Mostra Paranaense de Dança 2018

ABABTG divulga cronograma de inscrições e seletivas

Mostra Paranaense de Danca 3 Cayo VieiraFoto: Caio Vieira

Em 11 anos de existência, a Mostra Paranaense de Dança – iniciativa da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) –se tornou o maior evento do gênero no Brasil. Em sua última edição, em 2017, reuniu cerca de 17 mil pessoas – entre público, artistas inscritos, bailarinos profissionais convidados, equipe técnica e alunos das oficinas e workshops. Ao todo, o Festival contou com a participação de grupos de 56 cidades, sendo três de Santa Catarina e o restante do Paraná. Ambos os estados reuniram 2360 artistas inscritos, que apresentaram 566 coreografias, sendo que, destas, 122 foram aprovadas para a Mostra Final. Em 2018, a Mostra dá continuidade à sua missão de promover apresentações artísticas de companhias profissionais convidadas, revelar o talento de artistas e grupos amadores, promover a interação entre profissionais e estudantes da dança, ofertar iniciativas de formação e trazer para o Brasil artistas internacionais para apresentações inéditas.

Todos os anos, estudantes de todos os estilos de dança do Paraná e de estados vizinhos aguardam ansiosos a divulgação do cronograma de atividades da Mostra e a revelação das cidades escolhidas para receber as seletivas. Este ano, além de Curitiba, a ABABTG passará por Campo Mourão, Pato Branco, Ponta Grossa e Arapongas. Grupos, escolas, academias e bailarinos poderão se inscrever a partir do dia 7 de abril (cronograma de inscrições abaixo). Os grupos inscritos se apresentarão para uma banca de profissionais convidados pela Associação e alguns trabalhos serão selecionados para a grande final realizada tradicionalmente no palco do Guairão.

Essas cidades ainda vão receber oficinas de aprimoramento técnico e artístico em modalidades variadas, ministradas por profissionais habilitados.A grande abertura da Mostra acontece no Guairinha no dia 2 de maio e contará com a apresentação de solistas finalistas e/ou premiados no Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Sttutgart, que acontece anualmente na Alemanha.

Mostra Paranaense de Danca 1 Cayo Vieira
Foto: Caio Vieira

Mostra Paranaense de Danca 4 Cayo Vieira
Foto: Caio Vieira

 

Cronograma da edição 2018 da Mostra Paranaense de Dança da ABABTG

Período de inscrições de escolas, academias, grupos e artistas, via site:www.ababtg.org.br/mostra:

  • Curitiba: de 7 a 13 de abril
  • Campo Mourão: de 21 a 27 de abril
  • Pato Branco: de 28 de abril a 4 de maio
  • Ponta Grossa: de 5 a 11 de maio
  • Arapongas: de 12 a 18 de maio

Período de seletivas nas cidades do Paraná:

  • Curitiba: de 3 a 6 de maio
  • Campo Mourão: 19 e 20 de maio
  • Pato Branco: 26 e 27 de maio
  • Ponta Grossa: 2 e 3 de junho
  • Arapongas: 9 e 10 de junho

Abertura com os solistas internacionais:

·        Dia 2 de maio, no Guairinha, em Curitiba.

Mostra Final com os grupos selecionados e profissionais convidados:

·        Entre os dias 21, 23 e 24 de junho, no Guairão, em Curitiba.

Inscrições para oficinas de aprimoramento técnico e artístico, via sitewww.ababtg.org.br/mostra:

·        Campo Mourão:30 de abril a 13 de maio

·        Pato Branco: 7 a 20 de maio

·        Ponta Grossa: 14 a 27 de maio

·        Arapongas:21 de maio a 3 de junho

·        Curitiba (Mostra Final): 4 a 17 de junho

*Investimento: R$20,00 por oficina.

Regulamento e informações:

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
www.ababtg.org.br/mostra
www.facebook.com/ababtgoficial

ABABTG- Fundada em 2007, a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra surgiu para fortalecer a dança e demais artes motivando uma ligação sinérgica entre os setores público e privado.Para tanto, tem desenvolvido projetos culturais que promovam ações de formação, atualização, divulgação e fomento da dança, em suas diversas linguagens. Aformação de público e o apoio à gestão de carreira de seus associados bailarinos, ex-bailarinos e apoiadores do Balé Teatro Guaíra também estão entre os compromissos da ABABTG.Formalizada como uma agremiação artística e cultural de caráter civil e personalidade jurídica e recentemente qualificada como Organização Social, a Associação tem demonstrado uma atividade intensa desde a sua fundação. Entre os seus principais eventos está a Mostra Paranaense de Dança, realizada anualmente em diferentes cidades do Estado para incentivar e valorizar bailarinos e grupos amadores e promover apresentações profissionais a preços populares.

