IGUACU                                                       707
SUL PR SARANDI                                                   1.779
SUL PR TELEMACO BORBA                                                   2.675
SUL PR TOLEDO                                                   4.768
SUL PR UBIRATA                                                       976
SUL PR UMUARAMA                                                   5.679
SUL PR UNIAO DA VITORIA                                                   2.550
SUL PR WENCESLAU BRAZ                                                   1.098

 

 

Última atualização em Ter, 31 de Outubro de 2017 15:38
 


Página 1 de 79
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.