Conversando com meu filho



Voltando do almoço e conversando com meu filho no carro ouço a pergunta:

"Mãe,voce fala tanto do teu passado..o que teve de tão maravilhoso se meu avô conta que acordava as 5 da manhã para ficar na fila para pegar senha para receber um pãozinho no pós guerra?"

Sem nem pensar muito respondi:

"Diego,na minha época foi diferente...na década de 60 quando eu nasci a Primeira Guerra já havia terminado há quase  20 anos..e a Segunda estava por terminar..os tempos eram outros..um tempo de paz.
Na minha época foi o começo da liberação que acabou se tornando esta bagunça que é hoje.
Por exemplo:
Professores eram respeitados.
O sonho de todo menino era ser policial.
Palavrão era pimenta na boca e fim de papo.
Não havia muito espaço para birras de filhos.
Os pais batiam de cinto..eu mesma apanhei algumas vezes de ficar marca mas nem por isso desenvolvi um odio pelos meus pais que me fizesse desejar mata-los.Não havia lei para proteger os filhos porque os pais não espancavam e sim educavam sua prole.
Na minha época não existia essa parafernália tecnologica que existe hoje.
Televisão estava chegando no Brasil e era P&B...telefone era de disco e era um luxo.
Nem todos tinham para comprar.
Fotos...ah..os momentos de fotografias eram mágicos..um evento..as pessoas se produziam para isso como se fossem a uma grande festa.



Não havia - pasme - Mc Donalds,bobs e esses "fast fodes"da vida.A comida era feita por nossas mães....não comiamos congelados..acho que nem existia freezer nas casas...a Dona Cida,tua avó,fazia sopa de fuba com agrião,arroz com feijão e sabe o que eramos forçados a tomar no café da manha?
Gema de ovo batida com rum....minha mãe não estava nos viciando em alcool...era normal...e ruim demais.
Outra coisa bacana é que não havia video games...então nos brincavamos com a imaginação...essa coisa que nos leva a lugares incriveis sem sequer sairmos do lugar.
Nos finais de semana meus pais colocavam eu e seus tios dentro do fusca e lá iamos nos descer a serra para passar o dia na praia de Santos.Ao sairmos do mar nos secavamos com a toalha,comiamos frango com farofa e voltavamos imundos e cansados no final do dia..e muito felizes.



Na TV grandes eventos eram vistos em familia e com amigos que não tinham TV:
final da Copa do mundo,a ida a lua....nossa...que lembranças mágicas estou tendo.
Meus irmãos e eu crescemos comendo pão com açucar quando queriamos comer doce porque não tinha isso de ir na padaria e comprar chocolates.
Ah,não tinhamos convenio medico..o medico ia em casa...e minha mãe me dava um presentinho se eu deixasse ele tratar de mim.
Ah,mais uma coisa que lembrei:
Nossa diversão era colocar o disquinho na vitrola ( não exista CD,MP3 e essas coisas) e por em rotação 78 e ficar andando como se fossemos robos..era muito bobo...e inocente.
é,meu filho,Woodstok,tropicalia e tantos movimentos de que fiz parte me enchem de saudades.Sua mãe foi hippie sabia disso?

Eu era feliz..e sabia! "

E fim de papo.
Claudia Cozzella

Última atualização em Qua, 22 de Janeiro de 2014 13:32  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.