Pais podem incentivar a leitura em casa



Dicas para que os pais incentivem seus filhos a se tornarem bons leitores são o tema do bate-papo que acontece na Fnac Curitiba, no ParkShoppingBarigui,  dia 14 de agosto, às 19h30, com entrada gratuita.  A autora do bem sucedido romance “Tempestade”, Edeni Mendes da Rocha, mãe de três filhos – de 5, 10 e 13 anos – vai contar como,  com ações simples no dia a dia, transformou suas crianças em leitores ávidos.  

Para Edeni, os pais devem preocupar-se com o conteúdo dos livros que seus filhos estão lendo. O incentivo não pára no momento da compra. É preciso conhecer o que o filho vai ler e aproveitar o momento para conversar com ele sobre o assunto abordado na obra. Ela vai relatar também como montou em casa uma minibiblioteca, com livros adequados e selecionados para a idade de cada filho.  Como convidada especial do bate-papo, participará a psicóloga Adriana Araújo Bini, que atua com crianças e adolescentes no Instituto Não Violência.  

A última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, e divulgada em março deste ano revela dados preocupantes. O principal objetivo do estudo foi o de traçar o perfil do comportamento leitor no país. A atividade leitora ficou apenas em quinto lugar, atrás de assistir TV, ouvir música, descansar e ouvir rádio.  Resultado disso são jovens com imensa dificuldade e preocupação com a redação, considerada por eles a avaliação mais difícil do vestibular. Isso sem contar que a defasagem na leitura, interpretação e produção de textos escritos, deficiência que pode perdurar a vida toda. “Lendo mais, essas crianças aprenderão a falar e escrever melhor, pois terão adquirido ao longo de vários anos um bom vocabulário, não terão dificuldades com as provas de Literatura e Redação”, acredita a escritora. 

Edeni é autora de “Tempestade”, lançado no ano passado pela Editora Canápe (RJ). A obra trabalha com personagens tão intensos quanto a leitura que proporciona. Com um crescente constante baseado no suspense e no inusitado, os capítulos gradativamente prendem os leitores pelo estilo dinâmico da autora. Os personagens são indivíduos comuns que se vêem num momento de tomada de decisão, com uma última chance para mudar suas vidas. Em 2012, “Tempestade” esteve presente no Salão do Livro de Genebra, na Suíça; nas bienais do livro do Rio de Janeiro e do Amazonas, e na Flipoços, em Poços de Caldas (MG).  

Serviço: 

Bate-papo: Como os pais podem incentivar a leitura em casa 

Com Edeni Mendes da Rocha e Adriana Bini.

Dia 14 de agosto, terça-feira, às 19h30.

Entrada franca.

Local: Fnac Curitiba – ParkShoppingBarigui.

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville
(41) 2141-2000

www.fnac.com.br

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.