"A história interminável" é a obra alemã mais famosa no mundo

O romance fantástico "A história interminável" (1979), do escritor Michael Ende (1929-1995), é o livro escrito em língua alemã favorito dos leitores do mundo, segundo informou hoje o Instituto Goethe em uma nota.

Sob o título de "História de uma amizade", o Instituto Goethe teve uma iniciativa para averiguar o livro em alemão mais querido pelos leitores internacionais.

A pesquisa, que será concluída até 20 de agosto, contou com a participação até o momento de mais de 3 mil pessoas de 43 países.

A segunda obra literária alemã mais valorizada é "O leitor" (1995), do escritor e professor de Direito Bernhard Schlink.

Terceiro na lista de livros alemães favoritos aparece o clássico "Fausto", de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), cuja primeira parte foi publicada em 1807, enquanto a segunda publicada postumamente, em 1832.

O instituto cultural alemão solicitou aos participantes da enquete que explicassem as razões de sua eleição.

Concretamente, o Instituto Goethe pediu aos leitores que narrassem que lhes emocionou, maravilhou ou seduziu da obra escolhida.

O ganhador, segundo explicou um porta-voz do instituto, viajará 12 dias à Sicília na busca das pegadas do próprio Goethe. EFE

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.