Última atualização em Qui, 22 de Fevereiro de 2018 14:04
 

Pequena Grande Vida

downsizing movie editing

 

O diretor Alexander Payne é conhecido pelo seu senso de humor negro e suas representações cáusticas da sociedade americana, e nessa nova empreitada, não foi diferente.

 

“Pequena Grande Vida” é uma crítica clara e objetiva à sociedade norte-americana atual.

 

É através de uma nova descoberta científica (a de encolher pessoas) e suas reações, que ele simboliza muito do que pensa da sociedade e suas relações humanas.

 

O filme começa e conhecemos Paul Safranek, um operário de um frigorifico de aves, que trabalha há anos na empresa, e leva uma vida regrada com sua esposa, mas sem conseguir se livrar de suas dívidas.

 

dwn ff 001r2 crop h 2017

 

Quando a população mundial é informada dessa nova tecnologia que encolhe as pessoas ao tamanho de um pequeno boneco, Paul também ouve e fica muito interessado.

 

Mas, por que as pessoas iriam querer ser pequenas?

 

 

A resposta é fácil: para terem uma vida melhor, com mais regalias, com uma casa enorme e não ter que se preocupar com contas para pagar porque um humano pequeno, consome pouco.

 

Além de todas essas facilidades as pessoas também ajudariam o planeta, seria consumido muito menos dele e seria produzido muito menos lixo.

 

A transformação é feita, (é mostrado todo o processo pelo qual os personagens passam para serem encolhidos), e algo inesperado acontece na vida de Paul.

 

lead 960

 

A partir daí ele vai conhecer diferentes pessoas e situações que farão com que ele mude o seu modo de vida, de uma forma que ele nunca imaginou.

 

O filme conta com ótimas atuações e tem uma boa dinâmica até a metade da trama, mas a partir daí perde um pouco o ritmo, se tornando um pouco cansativo.

 

O que também me chamou a atenção no longa, foi a falta de questionamentos em relação ao mundo que permanece grande, como as distâncias, os animais e outras coisas.

 

“Pequena Grande Vida” é um filme interessante, faz uma crítica e tanto ao modo como vivemos, como somos governados e como nos administramos.

 

No mundo perfeito vendido pelos cientistas, a verdade é que tudo continua igual, porque as pessoas não mudam seus caráteres quando encolhem de tamanho, se são boas, continuarão assim, e se forem más ...

 

Título Original: Downsizing

Gênero: Comédia Dramática

Duração: 2 horas e 16 minutos

Ano de Lançamento: 2018

Direção: Alexander Payne

Elenco: Matt Damon, Kristen Wiig, Christoph Waltz, Hong Chau, Udo Kier, Jason Sudeikis, Neil Patrick Harris, Laura Dern.

 

 

RITA VAZ

TUDO SOBRE FILMEwww.tudosobrefilme.com.br

Última atualização em Qui, 22 de Fevereiro de 2018 13:40
 

Inferno Astral não existe!

Muita gente morre de medo e jura que fica muito mal durante o mês que antecede sua revolução solar, ou aniversário. A astróloga Maju Canzi explica o motivo da crença no inferno astral.

imagem release 1204857Divulgação

Por Maju Canzi
Mas, afinal, inferno astral existe? Na crença popular, inferno astral é o período de 30 dias que antecede o aniversário, ou a revolução solar, como se chama na astrologia. Para a Astróloga Maju Canzi, essa crença é facilmente explicada pelas mudanças bruscas pelas quais passamos durante as mudanças energéticas entre os diferentes signos do zodíaco: “pessoas que aceitam mais facilmente as rupturas vão passar por momentos assim de forma mais tranquila, porém, para pessoas mais avessas a mudanças, esse período pode ser um verdadeiro inferno”, enfatiza Maju.

