50% brasileiros está acima do peso


Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Obesidade, 11 de outubro, o endocrinologista Fabiano Lago ministrará uma palestra gratuita e aberta à comunidade sobre os avanços da medicina no combate à doença. O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 10, às 10h, no Spa Estância do Lago, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.

Lago abordará a questão das dietas e dos exercícios físicos como métodos de emagrecimento, além de mostrar como funciona o metabolismo do organismo humano e qual a maneira mais eficaz para perder peso. Também vai falar sobre medicamentos utilizados no tratamento da obesidade. Há um ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda dos derivados de anfetamina no Brasil e retirou definitivamente das farmácias os remédios femproporex, anfepramona e mazindol, usados para a redução de peso.

Outro assunto que será tratado na palestra é a dificuldade em emagrecer e manter o peso após um tratamento. O endocrinologista adianta que o metabolismo do paciente diminui quando ele começa a perder peso. "Por isso, a importância de continuar a prática de atividades físicas, que ajudam a preservar a massa muscular", ressalta Lago, acrescentando que também é relevante o consumo de alimentos menos calóricos e a redução de carboidratos.

Dados recentes, divulgados pelo Ministério da Saúde, indicam que 48,5% da população brasileira está acima do peso. Para o endocrinologista, a obesidade deve ser tratada como problema de saúde pública, quase uma epidemia mundial - e, portanto, são necessários investimentos públicos expressivos em ações preventivas, sobretudo direcionadas a crianças e adolescentes.

No Paraná, por exemplo, uma pesquisa que vem sendo realizada nas escolas estaduais, envolvendo 900 mil estudantes, mostra que 25% dos alunos estão com excesso de peso. "Como a obesidade é um forte fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes, pessoas obesas também têm mais chance de sofrer com doenças cardiovasculares, além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer, esteatose hepática e distúrbios psicológicos", alerta o endocrinologista.

Nos últimos anos, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) tem alertado para a prevalência de obesidade infanto-juvenil no Brasil, causada principalmente pela ingestão inadequada de alimentos e falta da prática de exercícios físicos e desencadeada por fatores ambientais, além de biológicos, hereditários e psicológicos. Neste cenário, os investimentos em reeducação dos hábitos alimentares são fundamentais para bloquear o aumento na incidência da obesidade e suas complicações entre crianças e adolescentes.

Em Curitiba, uma ação do curso de Nutrição da UniBrasil realiza, desde 2009, atendimento nutricional gratuito para crianças e adolescentes obesos. Em 2011, os atendimentos foram ampliados para toda a comunidade. "Não existe nenhum tratamento para perda de peso independente da alimentação", afirma a coordenadora do curso de Nutrição da UniBrasil, Cynthia Passoni.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMC), o sobrepeso se caracteriza pelo IMC maior que 25 e a obesidade pelo IMC maior que 30. O IMC é calculado pela divisão do peso pela altura ao quadrado. Em grande parte dos casos, os maiores responsáveis são os maus hábitos da vida moderna. Mas o fator genético e o sedentarismo também influenciam. O envelhecimento tem forte influência, sobretudo no público feminino. A pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que um quarto das mulheres entre 18 e 24 anos está acima do peso (25,4%). A proporção aumenta 14 pontos percentuais na próxima faixa etária (25 a 34 anos de idade), atingindo 39,9% das mulheres, e mais que dobra entre as brasileiras de 45 a 54 anos (55,9%).




Serviço

Palestra "Os Avanços da Medicina no Combate à Obesidade", com Fabiano Lago
Data: 10 de outubro de 2012
Local: Spa Estância do Lago (Rua Pedro Teixeira Alves, 930 - Almirante Tamandaré - PR)
Informações e inscrições: (41) 3525-0000
Entrada gratuita. Vagas limitadas.


Ambulatório de Nutrição UniBrasil
Atendimento gratuito à comunidade
Local: Rua Konrad Adenauer, 442 - Tarumã (Clínica da Escola de Saúde - Bloco 08)
Horário de atendimento: segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 15h30.
Agendamentos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, pelo telefone: (41) 4141-0581
Última atualização em Seg, 08 de Outubro de 2012 11:04  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.