AVC é sério.Corra ao hospital mais próximo.


Considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das doenças que mais matam, o AVC (também conhecido como derrame) necessita de tratamento especializado e, principalmente, atenção aos sintomas. O mal atinge cerca de 16 milhões de pessoas por ano no mundo, sendo que, dessas, seis milhões morrem.

Decorrente da insuficiência de fluxo sanguíneo em uma determinada área do cérebro, o AVC pode ser de dois tipos: isquêmico - caracterizado pela oclusão ou entupimento dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro - ou hemorrágico, quando causa rompimento do vaso e hemorragia dentro do tecido cerebral. O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) é o mais recorrente, responsável por cerca de 85% dos casos - como o ocorrido com o jornalista Juca Kfouri, em Belo Horizonte.

De acordo com a neurologista do Hospital VITA Curitiba Diosely de Castro Silveira, a atenção aos sintomas do AVC é fundamental para que se possa fazer o tratamento inicial. "Os sinais da doença aparecem de forma súbita e intensa, podendo ocasionar perda de força ou amortecimento do braço, perna ou face, geralmente apenas de um lado, dor de cabeça intensa, perda do equilíbrio ou da visão, ou ainda dificuldade para falar ou compreender o que está sendo dito", alerta.

Estar atento e reconhecer os sintomas são formas de prevenir o agravamento da doença, principalmente porque os tratamentos necessitam de rapidez. Para o uso de trombolíticos, por exemplo, método recorrente em hospitais, o procedimento deve ser iniciado em um prazo de quatro horas e meia após o início dos sintomas. Nesse procedimento, uma substância atua na dissolução dos coágulos, quando injetada na corrente circulatória. "O uso de trombolíticos pode salvar vidas e reduzir as sequelas, como incapacidades que o paciente pode ter posteriormente", explica a neurologista. Porém, algumas contraindicações impedem o tratamento. "Eles não podem ser utilizados em pessoas com cirurgias recentes, sangramento anterior no cérebro ou em lesões isquêmicas extensas", explica.

Novos tratamentos - Além do uso de trombolíticos, outras novas tecnologias estão sendo aplicadas. O Hospital VITA Curitiba é um dos pioneiros na técnica de trombectomia mecânica em Curitiba, também conhecida como trombólise mecânica ou terapia de resgate. O método possibilita a captura e retirada dos coágulos, além da recanalização do vaso ocluído sem danificar a artéria envolvida. "Um dispositivo retira o trombo, restabelecendo o fluxo sanguíneo. Ele permite que o tempo entre o início dos sintomas e o atendimento dos pacientes aumente para até 12 horas, dependendo da localização da obstrução e da circulação colateral do paciente", informa o neurorradiologista intervencionista do Hospital VITA Curitiba, Gelson Luis Koppe.

Independente do procedimento é imprescindível que o paciente seja encaminhado ao hospital e diagnosticado o mais rápido possível. "A reabertura precoce do vaso ocluído é muito importante na recuperação do paciente, o reconhecimento de qualquer um dos sintomas e o encaminhamento a um hospital preparado para atendimento neurológico o mais rápido é a ação mais importante, pois possibilita uma atuação imediata da equipe especializada, proporcionando melhores resultados no tratamento precoce ao dano cerebral", conclui Koppe.

Sobre o VITA Curitiba - Inaugurado em março de 1996, o VITA Curitiba foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. O hospital possui também o nível de excelência na certificação nacional da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), que visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente.

O VITA Curitiba oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, pediatria, medicina de urgência e ortopedia. Além disso, o hospital dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades.

Última atualização em Ter, 15 de Outubro de 2013 09:31  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.