Receita de quarta do Ripp

Essa é para babar de vontade: Gratin Dauphinois (Batata de forno com creme de leite)

Clássica receita do sul da França (Provance, Dauphiné, de onde vem o nome,), excelente para acompanhar carnes.

Descasco batatas e deixo-as em rodelas de aproximadamente meio centímetro, um pouquinho mais. Passo pela água fervente com sal para dar uma pequena amaciada.

"O pulo do gato":



Nas forminhas, corto tiras de papel manteiga de aproximadamente 2 centímetros de largura e coloco duas por baixo formando uma cruz, para depois colocar as batatas e o creme. Facilita um absurdo na hora de retirar.

A receita que faço:

Passo um alho nas forminhas, unto com manteiga, para depois colocar as camadas.

Em uma panela separada, coloque o creme de leite fresco (esse creme de leite pode ir ao fogo sem problemas), ervas (Tomilho, alecrim e salsa), noz moscada e alho amassado. Cozinho em fogo baixo até reduzir uns 30%, sempre mexendo.
Passo pela peneira, para retirar as ervas e o alho (fundamental) e começo a intercalar as camadas de batatas com esse creme, polvilando com queijo (Gruyère é o clássico, mas pode ser o parmesão, desde que de qualidade. Nada daqueles queijos de saquinho de r$0,99, pois acabará com o prato). Termino com queijo por cima.

Levo ao forno à 180º, pré-aquecido e deixo gratinar por uns 40 minutos (depende do seu forno, pode ser mais ou menos esse tempo). Retiro, espero uns minutinhos (por volta de 8 a 10 minutos) e com as pontas do papel manteiga aparente (o tal pulo do gato), pego-as e retiro da forma levando diretamente ao prato.

*Pode, no final, colocar as fatias de batata junto ao creme em uma travessa grande, se quiser economizar tempo e fazer em maior quantidade, mas depois de testar várias vezes, achei que elas adquirem o sabor e mantém a estrutura melhor fazendo em forminhas individuais. Não gosto delas desmanchando, virando uma papa, por isso não exagere no tempo de forno e nem no cozimento das batatas que devem ainda estar durinhas antes de irem ao forno com o creme..
 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.