Eclair:
Uma super receita pra vocês: Bomba de Chocolate, Creme, Café, etc.
Chamadas de Eclairs, Patachou, Carolinas, Profitelores, tudo dependendo do recheio, do tamanho ou da cobertura, todos usam a mesma massa, uma massa chamada de "Choux" e ela tem alguns macetes para fazer e tempos a respeitarmos para obtermos um resultado sensacional que agradará a qualquer ser humano que goste de doce.
Começarei mostrando como se faz o recheio, o Crem Patissiere, o creme de confeiteiro. Essa receita é usada em um sem número de receitas. Vamos lá:
Peguem seis ovos e, em cinco deles, separem as claras das gemas. Vamos usar cinco gemas, então:
Coloquem as gemas na tigela e mais um ovo inteiro. Mexa com o fuet (batedor de arame) ou um garfo.
Acrescentem 5 colheres de sopa cheias de açúcar de confeiteiro.
Batam até formar um creme esbranquiçado. Acresça de duas colheres (40 gramas) de Amido de Milho, a famosa Maisena e continue a bater com o fuet. Depois coloque 50 gramas de manteiga na temperatura ambiente e bata até ela desaparecer.
Coloque em uma panela, meio litro de leite integral e começe a esquentar. Se tiver favas de baunilha, coloque o conteúdo interno delas. Depois, para aproveitar bem, coloque as cascas junto, assim extrai o máximo da baunilha.
(A Baunilha, uma espécie de orquídea chamada de Vanilla, é uma das especiarias mais caras do mundo. Uma fava costuma custar entre 20 a 30 reais, isto quando encontramos e, por isso, comumente, usamos a essência ou o extrato, que é mais concentrado).
Peguem um pouco deste leite com uma concha e coloque na mistura e mexa. Uma concha é o suficiente. Vai deixar esse creme mais fluido para podermos coar. Agora vamos coar tudo isso na panela onde está o leite quente.
Em fogo baixo, mexa até ficar consistente, um creme. O creme de confeiteiro está pronto. Reserve coberto com um filme plástico para evitar aquela película que se forma quando ele esfria.
Agora vamos fazer a massa:
Coloque 300 ml leite em uma panela média e junte 125 gramas de manteiga (Por motivos de algumas pessoas terem o colesterol alto, usei menos nessa receita, apenas 50 gramas e o resultado ficou bom, também). Ponha um pitada de sal, junto.
Coloque 150 gramas de farinha de trigo peneirada.
Agora misture tudo em fogo baixo, soldado. A farinha deve cozinhar, não deve ficar crua. Quando misturar bem, solta do fundo da panela. Continue mais uns instantes, para que a farinha não fique com aquele gosto horrível de farinha crua. Cuidado, apenas, para não queimar. Deixe esfriar, porque colocaremos ovos e não queremos uma omelete (Para esfriar mais rápido, coloque na batedeira, mas use a raquete, não os batedores comuns, porque se não vai grudar toda massa. Se não tiver a raquete, use o globo, mas vai ter que ficar retirando a massa de dentro dele, como aconteceu comigo, pois eu não tenho a raquete (uma espécie de batedor plástico, meio reto, perfeito para massas).
Agora vamos adicionar ovos, que devem estar na temperatura ambiente, um a um. Irão quatro. A massa deve ficar meia fluida, entendeu, mas não líquida. Se necessário, colocaremos mais um ovo. Aqui eu coloquei quatro ovos inteiros e uma gema.
Lembrando, novamente, que a massa tem que esfriar antes desse passo.
Coloque em um saco de confeitar ( Se não tiver esse saco de confeiteiro, use um saco qualquer, limpo e meio grossinho. Coloque a massa e corte a pontinha com a tesoura. Servirá de saco de confeitar).
Em uma forma, coloque papel manteiga. Se não tiver, pegue um forma e unte. Depois esfarinhe, a menos que tenham um silpat, aquele tapetinho de silicone, que custa carinho, mas é ótimo de ter em casa para preparar muitas coisas, além das eclairs.
Ligue o forno à 200º para ir aquecendo. Isso é fundamental para termos a superfície crocante e durinha com recheio macio, cheio de bolhas por dentro onde entrará o creme de confeiteiro.
Coloque a massa, fazendo uns compridinhos com ela de uns 8 a 10 centímetros.
Leve ao forno, durante uns 6 a 7 minutos a 200º, não esqueça, e depois, abaixe o fogo a 160º e deixe até dourá-las. Retire e deixe-as esfriar.
Agora, com a ajuda de um saco de confeiteiro, novamente, coloque o creme patissiere dentro dessa massa.
Para fazer a cobertura, o foundante, derreta chocolate amargo em banho-maria e acresça açúcar, manteiga e um pouco de leite e passe a massa recheada por ele.
Se quiser, faça apenas um ganache, ou seja, derreta chocolate meio amargo e coloque um pouco de creme de leite, misturando bem. Algumas vezes, para dar um brilho maior, coloco um colherinha de manteiga junto.
Nessa receita que passei, foi possível fazer 42 eclairs, ou seja, rende muito.