Exposição BRASIL um país um mundo

  • O futebol e a paixão do torcedor brasileiro como um fenômeno multifacetado, que incide diretamente na formação da brasilidade. Esta é a premissa da exposição “BRASIL um país um mundo”, que inaugura amanhã (07) com uma entrevista coletiva para a imprensa no Memorial de Curitiba, às 11h, com a presença dos campeões mundiais Cafu, Carlos Alberto Torres e Clodoaldo, além de Ricardo Gomyde, diretor do Departamento de Futebol Profissional do Ministério do Esporte. A exposição abre para o público na quarta-feira, dia 8, às 10h, e estará aberta diariamente até 3 de fevereiro, das 10h às 19h, com entrada franca.
  • A exposição traz um grandioso e exclusivo acervo de peças históricas do nosso futebol, entre objetos, fotos, vídeos, instalações interativas que também mostram como o futebol permeia as mais diversas áreas de conhecimento. O acervo é composto de relíquias que levam o visitante numa viagem pelo tempo até os anos 30, reunindo camisas usadas em jogos de Copas, campeonatos oficiais e jogos amistosos, troféus, medalhas, bolas e chuteiras. Brasília foi a primeira capital a receber a exposição, que integra a Programação Oficial do Governo Federal da Copa do Mundo FIFA 2014, e que rodará, até julho, pelas demais cidades-sede da Copa.
  • O futebol e a identidade brasileira:
  • "Peças raras e exclusivas vão ilustrar não só a evolução do futebol em termos de moda e equipamentos, mas também o desenvolvimento do esporte do ponto de vista antropológico, social, na publicidade e entretenimento," diz o jornalista Ricardo Corrêa, curador da exposição. Ana Gonçalves, diretora da Footwise, idealizadora do Brasil um país um mundo, diz que a exposição foi pensada de maneira a forma de contar a história do Brasil por meio do futebol: "O projeto contempla o universo do futebol da maneira mais ampla possível, delineando a verdadeira dimensão que o esporte tem para o país".
  • Patrocinada pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Banco do Brasil e Petrobras, co-patrocinada pelos Correios, BNDES e Banco do Nordeste e apoiada por Rede Anhanguera, Revista Placar e Getty Images, BRASIL um país um mundo será dividida em eixos temáticos. No segmento Paixão, Diversidade & Sagrado, vídeos, objetos e fotos mostram as mandingas, as promessas e outras práticas do sincretismo religioso brasileiro que são invocadas pelo torcedor — o visitante poderá gravar um depoimento de 30 segundos para registrar no site do projeto seu amor pelo esporte.
  • Na seção Tecnologia, fotos e painéis multimídia com infográficos ilustram a evolução do futebol em termos de estrutura (estádios, os placares), aparelhagem (os materiais e a expertise empregada nas chuteiras e bolas) e de cobertura midiática. O papel reconciliador desempenhado pelo futebol em diversos episódios da história é tema do segmento História, que documenta as emocionantes excursões do Santos de Pelé e da Canarinho durante a Guerra de Biafra, na Nigéria, e a Guerra do Haiti. Em Moda, o recorte e o estilo dos uniformes de futebol nas várias décadas desde o século XIX são analisados.
  • Monte sua seleção:
  • Os visitantes vão participar de um quiz que colocará à prova seus conhecimentos futebolísticos: montar a seleção brasileira de todos os tempos. Para isso, o público poderá escalar, dentre todos os jogadores que já disputaram uma Copa pela seleção, seus 11 atletas preferidos. Neste ambiente,totalmente dedicado à interatividade, fãs de futebol de todas as idades também se divertirão com jogos da infância de diferentes gerações de apaixonados por futebol — desde futebol de botão até a tecnologia Kinect que equipa os mais modernos videogames.
  • Valorização do futebol brasileiro:
  • O conteúdo das exposições alimentará o canal educativo do site www.brasilumpaisummundo.com.br, que disponibilizará material para professores de instituições públicas, com intuito de orientá-los como agentes multiplicadores, replicando um legado de conhecimento – e reconhecimento – da cultura do futebol aos jovens estudantes brasileiros.  
  • Outro objetivo do projeto, que tem parceria com entidades como a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil — ACMB e a Fundação Cafu, é valorizar a memória dos campeões mundiais do país. Por isso, semanalmente em cada exposição, um campeão mundial estará no local e lembrará junto com o público das glórias da seleção.
  • A arte, a cultura e as belezas turísticas das 12 cidades-sede terão um espaço exclusivo em cada cidade que receberá a exposição, que também terá uma loja de artesanato com produtos e objetos de artistas locais. A renda gerada será revertida para a Associação dos Campeões Mundiais e Fundação Cafu.
  • Confira abaixo as próximas temporadas da exposição:
  • Curitiba: 07/01 a 03/02
  • Salvador: 10/01 a 06/02
  • Recife: 06/02 a 06/03
  • Porto Alegre: 23/02 a 22/03
  • Natal: 26/02 a 25/03
  • Fortaleza: 31/03 a 28/04
  • Belo Horizonte: 13/04 a 10/05
  • Cuiabá: 14/04 a 07/05
  • Manaus: 05/06 a 30/06
  • São Paulo: 09/06 a 15/07
  • Rio de Janeiro: 11/06 a 14/07
Última atualização em Seg, 06 de Janeiro de 2014 17:24  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.