722 mortes entre adolescentes de 15 a 19 anos

Três casos de suicídio ocorreram em circunstâncias diversas recentemente: do DJ sueco Avicii, que sofria de alcoolismo e depressão, e de dois alunos do colégio particular Bandeirantes, de São Paulo, que cometeram o ato em um intervalo de 10 dias. No Brasil, os casos de suicídio têm crescido: de acordo com o Ministério da Saúde, em 2015, foram 722 mortes entre adolescentes de 15 a 19 anos, sendo a segunda maior causa de morte de jovens.

Boa parte dos suicídios nessa faixa etária são decorrentes do bullying. Ana Beatriz Brandão é uma jovem de 18 anos que passou por esse problema e o levou como lição para a vida. Isolada no colégio, Ana se refugiou na literatura e hoje é uma escritora prodígio com mais de 20 livros escritos no repertório e 4 publicados, sendo seu último lançamento “A Garota das Sapatilhas Brancas”, obra que entrou na lista da Veja de mais vendidos. Em suas histórias, Ana representa praticantes e vítimas deste fenômeno nos personagens, com base nas suas experiências do colégio.

A autora atualmente palestra em escolas e incentiva os alunos a dialogarem sobre o tema e, como ela, a encontrarem o caminho da superação do bullying. Ana Beatriz, através dos livros, já participou das Bienais de São Paulo e Rio de Janeiro, além de diversos eventos literários. O romance “O Garoto do Cachecol Vermelho”, que recentemente chegou à sexta edição, traz um personagem portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), patologia degenerativa e sem cura. Ana também contribui com instituições relacionadas à doença através da doação de seus direitos autorais. E, para completar, a escritora ficou em 2º lugar no Prêmio Amazon na categoria Melhor Livro de Literatura Jovem, no qual foi a única brasileira classificada.

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.