Nuevo Ballet Espanhol no Brasil



A intensidade e a magia da dança flamenca apresentados por uma das mais modernas e inovadoras companhias de dança do novo cenário espanhol: assim é “Cambio de Tercio”, um dos mais recentes espetáculos da companhia Nuevo Ballet Español, que chega aos palcos do país em setembro como a terceira atração do ano da Temporada de Dança Dell’Arte 2012.

A turnê brasileira passará pelo Rio de Janeiro, (Teatro Oi Casa Grande, 18 e 19 de setembro), Belo Horizonte (Palácio das Artes, 22 de setembro), São Paulo (Teatro Geo, 25 e 26 de setembro), Ribeirão Preto (Theatro Pedro II, 27 de setembro) e Salvador (Teatro Castro Alves, 29 de setembro). Confira em “Serviço” abaixo todas as informações sobre venda de ingressos nas cidades.

Conhecidos por traduzir o clássico em releituras modernas, os premiados coreógrafos Ángel Rojas e Carlos Rodríguez, criadores, coreógrafos e dançarinos de “Cambio de Tercio”, entram em cena acompanhados por quatro bailarinas e apresentam diversos estilos da dança espanhola: cantiñas, sevilhanas, fandangos, rumbas, bamberas, bulerias, tanguillos e seguidillas. O espetáculo é dividido em três partes, com solos, duetos e ensembles, onde tradição se conjuga com modernidade e contemporaneidade.

Um show à parte fica por conta do requintado figurino, com seus característicos xales e caudas, e da iluminação, que acrescenta ainda mais carga dramática à interpretação dos dançarinos. Os músicos em cena interagem com o elenco, criando uma atmosfera ainda mais dinâmica e sedutora.

Rojas & Rodríguez caracterizam-se por dar aos seus espetáculos um cunho pessoal e muito peculiar. Depois de fundarem a companhia, em 1995, foram agraciados com diversos prêmios como o Prêmio UP de Dança para Melhor Companhia de Dança Espanhola e Flamenco (2000), prêmio para Melhor Espectáculo Musical do Ano (Don Juan, 2004), Prêmio de Cultura na categoria de dança atribuído pela Comunidade de Madrid (2006) e o Prêmio Cidade de Móstoles 2007, entre outros.  Em 2007 foram  convidados a  coreografar para o Ballet Nacional de España. O espetáculo estreou em Madrid, em outubro de 2009, e tem excursionado o mundo desde então, colhendo elogios da crítica. Nas palavras de Roger Salas, do jornal espanhol El Pais, Rojas e Rodríguez “são o que temos de melhor em sua geração”.

“Rojas y Rodríguez, bailarinos e coreógrafos madrilenos, têm claras suas inovadoras propostas estéticas, sua aposta pelo atrevimento e pela modernidade na indumentária e na cenografia; na contemporaneidade na música e na qualidade e personalidade própria.” El Mundo

Última atualização em Seg, 06 de Agosto de 2012 13:55  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.