Sentir saudade é saudável?

No Dia da Saudade, psicóloga aconselha a estimular as lembranças de experiências positivas ao invés de focar na ausência

p000006548

 

Em 30 de janeiro, é comemorado no Brasil o Dia da Saudade. A data foi instituída para celebrar as memórias do passado, de pessoas que já se foram e de bons momentos vividos. “Saudade é uma lembrança que volta à consciência frequentemente, estando atrelada a algum aspecto vivido ou alguém que tenha passado em nossas vidas e que, por algum motivo, não está mais presente”, tenta explicar o sentimento a psicóloga do Grupo São Cristóvão Saúde, Aline Melo.

De acordo com pesquisa realizada por uma empresa britânica com mil tradutores e publicada pela BBC, a palavra da língua portuguesa “saudade” é a sétima mais difícil de ser traduzida entre todos os idiomas. Aline cita quais são os principais sintomas que descrevem a palavra:

  • Lembrança recorrente
  • Melancolia
  • Angústia no peito
  • Falta de concentração

Segundo a especialista, a saudade não se direciona apenas às pessoas, mas também às coisas, aos lugares e até às fases da vida. “Pode ocorrer por um tempo determinado, devido a uma viagem, um afastamento temporário, ou, em outras situações, não tem data para terminar, como quando alguém falece”.

Quando a saudade deixa de ser saudável

Viver este sentimento é de extrema importância para aprender a lidar com ele, porém alimentá-lo a todo o tempo pode impedir que se viva momentos bons no presente. A psicóloga aconselha a estimular as lembranças de experiências positivas que teve relacionadas ao que provoca a saudade, ao invés de focar na ausência, de forma que se aprenda a lidar melhor com essa falta.

Caso a saudade se torne obsessiva, fazendo com que a pessoa permaneça em estado melancólico por muito tempo e que a bloqueie de vivenciar experiências e emoções atuais, é necessário a ajuda de um profissional especializado. “Ao lidar com a saudade de maneira mais saudável e apropriada, ela poderá adormecer por um tempo, surgindo ainda em alguns momentos, mas não prejudicando as vivências do presente”, finaliza Aline Melo.

Última atualização em Ter, 29 de Janeiro de 2019 13:51
 

Lentidão ao acessar Sisu

 sisu imagem

 

Muitos estudantes enfrentaram dificuldades ao acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nesta segunda-feira (22). Para reverter a situação o Ministério da Educação emitiu comunicado se dizendo preocupado em ajustar e promover maior alcance em seus acessos.

 

Segue na íntegra:

 

O Ministério da Educação adotou todas as medidas para resolver a lentidão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrada hoje, dia 22, no primeiro dia de acesso dos estudantes. A recomendação da área técnica do MEC é que o estudante com dificuldade de acesso atualize a página de inscrição antes de preencher os dados.

A instabilidade foi causada por um grande volume de acessos espontâneos na rede do MEC. O sistema, que nas edições anteriores, recebia de 25 a 30 mil acessos simultâneos, registrou hoje picos de até 350 mil acessos simultâneos.

Uma novidade testada nesta edição do Sisu foi a divulgação da nota de corte para todos os cursos em quatro momentos (7h, 12h, 17h30 e 20h). No sistema anterior, a divulgação dos resultados se limitava a um horário (meia-noite), a partir do segundo dia de inscrição.

A divulgação em quatro horários se repetirá até sexta-feira, dia 25. A divulgação da nota de corte à meia-noite será mantida até quinta-feira, dia 24.

Última atualização em Qua, 23 de Janeiro de 2019 11:11
 

Bienal de Curitiba realiza oficinas

IMG 1 FABRICA DE PIPAS
Fábrica de Pipas - Em edição comemorativa de 25 anos, a Bienal de Curitiba promove, nos

meses de janeiro e fevereiro, oficinas práticas para crianças e adultos (Foto: Divulgação)

 

Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba 2018 | 25 anos, em parceria com o Educativo da Bienal, promove uma série de oficinas interativas e práticas para crianças e adultos nos meses de janeiro e fevereiro, no Museu Oscar Niemeyer – MON. As oficinas serão realizadas a partir de uma visita guiada pelos mediadores do Educativo da Bienal no MON. Após a visita, acontecerá a prática das atividades.

