Receita de Primeira da Segunda

Creme de Bacalhau

Corte uma cebola em fatias bem finas e leve para dourar em uma frigideira grande em manteiga (duas colheres de sopa bem cheias) e azeite (duas colheres de sopa) de oliva até ficarem macias.

 

 


Acrescente farinha de trigo peneirada aos poucos. Aproximadamente umas duas colheres de sopa, até formar uma massa fluida mas encorpada.

Vá colocando aos poucos leite gelado e incorporando a essa massa. Quando estiver um molho roux bem macio,coloque as lascas de bacalhau que você deve ter dessalgado na véspera e mexa, acrescentando, se necessário, sal e coloque uma pitada de pimenta do reino moída na hora. Coloque creme de leite (melhor se for fresco, mas se não tiver, coloque o de caixinha) e mexa até ficar cremoso. Salsinha e cebolinha bem picadinhas são colocadas depois de apagar o fogo (para manter seu frescor e textura).


Se quiser incrementar, pode colocar azeitonas pretas em fatias e um fio de azeite de oliva extra-extra virgem quando estiver servido no prato.
Acompanhe de arroz branco e, se quiser, fritas.
Nessa receitinha, você pode colocar fatias de batata junto ao creme, desde que elas estejam firmes e não se desmanchem quando estiverem encorporadas ao molho.

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.