Ela explica: “a cada 365 dias, tempo que o sol leva para dar uma volta completa no zodíaco, temos um signo ascendente do ano, ou seja, aquele que dará o ritmo dos acontecimentos gerais desse ano”. Maju lembra que existem 4 grupos de signos, referentes aos 4 elementos, e eles têm energias bem diversas: “se temos um ano cujo ascendente é um dos signos de fogo (áries, leão, sagitário), a tendência é que seja um ano com mais movimento, por exemplo, já que a ação e o impulso são características desses signos. Se o ano tiver um ascendente do elemento água (câncer, escorpião, peixes), sentiremos mais profundidade nos assuntos. Se o ascendente do ano é de ar (gêmeos, libra, aquário), mais relações e trocas e, se for terra (touro, capricórnio, virgem), provavelmente será um ano de produtividade”, complementa ela.

Para quem não entende de astrologia, isso parece não ter muita influência na crença sobre o inferno astral. Mas Maju reflete: “se saímos de um ano de ascendente em fogo, super movimentado, para um ano de ascendente em água por exemplo, que pede mais introspecção e observação, podemos sentir uma mudança brusca de energia, e considerar isso um caos ou um verdadeiro inferno astral, porque não estávamos esperando o banho de água fria". Para a Astróloga, a crença no inferno astral vem da falta de conhecimento sobre como e por que as mudanças acontecem: “podemos pensar: “estava tudo indo tão bem, por que parece que, do nada, tudo parou? O que se chama de inferno astral, nada mais é do que uma mudança de ciclo”, finaliza Maju.

Saiba mais

www.facebook.com/majucanzi

www.youtube.com/c/majucanzitv

www.instagram.com/majucanzi

imagem release 1204822
Maju Canzi explica de onde vem a crença em inferno astral 
Divulgação

Sobre Maju Canzi

Astróloga e Coach. Formada em Administração de Empresas, é criadora do Mulher Integral e da Terapia de Vênus, um programa de coaching holístico que já ajudou centenas de mulheres a potencializarem seus talentos e se desenvolverem na sua profissão, nos relacionamentos e na vida. É certificada em Meditação, Constelações Familiares, Florais, Kundalini Yoga, e estuda o desenvolvimento humano e as filosofias ancestrais desde 2009. Depois de viajar o mundo em busca de autoconhecimento, encontrou na Astrologia seu principal caminho.

Última atualização em Ter, 20 de Fevereiro de 2018 12:43
 

Desafio Braves está com inscrições abertas

image

 

A prova mais desejada do Brasil está de volta. Dia 17 de março acontece o primeiro Desafio Braves do ano, o Lets go, no CT Leandro Silva, em São José dos Pinhais.
 
Trata-se da prova mais desafiadora do Brasil e divertida. Um verdadeiro parque de diversões para os adultos. São exercícios baseados em treinamentos militares, cujo percurso oferece mais de 50 desafios aos competidores. "Tudo acontece em terreno acidentado, pista de motocross, pista de supercross, banhados, tobogãs, obstáculos de madeira, cordas e muitos outros criados para desafiar cada participante", explica o organizador do evento, Leandro Silva.
 
Nesta edição tem desafios novos, o "invader" que requer muita força nos braços e o challenge: obstáculo do ano em 2016 nos EUA. "Fizemos algumas modificações, aumentamos o  tamanho e agora é o mais novo desafio para os guerreiros Braves. Obstáculos como Kamikaze, Godzilla, Punho de Ferro e outros continuam na relação do Braves e prometem dar muito trabalho aos participantes", ressalta Silva.
 
image 1
 
O Desafio Braves etapa Lets Go, será mais que uma aventura. Serão três categorias e percursos: Elite, 8KM; For Fun, 5KM e Kids de 5 a 13 anos, 1.5KM. "O Desafio Braves é uma forma de estabelecer objetivos, assim como superar limites pessoais diante dos mais sensacionais obstáculos", comenta Leandro.
 
Para o público que for conferir a prova foi programada muitas atrações, entre elas uma praça de alimentação com vários Food Trucks e muita música. As inscrições para participar do desafio podem ser feitas até 9 de março.
Serviço
Desafio Braves Lets Go
Data: 17 de março – a partir das 8h
Local: CT Leandro Silva
Última atualização em Ter, 20 de Fevereiro de 2018 12:32
 