 

A Bienal de Curitiba ofertará duas oficinas distintas: uma para o público infanto-juvenil e outra para o público adulto. A primeira, que recebe o nome de "Amarelinha Reflexiva: um tour interativo pela Bienal", propõe a reflexão acerca das obras interativas da edição da Bienal de Curitiba deste ano, sendo esta para o público a partir de 11 anos.

 

A oficina, que acontecerá às quartas-feiras, terá início com uma visita guiada para um grupo de no máximo 15 pessoas, focando na imersão das obras interativas da Bienal presentes no MON. A visita iniciará na obra "Rayuelarte", onde será abordado o trabalho da arte educadora Patrícia Pellegrini sobre a vida e obra da artista Marta Minujín. Após, o grupo segue para a obra QUE SOY, de Dolores Cáceres, para uma reflexão acerca dos espaços ocupados pelas obras de arte e intervenções da arte contemporânea. Por fim, o grupo passará pela obra Fábrica de Pipas, do brasiliense Christus Nóbrega. Esta obra dialoga com a exposição do artista na Sala 09 do MON ("Dragão Floresta Abundante"). A oficina será finalizada com uma dinâmica. Nesta, serão divididos dois grupos para a criação de duas amarelinhas com desenhos cronológicos sobre a visita que participaram e, em seguida, haverá um debate sobre o que mais gostaram e entenderam.

 

A segunda oficina, que acontecerá aos sábados, será oferecida ao público adulto e tem o nome de "Desafios e possibilidades de um relacionamento inspirada na obra 'Only You' de Leonardo Kossoy". A atividade terá início com uma visita mediada à exposição "Mergulhador" de Leonardo Kossoy, dando ênfase à série "Only You". Na mediação serão desenvolvidas reflexões sobre: pensamento binário/dualidades, individualidades, singularidades e relacionamento a dois. Em seguida, os visitantes serão conduzidos ao espaço de realização da oficina.

 

Inicialmente, os mediadores irão estimular os participantes a refletirem sobre os desafios e possibilidades de um relacionamento social ou afetivo. Depois deste momento, os participantes serão divididos em duplas para compartilharem suas reflexões e, a partir disso, desenvolver uma poética que possa representar a relação estabelecida entre a dupla durante o processo de criação da obra, manifestando-a graficamente no tecido com as canetinhas, demarcando o corpo no voal. Além disso, os participantes poderão fotografar sobre o tecido, fazendo uma alusão à sequência fotográfica de "Only You".

 

Serviço

As oficinas têm início a partir do dia 16 de janeiro e se estendem até o dia  de 27 de fevereiro, acontecendo sempre quinzenalmente. As inscrições para participar das atividades devem ser realizadas via e-mail.  Os interessados devem mandar o nome completo para:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , com o nome da oficina no assunto do e-mail.

 

Informações

Amarelinha reflexiva: um tour interativo pela Bienal

Datas: 16/01, 30/01, 13/02, 27/02 (quartas-feiras)

Entrada gratuita

Idade: A partir dos 11 anos

Início: 15h

Duração: +/- 03 horas

Concentração: 14h45 em frente ao Café do MON

Desafios e possibilidades de um relacionamento inspirados na obra 'Only You' de Leonardo Kossoy

Datas: 19/01, 02/02, 16/02

Grupo: Sábado / Entrada: 20,00 inteira ou 10,00 a meia

Idade: A partir dos 18 anos

Início: 15h

Duração: +/- 02 horas

Concentração: 14h45 em frente ao Café do MON

 

Sobre a Bienal de Curitiba 2018 | 25 anos

A Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba é reconhecida como um dos principais eventos de arte do circuito mundial. Neste ano, a Bienal está com uma edição comemorativa de 25 anos e em comemoração, do dia 18 de outubro a 30 de dezembro de 2018, com diversas exposições e atividades em museus e outros espaços culturais da cidade.

Para saber mais sobre as atividades propostas nesta edição comemorativa da Bienal de Curitiba, basta acompanhar a página oficial do evento no Facebook (/bienaldecuritiba) e Instagram (@bienaldecuritiba).

Realização: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Museu Oscar Niemeyer, Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, Ministério da Cultura do Governo Federal.

Última atualização em Ter, 15 de Janeiro de 2019 17:09
 

Nova opção na cidade: O BARBEIRO W

barbeiro
Casa W traz novidades exclusivas para o seu público masculino. (Foto: Divulgação)

O salão Casa W traz mais uma novidade para os paranaenses. Agora o foco é o seu público masculino, e com isso lança o O Barbeiro W. No espaço, exclusivo para os homens, além do corte de cabelo e barba, os clientes podem realizar diversos protocolos como terapias capilares, coloração, tonalização para grisalhos, manicure e pedicure, tratamentos para queda de cabelo e para barba dentre outros.

