Caminhos para agricultura segura e sustentável

Pesquisador da Universidade de Campinas lança livro durante Congresso Brasileiro da Ciência de Plantas Daninhas, em Curitiba, no próximo dia 23 de agosto

 

 

24D capa livro

 

Até 2050 o mundo terá que gerar um volume de alimentos semelhante ao que foi produzido desde o início da agricultura. Estaremos prontos?

Cerca de um bilhão de pessoas não consomem alimentos em quantidade suficiente para suprir necessidades diárias de energia. Mais de três bilhões de indivíduos não contam com uma dieta balanceada.  Estes dados chamam a atenção para o desperdício existente, ainda hoje, na produção nacional e mundial de alimentos causado, na grande maioria das vezes, por agentes biológicos nocivos; trazendo como urgente a necessidade de aumentar, de forma sustentável, a produtividade agrícola.

O engenheiro agrônomo e pesquisador da Universidade de Campinas, Luiz Lonardoni Foloni, reuniu amplo material de pesquisas e estudos sobre o uso de defensivos agrícolas no campo – em especial sobre o 2,4-D e a sua eficácia, a partir do uso racional, para minimizar perdas e gerar resultados efetivos para toda a cadeia produtiva. 

Denominado O Herbicida 2,4-D Uma Visão Geral, o livro conta com 252 páginas e 20 capítulos, e o resultado é um raio-x completo sobre o principal aliado dos produtores agrícolas no combate às plantas daninhas.  O material traz, além de dados históricos e detalhados do defensivo, uma visão ampla sobre seu uso, efeito e modo de aplicação, com esclarecimentos gerais e específicos sobre a relevância do produto na agricultura moderna.

A publicação busca, ainda, esclarecer o leitor sobre desafios como a limitação da oferta de recursos naturais e a sua necessidade de preservação, segurança dos processos, prosperidade econômica e, principalmente, os impactos ao meio ambiente e à qualidade de vida da atual e das futuras gerações.

“A ideia do livro é trazer luz aos fatos que permeiam a atividade agrícola, a partir de uma visão geral sobre o herbicida 2,4-D e a sua importância para o agronegócio. Desmistificar aspectos relacionados ao seu uso e apresentar as tecnologias existentes com vista às melhores práticas”, afirma Foloni.

Herbicida 2,4-D

Com mais de 40 mil estudos e ensaios por instituições de pesquisas acadêmicas e governos de diferentes países, o defensivo agrícola 2,4-D tornou-se o principal produto para o controle químico de plantas daninhas de folhas largas, indispensável para a agricultura em larga escala; constituindo-se em um composto moderno, que obedece as normas sanitárias e ambientais ao redor do mundo.

Sobre o autor

Luiz Lonardoni Foloni é engenheiro agrônomo, formado pela FCA/UNESP – Botucatu, mestre em energia nuclear na agricultura – CENA/USP e doutor em agronomia pela ESALQ/USP. Foi professor na Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, gerente de Desenvolvimento da Monsanto e professor colaborador do curso de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP. Atuou como colaborador no Ministério da Agricultura e Pecuária para pragas quarentenárias e, também, como pesquisador e consultor nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de herbicidas.

Serviço:
Lançamento do Livro O Herbicida 2,4-D – Uma Visão Geral
Data: 23 de agosto
Horário: a partir das 18h
Local: Centro de Eventos da Expo Unimed - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campina do Siqueira – Curitiba –PR.

Os livros serão cedidos gratuitamente aos participantes do lançamento. Após o evento, os exemplares podem ser adquiridos por meio de encomenda no sitewww.bibliotecacientifica.com.br. O valor simbólico de R$10,00 obtido com a venda será revertido para a Sociedade Brasileira de Plantas Daninhas.

 

Leia também
ENEM: Caminhão Tira-Dúvidas Em Curitiba
Livro transforma rumo profissional de autora
Paulo Ricardo vem a Curitiba

Última atualização em Qua, 17 de Agosto de 2016 17:33  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.