Programação semanal do MON

Na terça-feira, 20/02, acontece o primeiro encontro do programa "Arte para Maiores" de 2018
foto Marcello Kawase Bienal de Curitiba 2017Foto - Marcello Kawase - Bienal de Curitiba
O Museu Oscar Niemeyer (MON) convida o público a participar da programação semanal. Haverá atividades de domingo a quarta-feira, dias 18, 20 e 21 de fevereiro. Vale ressaltar que em todas as quartas a entrada ao museu é gratuita.
No domingo e na quarta, 18/02 e 21/02, acontece a oficina "Pintura com materiais alternativos", das 11h às 17h, e haverá também visita mediada pela Bienal de Curitiba 2017, em dois horários: às 11h e às 15h. A programação é livre para o público de todas as idades e não é necessária inscrição prévia.
Arte para maiores
Na terça-feira, 20/02, haverá a primeira edição de 2018 do programa "Arte para Maiores", destinado ao público adulto, principalmente para quem tem mais de 60 anos. Este encontro tem como tema a exposição "Luz = Matéria" e acontece das 14h às 17h, com vagas para 40 participantes. 
A mostra apresenta uma seleção de cerca de 90 obras do acervo do museu, com nomes como Claudio Alvarez, Alfredo Andersen, José Bechara, Maureen Bisilliat, Martin Chambi, Flavio Damm, Theodoro de Bona, Alberto Guignard, Julio Le Parc, Abraham Palatnik, Vik Muniz, Daniel Senise, entre outros. 
A participação em todas as atividades é gratuita, tendo apenas o custo do ingresso do museu. A entrada ao MON custa R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.
Serviço
Domingo no Museu Oscar Niemeyer
18 de fevereiro de 2018
R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita
Venda de ingressos: até as 17h30
Permanência no museu: até as 18h
Programa "Arte para Maiores" 
20 de fevereiro de 2018, terça-feira
Horário: 14h às 17h, com 10 minutos de intervalo.
Chegar com 15 minutos de antecedência
Vagas: 40 participantes 
Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer
21 de fevereiro de 2018
Entrada franca das 10h às 18h
Retirada dos ingressos até 17h30
Programação
Domingo, 18 de fevereiro
Oficina "Pintura com materiais alternativos", com a equipe do Educativo
Horário: 11h às 17h
Local: Sala de Oficina – subsolo
Mediação com a equipe do Educativo
Exposição: Bienal de Curitiba 2017
Horário: 11h e 15h
Local: salas 1, 2 e Olho
Terça-feira, 20 de fevereiro
Programa "Arte para Maiores"
Horário: 14h às 17h
Local: Sala 6 e Sala de Oficina - subsolo
Quarta-feira, 21 de fevereiro
Oficina "Pintura com materiais alternativos", com a equipe do Educativo
Horário: 11h às 17h
Local: Sala de Oficina – subsolo
Mediação com a equipe do Educativo
Exposição: Bienal de Curitiba 2017
Horário: 11h e 15h
Local: salas 1, 2 e Olho
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999.
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h
41 3350 4400
Última atualização em Seg, 19 de Fevereiro de 2018 13:03
 

Críticos de cinema de Curitiba se reúnem para comentar o Oscar 2018

Pelo sexto ano consecutivo o site Mondo Bacana realiza seu bate-papo sobre o Oscar. Desta vez em parceria com a Livraria Cultura, no Shopping Curitiba, o site convida os melhores críticos de cinema de Curitiba para comentarem o maior prêmio da indústria cinematográfica.

Abonico Smith convida Flávio St Jayme (site Pausa Dramática), Marden Machado (site Cinemarden), Paulo Camargo (site A Escotilha) e Tom Lisboa (professor na UTP) para comentarem os indicados, os favoritos, as ausências, as surpresas e seus preferidos numa conversa descontraída com a participação do público fã de cinema.

Neste ano o grande favorito é o longaA Forma da Água, com treze indicações, incluindo melhor filme, roteiro, diretor (Guillermo del Toro), atriz (Sally Hawkings) e direção de arte. O filme emocionante conta a incomum história de amor entre uma mulher solitária e um estranho monstro em um laboratório. Franco favorito das premiações de cinema do ano,A Forma da Águajá pode se considerar vencedor em diversas categorias e pode até igualar o recorde de prêmios dos longasBen-Hur, TitaniceO Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, que levaram pra casa 11 estatuetas.

A cerimônia de entrega dos prêmios da 90ª edição do Oscar acontece no dia 4 de março, com apresentação do humorista Jimmy Kimmel e transmissão ao vivo no Brasil pelo canal TNT.

Serviço:

Bate-papo Oscar 2018

Quando: dia 22 de fevereiro a partir das 19h

Onde: Livrarias Curitiba – Shopping Curitiba

Entrada franca

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300.

Curitiba (PR)

 


Página 1 de 239
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.