A barbeira Caroline Sangerote integra a equipe W e comanda as tesouras na barbearia com suas técnicas incríveis. A expert no assunto leva tendências de cortes e estilos para a construção da imagem de cada cliente. Caroline tem como foco o visagismo, terapia capilar e transformações.

Serviço

Casa W

Endereço:Rua Comendador Araújo, 906 | Batel | Curitiba (PR)

Telefone:(41) 3018-0100 | (41) 3154-9494 | (41) 99289-6847

Estacionamento: privativo (valet)

Formas de pagamento: crédito | débito | dinheiro

Acessibilidade: sim

Instagram: @salaocasaw

Facebook: www.facebook.com/casawoficial/

Site: casawoficial.com.br

Última atualização em Seg, 14 de Janeiro de 2019 10:12
 

Descontos de até 70% nesta sexta-feira

1547125302Com duração de três dias, liquidação acontece no Shopping Curitiba (Foto: Divulgação)

 

Está na hora da primeira grande liquidação do ano no Shopping Curitiba. O Ponto Mix acontece neste fim de semana, de 11 a 13 de janeiro, com descontos que chegam a 70%. Diversas lojas, de diferentes segmentos, participam da campanha.

Na Ótica Winnikes, os óculos escuros da Tom Ford que custavam R$ 1.396 agora saem por R$ 698. Já na Big Ben os clientes encontram relógio da marca Calvin Klein que era vendido por R$ 926 e agora, na liquidação, custa R$ 555.

Quem procura peças de vestuário em promoção, lojas como Schooner, Miis e Piticas são algumas das opções. Já no que se refere a calçados, Arezzo e Sport Tênis estão na Liquida Ponto Mix.

Ainda é possível adquirir produtos mais baratos em perfumaria, acessórios, livrarias e muito mais.

A tradicional campanha Ponto Mix é uma ação da brMalls e está em sua 26ª edição.  A liquidação irá colorir os corredores do Shopping Curitiba com uma comunicação visual toda em amarelo e preto, criando atmosfera agradável para todos que forem aproveitar as compras, além de diferentes ações, como presença de DJ. 

Sobre a brMalls

A brMalls é a maior empresa integrada de shopping centers do Brasil, com participação em 40 shoppings, que totalizam 1.492,6 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e 949,6 mil m² de ABL próprio. A brMalls está presente em todas as cinco regiões do Brasil, atendendo aos consumidores de diferentes classes sociais no país. 

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300.

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ ShoppingCuritiba

Última atualização em Qui, 10 de Janeiro de 2019 11:54
 

De parque indoor a passeio de trenzinho

1546441519Shopping Estação, em Curitiba, reúne diferentes formas de lazer para toda a família (Foto: Priscilla Fiedler)

 

Os pais e familiares que estão em Curitiba na primeira semana de 2019 e procuram diversão para as crianças encontram diferentes opções reunidas em um mesmo lugar: o Shopping Estação.

Abaixo, confira dicas de entretenimento para os pequenos:

Mini Ferroviário

O espaço foi desenvolvido especialmente para o público infantil aprender de forma divertida e interativa a história ferroviária do Paraná. O Mini Ferroviário funciona no piso L1 de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos e feriados das 11h às 19h. A visitação é gratuita. 

Passeio de trenzinho

O passeio das crianças pelo Shopping Estação fica mais animado dentro do mini trem elétrico. O tour acontece durante o funcionamento do Shopping e custa R$ 15.

Cinema

O Shopping Estação tem o maior cinema de Curitiba, com dez salas do UCI. Estão em cartaz filmes como Detetives do Prédio Azul e Bumblebee. Confira a programação em www.shoppingestacao.com.br/cinema.

Park em Movimento e Kids Park

Piscina de bolinhas, escorregador, carrossel, games e diversas brincadeiras supervisionadas por monitores são encontradas no Park em Movimento e no Kids Park do Shopping Estação. Os preços variam de R$ 20 a R$ 30, para o período de meia hora.

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

www.shoppingestacao.com.br

@shoppingestacao |www.facebook.com/ShoppingEstacao

Última atualização em Qua, 02 de Janeiro de 2019 19:58
 


Página 1 de 93
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.