“Copa Libertadores do Crack”


Os bairros de Curitiba já se preparam para receber a Copa Libertadores do Crack, que começa às 13h do próximo sábado (27),  no Ginásio do Tarumã. O campeonato de futsal masculino e feminino visa atrair jovens à praticas esportivas e alertá-los sobre os perigos das drogas com vídeos e mensagens de conscientização. Na abertura a bola já vai rolar e terá o prestígio de personalidades do esporte e autoridades municipais, como o prefeito Gustavo Fruet e outros convidados que apoiam a iniciativa.

Serão 900 atletas em equipes com nomes dos bairros da cidade, que jogarão em quadras diferentes a cada rodada. As partidas acontecem em estruturas disponibilizadas pela Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude (Smelj) que contemplam quase todas as regiões de Curitiba e Região. São duas chaves que dividem as 48 equipes em seis grupos. (Anexo)

Nos dias de realização dos  jogos, acontecerão quatro partidas  de 15 minutos e cinco de intervalo, com ações conscientização sobre os perigos das drogas. Depoimentos, música, cartilhas com orientação são algumas atividades dos voluntários do movimento Curitiba Te Quero Sem Drogas, que organizam o evento, para incentivar a prática esportiva e apresentar os malefícios oferecidos pelo consumo de drogas.

O torneio foi anunciado recentemente, durante sessão plenária na Câmara Municipal com a presença do secretário da Smelj Aluisio de Oliveira Dutra Júnior, convidado do idealizador da Frente Parlamentar Contra o Crack e outras Drogas da Casa, vereador Valdemir Soares (PRB). Na ocasião o secretário esclareceu que todas as ações conjuntas que estão sendo realizadas pelo Movimento Curitiba Te Quero Sem Drogas, vem na mesma direção do trabalho da Smelj para auxiliar e prevenir o uso de entorpecentes e por isso estão sendo oficializadas.

Para o idealizador das iniciativas, Valdemir Soares, o esporte é uma ferramenta para afastar os jovens do universo das drogas. Para ele são realidades opostas e se incentivadas as práticas saudáveis, extraem das estatísiticas o número de tragédias relacionadas ao consumo de substâncias ilícitas e arrancam o sofrimento de muitos lares que vivem esse problema.

Toda organização da Copa Libertadores do Crack  foi feita pelo movimento Curitiba Te Quero Sem Drogas e  Força Jovem que atuam em diversas vertentes para alertar a população sobre os malefícios do consumo de entorpecentes, auxiliar quem deseja se livrar do vício, além de passar mensagens de fortalecimento para famílias envolvidas com esse problema.

Questões como segurança nas arquibancadas, na quadra, arbitragem, som, presença da Guarda Municipal, equipe médica e autorizações necessárias já foram alinhadas para abertura da Copa Libertadores do Crack, que  espera alcançar mais de 1.500 pessoas na abertura e cerca de 300 pessoas em cada rodada.

O evento e todo calendário do Movimento Curitiba Te Quero Sem Drogas conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Política Municipal Sobre Drogas, Frente Parlamentar Contra o Crack e outras Drogas, da Câmara Municipal de Curitiba, casas de recuperação, movimento Força Jovem e outras entidades.

O Movimento Curitiba Te Quero Sem Drogas

Desenvolvido há mais de duas décadas o Movimento Curitiba Te Quero Sem Drogas tem como objetivo alertar a comunidade sobre os perigos do consumo de drogas, com mensagens de conscientização, auxílio aos que desejam se livrar da dependência química e apoio às famílias que vivem o problema. Tem o entrosamento de moças e rapazes em atividades permanentes de entretenimento, dança, teatro, música e esportes; que fomentam a integração da comunidade com a vida saudável baseada nos princípios cristãos.O trabalho tem o apoio do governo municipal e da Frente Parlamentar Contra o Crack e outras drogas da Câmara Municipal de Curitiba. O Fé Curitiba também é um dos grandes eventos culturais que tem parceria com bandas e comunidades evangélicas. Crack Tire Essa Pedra do seu Caminho reúne diversas atividades, especialmente esportivas na luta contra as drogas. As ações ligadas ao esporte são: Driblando o Crack (futebol), Enterrando o Crack (basquete), Cortando o Crack (vôlei), Nocaute ao Crack (MMA), Atropelando o Crack (ciclismo), Pisando o Crack (caminhadas), e Manobra Contra o Crack (skate); que trazem uma nova esperança para muitas famílias. (www.curitibatequerosemdrogas.com.br)

Última atualização em Sex, 26 de Abril de 2013 08:08  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.