Conversando sobre câncer de mama


Aconteceu hoje em Curitiba um importante encontro  a Autoestima promovido pelo Hospital Erasto Gaertner . Com o objetivo de levar informações sobre a doença para mulheres que enfrentam o câncer de mama, a ação, que acontece desde 2009, já passou por diversas cidades brasileiras. Até o momento 61 instituições já receberam o projeto, com a participação de aproximadamente 2.100 pacientes e cuidadores. Somente no ano passado foram realizadas 20 ações, com a participação de 854 pacientes.

Leia a matéria..oriente-se,previna-se,informe e compartilhem as informações.Voce pode ajudar a salvar uma vida!

1)  Do que se trata esta campanha? Qual o principal objetivo dela?

A campanha Encontro com a Autoestima, promovida pela AstraZeneca, tem o objetivo de levar informações sobre a doença para mulheres que enfrentam o câncer de mama. A ação, que acontece desde 2009, já passou por diversas cidades brasileiras. Até o momento 61 instituições já receberam o projeto, com a participação de aproximadamente 2.100 pacientes e cuidadores.



2)   Como funcionam estes encontros?

A cada encontro, as pacientes assistem à palestra de uma ex-paciente, momento em que tem a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas. A programação conta ainda com um desfile de moda, em que as mulheres são incentivadas a usar acessórios e posar para um fotógrafo profissional. Durante o encontro, as participantes recebem informações em um material exclusivo, voltado para as próprias pacientes, que aborda informações sobre a doença, tratamentos disponíveis, dicas para uma melhor qualidade de vida, autoestima e sexualidade, além de conselhos sobre como lidar com a doença. O projeto este ano conta com uma novidade: as pacientes recebem um lenço de seda acompanhado de um guia de estilos, onde as pacientes podem aprender diferentes maneiras de amarrações.



3)   Dentre os tipos de câncer que existem, esta ideia da autoestima tem uma importância maior quando o assunto é câncer de mama?

Qualquer tipo de câncer acaba abalando a estrutura emocional dos pacientes, mas o câncer de mama tem uma importância mais forte para as mulheres, por mais mais frequente e por mexer com a sexualidade e a beleza. Algumas precisam passar por cirurgia ou perdem os cabelos. Quando se olham no espelho, muitas vezes essas pacientes se sentem abaladas emocionalmente e precisam reaprender a gostar de si mesmas. Nos encontros, além da troca de experiências, a produção fotográfica, os acessórios, o uso dos lenços também ajudam a mudar esse olhar e mostram para as mulheres que elas continuam bonitas e, sobretudo, fortes.

4)    A autoestima pode contribuir realmente para o tratamento do câncer de mama, a ponto de fazer a diferença em efeitos práticos?

Acreditamos que com a autoestima fortalecida, as mulheres se tornam mais confiantes para enfrentar a doença. A melhor maneira que vimos para conseguir isso foi propiciar às pacientes um espaço confortável para compartilhar seus sentimentos e transformar a situação em que vivem, a fim de realmente fazer a diferença na vida dessas pessoas.

5)      Parece ser raro, mas o câncer de mama também pode atingir os homens. Esta campanha pode ser direcionada para eles também? A auto estima também é fundamental para homens com câncer de mama, considerando que (supostamente) as mulheres são mais vaidosas?

A campanha Encontro com a Autoestima, promovida pela AstraZeneca, tem o objetivo de levar informações sobre a doença para mulheres que enfrentam o câncer de mama. Todo o desenho e formato da campanha é voltado para o público feminino, com ações exclusivas para o mesmo. Isso não significa que ações para o público masculino também não sejam relevantes, embora muito raro, este tipo de câncer também pode se manifestar em pacientes do sexo masculino e podem causar importante impacto psicológico nestes pacientes.

Fonte: Simone Rocha, Gerente de Grupo Oncologia da AstraZeneca.

Última atualização em Ter, 25 de Setembro de 2012 14:57  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.