“As Aventuras de Pinóquio”


O clássico do italiano Carlo Collodi, publicado originalmente em 1883, retorna aos palcos em uma releitura moderna e bastante lúdica. Em “As Aventuras de Pinóquio”, nova produção da Cia. Regina Vogue, a história do boneco de madeira que quer se tornar um menino de verdade é o ponto de partida para discussões bastante atuais – como o bullying.

O espetáculo, que estreia no dia 22 de setembro no Espaço Teatro Regina Vogue (Shopping Estação), também aposta no lúdico e cria um universo mágico em cena – capaz de conquistar plateias de todas as idades. “O texto foi escrito pelo Rafael Camargo e desde a nossa primeira conversa, há pouco mais de um ano, discutimos várias linhas temáticas e veio a ideia de tratar da questão das escolhas e das consequências delas para as nossas vidas. Há uma frase dita pelo Gepeto, que é praticamente um ditado popular, que resume bem a peça: ‘O que se leva dessa vida é a vida que se leva’”, comenta o diretor Maurício Vogue.

O trabalho, que faz parte das atividades do Centro de Estudos de Teatro para Crianças (Centec), foi um desafio e tanto para a atriz e produtora Regina Vogue. “Relutei durante anos a montar Pinóquio, pois sempre achei a história muito triste. Conseguimos agora, a partir do texto do Rafael e da direção do Maurício, chegar a um resultado que me agradou muito. Gosto da ideia de se propor uma segunda chance na vida. Acho que aí está um ponto que vai mexer muito com a plateia, independentemente de idade, e provocar discussões que serão válidas para as suas vidas”, completa a artista.

Time
“As Aventuras de Pinóquio” reúne um time de importantes profissionais do teatro paranaense. A direção musical, por exemplo, ficou sob responsabilidade de Sérgio Justen. As canções, criadas especialmente para o espetáculo, são apresentadas ao vivo e têm fundamental importância no desenvolvimento da narrativa. “Elas pontuam momentos marcantes e também têm a função de entreter, divertir e criar um universo lúdico”, completa Maurício Vogue. Além de Sérgio, vale destacar ainda os figurinos de Paulo Vinicius, a iluminação de Silvoney Antunes, a preparação vocal de Íria Braga e os adereços de Marcelo Salles.
Além da equipe técnica, o elenco é outro destaque de “As Aventuras de Pinóquio”. Um concorrido teste selecionou parte dos atores, que divide a cena com artistas veteranos e também com duas crianças (Fhelipe Gomes, 11 anos, e Pedro Henrique Scoriza de Senechal, 10) – que dão vida ao personagem-título da história.
Entre os novos talentos, destacam-se nomes como Bianca Pickler, Gizáh Najla Ferreira, Renato Sbardelotto e Thyane Antunes . O grupo é formado ainda por Guilherme Fernandes, Kauê Persona, Renét Lyon, Simone Magalhães, Tarciso Fialho e Tiago Luz.
Crianças
Pinóquio ganha vida no palco nas interpretações dos atores mirins Fhelipe Gomes, 11 anos, e Pedro Henrique Scoriza de Senechal, 10. Para o diretor Maurício Vogue, além de talentosos, os meninos contribuem e muito para o desenvolvimento da peça e  para a construção dos personagens dos demais atores. “Digo para todo o elenco prestar muita atenção neles. Eles trazem o olhar e os pensamentos que a gente procura, estão completamente inseridos nesse universo que queremos reconstruir no palco”, observa o artista.

Para os garotos, a experiência de atuar em um grande espetáculo é encarada com muita responsabilidade. Fhelipe, por exemplo, concilia bem a atividade com a escola, o tempo de lazer e as outras atividades. O menino tem no currículo inúmeras propagandas (a da rede de hipermercados Condor –  “Família Feliz” – é mais conhecida delas), episódios do “Casos e Causos” (RPC-TV/Globo) e na minissérie “Rei Davi”, da Record, na qual interpretava o personagem Mefibosete na infância. “Nossa, eu já fiz bastante coisa e adoro teatro. Quero ainda trabalhar como diretor”, conta.

Pedro, a exemplo de Fhelipe, também encara o trabalho com muita garra e vontade. Filho de atriz, o garoto deu os primeiros passos na carreira ainda quando morava em Adamantina, interior de São Paulo. “Participei de um curta-metragem e fazia aulas de teatro”, conta. Para construir Pinóquio, o menino diz que observou  as articulações dos bonecos de brinquedo que têm em casa.

Serviço
“As Aventuras de Pinóquio”. De 22 de setembro a 18 de novembro, todos os sábados e domingos, às 16 horas. Haverá sessão no dia 12 de outubro (16 horas). Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia). Informações: (41) 2101-8292 e (www.reginavogue.com.br).

************
Curiosidades
·    O cenário, assinado por Rhenan Queiroz, trabalha o lúdico. Um ônibus, que dá a ideia do meio de transporte que leva a trupe, se transforma ao longo da montagem em vários ambientes: de uma carpintaria ao interior de uma baleia...

·    O público será surpreendido logo na entrada do teatro. A “trupe da bexiga” fica responsável por dar as boas-vindas aos espectadores. A bexiga é um elemento bastante utilizado na peça para reforçar alguns temas tratados no espetáculo.

·    Giovana de Liz, que trabalha com Maurício Vogue há mais de 10 anos, assina a assistência de direção. “É a primeira vez que faço assistência com o Maurício. É muito bacana esse outro olhar sobre o teatro para crianças. O cuidado da Cia. Regina Vogue no trabalho com os clássicos é impressionante. É como diria Stanislavski: ‘o  teatro para crianças deve ser realizado como o teatro para adultos, porém melhor’”, completa a atriz e diretora.

·    Fhelipe e Pedro se revezam no papel de Pinóquio. Dessa forma, o ritmo de apresentações e os demais compromissos dos garotos não fica comprometido pelo trabalho.

Última atualização em Qui, 20 de Setembro de 2012 10:06  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.