Prevenção do câncer abdominal


O câncer abdominal pode atingir órgãos como estômago, fígado, pâncreas e esôfago e dependendo do órgão que ele afeta, pode ser considerado como de maior ou menor risco.  A maior incidência da doença é em pessoas acima de 50 anos, mas isso não impede que ela surja em qualquer idade.

Para o Dr. Flavio Daniel Saavedra Tomasich, especialista em cirurgia abdominal do Hospital Erasto Gaertner, é fundamental que as pessoas tenham uma vida mais equilibrada. A prevenção está diretamente ligada aos hábitos saudáveis, como alto consumo de frutas, legumes, verduras, alimentos ricos em fibras, além da prática de exercícios físicos.

Segundo ele, os maiores vilões são: não dormir as horas de sono recomendadas, mastigação rápida, estar acima do peso, consumo de pouca água durante o dia ou bastante durante as refeições, sedentarismo e fumo. Tudo isso faz parte da nossa rotina de vida, que está cada vez mais agitada, são costumes difíceis de ser extintos, mas que podem ser facilmente controlados.

Havendo um diagnóstico precoce, o tratamento torna-se menos agressivo e com mais chances de reduzir o avanço da doença portanto, é muito importante que as pessoas façam exames periódicos e procurem um profissional da área, quando sentirem algum desconforto abdominal.

Serviço:

Hospital Erasto Gaertner
R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas
CEP 81.520-060 - Curitiba/PR
Telefone: (41) 3361-5000

www.erastogaertner.com.br 

@erastogaertner | www.facebook.com/Hospital-Erasto-Gaertner


Última atualização em Seg, 17 de Setembro de 2012 14:21  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.