Prêmio Itaú-Unicef | Vencedores da 12ª edição

Foram conhecidas nesta segunda-feira (11) as parcerias nacionais vencedoras na 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef. (lista abaixo).

educacao e1459885618343Foto: EBC

 

O Prêmio tem o objetivo de reconhecer e estimular as parcerias entre Organizações da Sociedade Civil (OSC) e escolas públicas no desenvolvimento de ações socioeducativas que ampliem tempos, espaços e conteúdosde aprendizagem para crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 aos 18 anos. Desde 1995, já recebeu mais de 17 mil inscrições, premiando iniciativas em 1.752 cidades.

 

A premiação nacional foi realizada no dia 11 de dezembro, no auditório Ibirapuera em São Paulo. Nesta última etapa, foram anunciadas as quatro parcerias premiadas nacionais (uma de cada porte orçamentário) e, OSC e escola, receberam mais R$ 100 mil cada uma. O prêmio total para cada instituição reconhecida na última etapa somará R$ 130 mil.

 

“O Prêmio dá luz a boas práticas que são mobilizadoras e incentivam outras organizações a também desenvolverem ações socioeducativas com crianças e adolescentes. As parcerias entre OSCs e escolas públicas são muito importantes para a efetivação da educação integral. Por meio delas as crianças têm mais tempo de aprendizagem, circulam por espaços diferentes, acessam conteúdos e informações novas”, explica a coordenadora de Fomento da Fundação Itaú Social, Camila Feldberg.

 

Projetos vencedores da 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef:

Nome da ação parceira OSC Escola Cidade / Estado Porte
Cultura, esporte e cidadania Bairro da Juventude E.M.E.I.E.F. Padre Paulo Petruzzellis Criciúma/SC Grande
Projeto Olho Vivo Associação Experimental de Mídia Comunitária – Bem TV E.E. Guilherme Briggs Niterói/RJ Médio
Aluno repórter – a imprensa na escola Fundação Nossa Senhora do Rosário E.E.E.F. do Rocha Bragança/PA Pequeno
Circulando a cultura na escola Associação Comunitária Sócio Cultural de Major Sales E.M. Antônio José da Rocha Major Sales/RN Micro

 

Finalistas/Menções Honrosas:

Nome da ação parceira OSC Escola Cidade / Estado Porte
Juventude comunica direitos Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador E.E.F. Carlos Ferreira Barbosa Traire/CE Grande
Educação Cidadã Casa da Criança do Morro da Penitenciária E.E.B. Hilda Theodoro Vieira Florianópolis/SC Médio
Primeiros Passos na Educação Integral Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente de Getulina E.M.E.I.F. Padre Cornelis Adrianus Van Gils Getulina/SP Pequeno
Cordeletrando- educar, rimar e transformar Conselho de Pais de Campos Sales E.E.I.F. José Augusto Sobrinho Campos Sales/CE Pequeno
Yvyra Yky- educação-sócio-cultural- ambiental guarani terra vida Instituto Sementes ao Vento E.E. Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu´ã Viamão/RS Micro

 

O Prêmio

O Prêmio Itaú-Unicef é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Este ano tem como mote “Educação Integral: Parcerias em Construção”.

“O Prêmio ajuda a fortalecer organizações que transformam o território onde atuam e a vida de milhares de crianças e adolescentes em todas as regiões do País. Elas ampliam as oportunidades e contribuem para garantir o direito de aprender de algumas das crianças que mais precisam”, afirma a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.

Ao se inscrever, a OSC indica a escola com a qual trabalha e as ações socioeducativas que desenvolvem conjuntamente. As avaliações consideram o mérito das ações desenvolvidas e os aspectos de gestão para a sua sustentabilidade.

Os projetos inscritos passaram por análise preliminar e foram divididos em oito regionais: Belém (que inclui os estados da região Norte), Belo Horizonte (estado de Minas Gerais), Curitiba (estados do Sul), Goiânia (estados do Centro-Oeste e Distrito Federal), Recife (estados do Nordeste), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Espírito Santo), Ribeirão Preto (interior do estado de São Paulo) e São Paulo (região metropolitana e litoral de São Paulo).

Nesta edição, o Prêmio Itaú-Unicef recebeu 1.651 inscrições de todos os estados do país. “A diversidade e relevância das parcerias inscritas no Prêmio revelam projetos fundamentais para garantir o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Elas são muito inspiradoras para do trabalho conjunto entre escolas e organizações”, avalia a superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Mônica Franco.

Última atualização em Qua, 13 de Dezembro de 2017 13:52  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.