Caem os índices de mortes em acidentes de trânsito em Curitiba

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde aponta que em seis anos o Brasil obteve uma queda de mais de 27% nos índices de morte em acidentes de trânsito.

 

A capital do estado do Paraná, Curitiba, apresentou um índice de redução de 18,7% nos casos de morte em acidentes de trânsito nesse período. Dentro destes índices de redução de mortes, de acordo com o SIM – Sistema de Informações sobre Mortalidadeas capitais que mais se destacaram foram:

Posição no ranking Capital Estado Índice de redução
Aracaju Sergipe 57,1%
Natal Rio Grande do Norte 45,9%
Porto Velho Rondônia 43,5%
Salvador Bahia 42,4%
Vitória Espírito Santo 42,1%

As capitais que apresentaram os menores índices de redução de mortes no trânsito foram: Fortaleza (Ceará) com uma redução de 16,5%; Palmas (Tocantins) com redução de 9,7%; e João Pessoa (Paraíba) com uma diminuição de 6,3%.

Dentre os tipos de morte em acidentes de trânsito, o que obteve maior redução foram os casos de atropelamento de pedestres, que atingiram um número acima de 44%. O índice de redução de morte de ocupantes de carros ficou em 18% e o relacionado a motociclistas ficou em 8%.

Principais motivos para a redução das mortes em acidentes de trânsito

As autoridades acreditam que grande parte da redução de mortes neste setor se deve a aplicação e fiscalização da Lei Seca, que em 2018 completou 10 anos de existência. Lei essa que foi responsável por mudar os hábitos de muitos motoristas, trazendo mais segurança para as ruas do país.

Segundo publicação no site do Ministério da Saúde, o Programa Vida no Trânsito, que vem sendo realizado desde o ano de 2010 conjuntamente com os governos estaduais e municipais, também tem sua parcela de responsabilidade nessa redução.

Esse programa promovido pelo Ministério da Saúde junto com os governos desenvolve ações focadas no fortalecimento das políticas de vigilância e prevenção de ferimentos e mortes no trânsito. Desde sua implantação, esse programa já recebeu mais de R$ 90 milhões.

As ações do programa começaram em apenas cinco capitais e hoje abrange aproximadamente 40 cidades. De modo resumido, o programa visa melhorar a qualificação, o monitoramento, o planejamento, o acompanhamento e a avaliação de ações de foco em fatores de riscos nacionais:

  • Combinação de direção e álcool
  • Velocidade acima do permitido

Resolução 740/18 do Contran

O Contran – Conselho nacional de Trânsito publicou no dia 19 de setembro deste ano, a Resolução 740/18, no Diário Oficial da União, que dispõe uma meta de redução de mortes em acidentes de trânsito específica para cada estado, baseada no grupo de habitantes de cada região.

Os acidentes de trânsito podem ser inevitáveis, no entanto, as mortes e lesões mais graves podem sim ser evitadas. Para isso, é preciso que haja mais responsabilidade e respeito no trânsito.

Por Jeniffer Elaina, redatora e colaboradora da Smartia Seguros

 

Última atualização em Qui, 27 de Setembro de 2018 12:50  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.