Conversamos com as atrizes de Manual Pratico da Melhor idade

  • Vai ao ar hoje às 22:30h, na Rede Record, o telefilme “Manual Prático da Melhor Idade”, uma aventura de quatro senhoras Carlota (Stella Freitas), Minerva (Claudete Pereira Jorge), Zuleika  (Íttala Nandi) e Conceição (Íris Bruzzi)  que após serem deixadas pelos filhos em uma casa de repouso decidem aproveitar a vida realizando os seus desejos em uma viagem à Foz do Iguaçu, essa peraltice não vai agradar em nada a família delas. A produção segundo Leonardo Petrelli, coloca o estado do Paraná em destaque, fomenta a indústria e coloca os nossos talentos em evidência.
  • Com co-produção do Grupo RIC do Paraná o projeto advém de uma parceria de oito anos entre a produtora Contém Conteúdo e a Record São Paulo na feitura de objetos de dramaturgia. Desta vez a Contém sugeriu a possibilidade de adaptar o roteiro feito por Belmonte, inserindo o cenário de Curitiba e Foz do Iguaçu como pano de fundo das aventuras das quatro amigas. “A nossa intenção é regionalizar ao máximo a produção. Este filme trata de uma maneira muito bem humorada esta vitalidade que acho que no fundo vai mexer com as pessoas. É um papel nosso como produtor, como comunicação ter a responsabilidade de levar sempre em uma obra algum elemento que leva a reflexão, de alguma maneira pequena que seja de mudar o mundo” contextualiza Agnaldo Di Fiori, produtor da produtora Contém Conteúdo.
  • A ousadia não para por aí. Falar sobre o universo do idoso pode ser complicado, pois pode cair na pena, na tristeza, no fim e a proposta de Belmonte é mostrar quatros senhoras que tem a devida condição de ser feliz sem a dependência de alguém e mais de realmente passar a mensagem ao público de que não menospreze o valor dos mais velhos. A trama tem um projeto de virar uma série contando mais aventuras em diferentes locais do Brasil.
  • O presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli, enfatizou que este produto é de grande vali para o Paraná, pois o coloca em evidência e reconhece os valores artísticos e turísticos do estado. “Nós aceitamos de pronto, porque entendemos que um grupo de comunicação como o nosso precisa também participar desse desenvolvimento deste setor de audiovisual. E foi muito bacana porque a produtora olhando esse nosso desejo abriu a possibilidade que a gente interferisse no roteiro, na escolha local, do elenco que foi paranaense, procurando integrar, procurando profissionais do estado para trabalhar, foi uma oportunidade de colocar o Paraná em evidência nacional”, explicou Petrelli.
  • Falando em valor artístico o Acontece Curitiba teve a oportunidade de conversar com as atrizes Íttala Nandi e Claudete Pereira Jorge que nos contaram um pouco sobre como foi a experiência do filme e de suas expectativas. Claudete Pereira Jorge foi muito elogiada pelo trabalho desempenhado em “Manual Prático da Melhor Idade” e é a aposta dos produtores de ela será mais vista, principalmente na TV depois deste trabalho, ao qual segundo eles Claudete surpreende.
  • E olha que ela só aceitou porque achou que poderia conciliar as filmagens com um espetáculo que estava em cartaz aqui em Curitiba, quando descobriu que na verdade também filmaria em Foz do Iguaçu. “O diretor disse: então nos encontramos em Foz! Eu disse: Como é que é? Em Foz?! Mas aí já tinha me apaixonado pelo roteiro, pelas meninas não tinha como desistir”.
  • AC: Qual é essa melhor idade que o filme propõe?
  • Chega um momento em que a gente tem que jogar tudo pra cima e fazer o que tem vontade. Eu por exemplo sou uma pessoa extremamente caseira, meu lar é meu castelo, não quer dizer que eu viva isolada a minha casa sempre esta cheia de gente. Se eu não alguém vem me visitar.
  • AC: Teve alguma experiência do filme que você introduziu a sua filosofia de vida?
  • Acho que reforçou. Não tem idade limite para nada. É uma coisa que vem de dentro e claro que se eu quiser fazer rapel agora, eu faço! Pode ser que eu morra na metade, mas eu faço! Quem me garantiu que na minha primeira peça eu não iria escorregar, bate a cabeça e morrer? Tudo é tão imprevisível que eu acho que não é porque eu tenho 60 que eu não posso andar de skate. Posso. Não sei se devo, mas posso!
  • AC: Qual a expectativa com o telefilme, do seu resultado final?
  • Eu estou com uma expectativa muito grande, mas eu acho que não tem como dar errado porque a gente estava na verdade brincando e foi uma grande brincadeira e acho que vai dar certo.
  • Claudete também está no projeto Canto I da Ilíada Homero – Grécia 2016 as apresentações do texto mais antigo do ocidente é composto por versos e a produção tem a duração de dois anos e trará leituras dos cantos da Ilíada culminando em uma apresentação na Grécia, simultaneamente com a abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Os espetáculos têm direção de Octavio Camargo, iluminação de Beto Bruel, operação de luz de Daniele Regis, figurino de Ricardo Garanhani e cenografia de Eneas Lour.
  • “A Ilíada é um grande poema dividido em24 cantos. Eu faço o canto I que são mais ou menos 650/ 700 versos que dá aproximadamente 45 minutos. A intenção é montar os 24 atores em 2016 quando estiverem acendendo a pira olímpica aqui, nós estaremos abrindo o Canto I na Grécia com os 24 cantos. É um projeto espetacular”, enaltece Claudete.
  • Já Íttala Nandi descreveu a sua personagem em “Manual Prático da Melhor Idade” como uma muambeira e logo de cara já diz que foi a atriz que mais gravou em gravou em Foz do Iguaçu. “Eu fiz em 2005 “Os Mutantes”, também uma produção da Record. Sobrevoei as Cataratas comum helicóptero vermelho e agora eu sobrevoei as Cataratas comum helicóptero azul”. Conta a atriz.
  • AC: Como foi o convite para a participação deste projeto?
  • Eu fiquei muito feliz com esse convite, porque a Zuleika que é o personagem que eu faço é divertidíssimo, ela é muito engraçada e ela é uma muambeira. Ela foge para ir a Foz do Iguaçu para comprar muamba que é o que ela gosta. É muito bom, porque o meu personagem é meio comandante, ela diverte e se diverte. Vocês vão morrer de dar risada.
  • Segundo Íttala, “nós erámos quatro loucas que se encontravam e ficavam absolutamente a vontade mesmo nós nunca tendo contracenado uma com a outra, porque as situações permitiam isso e o diretor é muito bom”.
  • A produção também conta com Juliana Didone e Guilherme Winter.
    • Legendas:
    • NIK7033
    • (e/d)  a atriz Claudete Pereira Jorge, o produtor da Contém Conteúdo Agnaldo Di Fiori, a atriz Ittala Nandi e os produtores da Contém Conteúdo Fábio e Thiago Di Fiori;
    •  
Última atualização em Sex, 12 de Dezembro de 2014 09:54  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.