Receita de Terça do Ripp

Fritando batatas !!

Mãos à obra !!!
Mas, fazer batatas fritas direito é complicado, não verdade?
Melhor comprar as prontas, congeladas, não é?
NÃO !!!
Por vários motivos, que eu não vou ficar descrevendo, prefiro fazer minhas próprias batatas fritas.



E eu faço assim:

Escolho a batata de tamanho médio a grande porque é mais fácil e dá uma maior quantidade de fritas por batata, hehe!!
Normalmente uso aquela batata rôxa, a Asterix, porque ela tem muito menos água, o que deixa-a muito mais sequinha e crocante.
Eu tenho o cortador de batatas, mas se você não tem, problema seu, vai ter que fazer na mão, ou melhor, na faca, hehe!!
Procure cortar todas as fatias na mesma espessura, assim durante a fritura elas ficarão iguais. Se fizer umas mais finas e outras muito grossas, as primeira irão ficar esturricadas e as segundas cruas, se fritar todas juntas, como é de se esperar.
Quer que elas fiquem bem crocantes?

- Claro, né?
- Então faz isso, ó, prestenção:

Feito o descascamento e os cortes, pega algumas folhas de papel toalha e enxuge bem as fatias. Seque bem, para eliminar toda aquela umidade que aparece na superfície da batata.
Polvilhe bicarbonato de sódio. É pouco, não precisa empanar as coitadinhas. Ele ajudará a secar mais ainda e criará uma superfície crocante nas fritas.
Na panela, coloque óleo e deixe esquentar até a temperatura de 180º.
Como nem todo mundo tem termômetro, uma dica é colocar um palito de fósforo dentro. Quando ele pegar fogo, tá na hora de colocar as batatas.
Lembre-se de retirar o palito, ou alguém vai achar que tú é uma desleixada.
Frite-as, mas...
Vamos dar um toque de Chef?
Coloque uns dentes de alho, com casca e tudo, junto, no óleo da fritura. Depois que a batata fritar, eles também fritarão, e você terá um delicoso purê de alho para espremer por cima das batatas.
Coloque uma ramo de alecrim junto à fritura. Você vai sentir o aroma delicioso no momento que colocá-lo, mas coloque o alecrim, mais ou menos, no meio para o fim da fritura, assim ele não queima. Quando retirar, despedace ele e coloque por cima das batatas, deixando o ramo que segura as folhinhas de fora.
Não economize no papel toalha, deixa de ser mão-de-vaca.
Coloque várias folhas em um prato ou travessa e deixe-as secarem bem.
Outra maneira de fritar bem é fazer duas frituras, comuns em restaurantes. Frite-as até dourar de leve, retire e deixe-as secar por uns 3 a 4 minutos. Depois volte para a gordura quente novamente até terminar a fritura.

Fazendo assim, fica tão saboroso que nem precisa colocar aquela montanha de sal que as pessoas, normalmente, usam. Para hipertensos e cardíacos, uma chance de comê-las sem "muita" culpa.
 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.